Foto: Freestocks/Unsplash
in

Netflix testa recurso para evitar fraudes e compartilhamento de senhas entre usuários

Com mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo, a Netflix agora está procurando maneiras de restringir o compartilhamento de senhas – ato bem comum entre familiares e amigos, por motivos comerciais e de segurança.

De acordo com o The Verge, um novo recurso, detectado pela primeira vez pelo GammaWire, impede que pessoas não autorizadas acessem a conta. Um porta-voz da empresa disse ao portal que “este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”.

Uma das maiores dúvidas que os assinantes da plataforma podem ter é o que constitui uma conta doméstica. Os termos de serviço da Netflix afirmam que o conteúdo de streaming na plataforma é “apenas para seu uso pessoal e não comercial e não pode ser compartilhado com pessoas fora de sua casa”. Isso pode significar uma residência física, mas os termos de serviço não são muito claros.

O compartilhamento de senhas tem sido uma preocupação levantada por analistas e investidores. A análise da Parks Associates estimou que o compartilhamento de senhas e a pirataria custam às empresas no espaço de streaming cerca de US$ 9 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões).

Como funciona

Se a Netflix detectar que alguém está tentando usar a conta sem ser o proprietário da mesma, será solicitado ao espectador que confirme a titularidade da conta usando um código enviado para canais cadastrados pelo titular, o que geraria um entrave no acesso. O aviso permite que o usuário escolha entre receber o código por SMS ou e-mail.

Dessa forma, como consequência, se alguém não conseguir verificar a propriedade da conta dentro de um determinado período, não poderá transmitir nenhum conteúdo do Netflix. Em vez disso, eles serão solicitados a fazer suas próprias contas. Porém, por enquanto, a tela ainda oferece a opção de “verificar mais tarde”, o que libera o acesso sem o código – usuários que pressionaram essa opção relataram que o aviso da Netflix não apareceu novamente.

A mensagem de alerta diz: “Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar assistindo”. Segundo a Netflix, a medida está sendo implementada por motivos comerciais e para tentar melhorar as medidas de segurança em relação à proteção da conta. Até o momento, o número de pessoas impactadas pela solicitação é pequeno.

Ainda de acordo com a publicação, o teste, que não é específico para nenhum país por um período específico de tempo, também está sendo implementado para tentar melhorar as medidas de segurança em relação à proteção da conta. Se houver uma tentativa mal-intencionada de usar uma conta para a qual alguém pode ter obtido uma senha por meio de métodos fraudulentos, essa pessoa não conseguirá acessar a conta.

Escrito por Rafa Ventura

Taylor Swift Folklore

Grammy 2021: Taylor Swift se torna a única mulher com três vitórias de Álbum do Ano

Grammy 2021: Fãs reagem a reencontro de Taylor Swift e Harry Styles