in

‘Não é o melhor cantor quem ganha mais dinheiro, é quem faz o melhor Marketing’, diz em entrevista fundador do Nitro10X Pyero Tavolazzi

Divulgação
Pyero Tavolazzi, fundador do Nitro10X, fala em entrevista para o Mundo da Música, sobre o Marketing como diferencial de uma carreira artística

Divulgação

Enquanto o digital democratiza o surgimento de novos artistas no mercado musical, os desafios põem em prática a necessidade de se reinventar constantemente.

Entre eles, seja para um artista iniciante ou para quem já possui anos de estrada, o setor de vendas é essencial. Seja para vender a sua essência artística como um movimento de transmití-la às pessoas, ou, para comercialização de um show, por exemplo.

Pensando nessas dinâmicas, o Mundo da Música entrevistou Pyero Tavolazzi, fundador do Nitro10X, evento que acontecerá entre os dias 1 a 3 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo; e Presidente da DTS GROUP, o grupo líder do Brasil na realização de grandes eventos para a evolução humana.

Na entrevista, Pyero fala sobre a sua visão de mercado e quais as estratégias para que um artista hoje, consiga alcançar seus objetivos a partir de uma presença estratégica no digital.

Confira a conversa na íntegra abaixo: 

 

MM – Com as mudanças na indústria da música, o digital tornou-se um dos principais palcos para o artista vender o seu produto. Quais as habilidades principais que um profissional da música precisa ter para alcançar bons resultados em vendas?

 

Pyero Tavolazzi – A primeira habilidade, na verdade, que ele precisa ter, ele já tem, que é o dom artístico. Que é você não ter vergonha, ser desinibido e todos os dias você está aparecendo na internet.

Hoje, não tem jeito de você se destacar, se você não estiver presente no online. Só que, como você se destaca de maneira mais rápida estando presente todos os dias?

Você estar em uma constante, todos os dias, seja colocando vídeos novos, fotos novas, seja ensinando às pessoas sobre a sua habilidade única, sobre realmente o que você faz.

Eu sempre gosto de uma frase do Steve Jobs que é “concentre no que você é bom e delegue todo o resto”. Então, você não precisa simplesmente ser a pessoa que vai “por a mão na massa” para vender.

Mas, você precisa ser o artista que realmente pensa nos conteúdos, no que você vai colocar na internet, como você vai impactar a vida das pessoas toda a vez que você for aparecer ali para trazer algo especial para eles.

E hoje, você pode contratar empresas de Marketing Digital que podem simplesmente fazer o tráfego – encontrar o público ideal para você.

Essas empresas vão encontrar o público ideal, seja para potencializar a venda de um serviço que você tenha como músico, ou a venda simplesmente de um show, de álbuns, ou de produtos como camisetas e tudo mais que você pode ter.

Então, foque no que você é bom. Seja um artista de aparições diárias na internet. As pessoas querem saber da sua vida, querem saber dos seus medos, dos seus anseios, dos teus sonhos.

As pessoas  querem saber como você pensa quando você está fazendo o seu dom único, só que você tem que delegar todo o resto. Você não precisa aprender simplesmente “como eu vou bombar no Marketing Digital”.

Contrate uma agência que faça isso pra você e se você quiser aprender com essa agência, você passa uma semana em uma imersão com eles ou, você coloca um time interno para tocar isso com você.

Mas, a minha dica é simples: contrate uma agência, que é o que eu fiz pra mim e deu super certo.

MM – Em um mercado cada vez mais competitivo, e com muitos produtos “parecidos” na música, como trabalhar com o seu diferencial artístico de maneira a convencer um novo cliente?

 

Pyero Tavolazzi – Eu vou falar o que eu faço na minha empresa e que vai servir também para músico. Imagine um nicho que o artista esteja trabalhando, vamos dizer que eu estou no nicho do sertanejo.

Quem é a maior autoridade do nicho do sertanejo do Brasil? Quem são os três maiores do mercado do sertanejo?

Eu sempre pego os três líderes, ou o primeiro líder, eu modelo essa liderança e vejo o que eu posso melhorar em cima do que essa pessoa está fazendo.

Então, imagine uma empresa que seja líder no mercado por meio de um produto.Eu pego esse produto, esse serviço, modelo esse produto e dou um “plus” a mais em cima disso.

Quando eu faço isso, na verdade eu estou me diferenciando de todo o mercado e eu estou realmente colocando algo novo. 

E existe algo que as pessoas não trabalham muito que é o Branding Pessoal. Hoje existem dois tipos de Marketing: o Marketing Pessoal e o Marketing da sua empresa.

As pessoas estão comprando mais de pessoas do que comprando de empresas. Então, você tem que tomar muito cuidado com o seu Marketing Pessoal e o seu Marketing de Empresa. O Marketing Pessoal é tão importante quanto o Marketing de Empresa.

Você tem que realmente: se vestir bem, estar conectado com pessoas muito bacanas, você tem que estar o tempo todo com uma comunicação assertiva, porque se você não tiver comunicando bem, esse seu Marketing está errado. 

Então, tudo isso é um somatário de coisas que no final das contas, vai encantar o seu cliente e convencê-lo de que realmente você é uma pessoa diferenciada.

Não tem como você se diferenciar no mercado tão competitivo, se você não tiver na sua mente que você precisa ser o líder desse mercado. E pra você ser líder do mercado, você tem que pegar quem é líder, modelar e melhorar.

MM – O modelo de autogestão na carreira artística é cada vez mais comum. Quais estratégias necessárias para associar o bom desempenho nos palcos ao gerenciamento da cartela de clientes?

 

Pyero Tavolazzi – Essa questão de “modelo de autogestão” eu não sou muito a favor e eu vou explicar.

Eu não posso, por exemplo: cobrar escanteio, cabecear, fazer o gol, defender, eu não consigo fazer isso, nenhum ser humano consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo.

Acho que todo ser humano tem que focar na sua habilidade única, naquilo que ele é muito bom em fazer. O que eu sou muito bom em fazer? O artista é o artista, do palco.

Se você é uma pessoa do palco, você tem que estar focado em realmente se diferenciar e se tornar a melhor mulher ou homem do palco.Todo o resto, você tem que delegar, contratar pessoas.

Se você não quiser tercerizar pra um escritório, tudo bem. Mas, contrate pessoas e que essas pessoas tenham capacidade de gerir, comandar e elas comandarão de acordo com o teu modelo de negócio, com a sua gestão.

Mas, eu não sou a favor da pessoa cuidar da agenda, e ser a mesma que sobe no palco pra fazer o show.

O tempo que ela tá cuidando gerenciando a carreira dela, é o tempo que ela está perdendo para buscar inovação para a carreira, ou o que ela pode fazer de melhor além de buscar tecnologia para o show.

O artista tem que focar em tornar o show dele em um verdadeiro espetáculo, único, que fique para a história. Todo o restante, todo o background, ele tem que delegar. 

Assim como os fazem os grandes empresários: eles focam na sua habilidade única e contratam pessoas melhores do que eles, para que realmente a sua empresa possa crescer.

Nenhuma empresa cresce quando o líder, o dono é “um cara que faz realmente tudo” e não delega ou não coloca pessoas melhores do que ele para fazer.

Então, essa é a minha visão sobre o modelo de autogestão. Não sou contra, porém, eu acredito que as pessoas precisam contratar pessoas melhores do que elas, para fazer realmente o negócio acontecer.

MM – O mercado da música possui inúmeros agentes, dos palcos aos bastidores. A estratégia aplicada de vendas é um conhecimento válido tanto para novas parcerias, quanto para que o público conheça o trabalho ao vivo.

Dentro dessa dinâmica apoiada no digital, quais os principais erros que podem ser cometidos?

 

Pyero Tavolazzi – O principal erro que eu vejo as pessoas cometendo é não explorar todos os meios digitais. As pessoas exploram muito pouco, somente o YouTube, o Instagram, ou o Facebook.

Hoje, para você realmente “bombar” na internet, você realmente tem que potencializar o seu Marketing. Hoje tudo é Marketing.

Não é o melhor cantor que ganha mais dinheiro, mas, quem faz o melhor marketing. Não é melhor médico, nem o melhor advogado, então, o Marketing é tudo!

E para você fazer um marketing assertivo no digital, você precisa estar ciente em todos os caminhos e situações possíveis.

Exemplo: você tem que estar presente no site, no blog, no YouTube, no Instagram, Telegram, WhatsApp, Facebook, Taboola, E-mail Marketing, olha a quantidade de caminhos que eu estou dando para você estar presente!

O que eu vejo em muitos artistas, é que eles estão presentes em um único meio. Ou é no Instagram, ou é no YouTube, ele deixa de fazer o Marketing em todos os outros caminhos.

E o que que acontece? Quem é mais visto, é mais lembrado. Então, quanto mais visto você for, mais comprado você vai ser.

E todos esses caminhos que eu dei, são caminhos gratuitos. Não são cobrados nada por isso.

Só que, a grande “sacada” é: você trazer uma empresa de marketing por trás, contratar uma empresa de marketing digital ou algum especialista, que vai cuidar de toda essa operação pra você e que faça essa máquina girar diariamente.

O segredo é diário, não é você colocar uma vez na vida algo. Mas, você colocar todos os dias a máquina para girar ao teu favor, todos os dias com muito marketing e divulgação, pra que você cresça primeiro no orgânico e depois, você invista dinheiro nessas plataformas, para que o seu vídeo, que a sua mensagem, seja mais vista pelas pessoas e que elas possam te acompanhar cada vez mais.

MM – “A maioria das pessoas deseja o sucesso e tem grandes ideias não entendem a quantidade de ação necessária para levar suas vidas aos níveis excepcionais que merecem”, diz Pyero.

De qual maneira o Nitro 10X pode ajudar que um artista eleve sua carreira para um novo patamar?

 

Pyero Tavolazzi – O Nitro10x foi pensado, estruturado, exclusivamente para pessoas que possuem o desejo e gana de se tornarem 10 vezes maiores naquilo que elas fazem.

Então, todo o artista, todo o músico precisa estar no Nitro10X. Por que? Você precisa pensar como um empresário, você precisa pensar como um dono, não tem que pensar – apenas – como um músico.

Eu quero levar o Nitro10x para fazer as pessoas realmente pensarem como grandes empresários. Um grande case que eu acredito de um artista que pensa como empresário é o Sorocaba, do Fernando e Sorocaba.

Ele é um artista, mas, ele tem visão de empresário. E qual é a grande sacada dele, mindset? 

O Nitro10x é o único evento no Brasil em que a gente vai reunir quatro bilionários no palco que vão fazer com que as pessoas enxerguem e transformem o teu Mindset até 10 vezes maiores.

E fora isso, eles vão te dar estratégias de vendas, estratégias de marketing. O que você precisa fazer para potencializar a sua vida profissional, para potencializar a tua carreira.

Para potencializar realmente tudo o que você venha a empreender. Então, todo músico, todo artista, precisa estar no Nitro10X pra você pegar a visão empresarial de dono de empresa.

Artista é dono de uma empresa, a tua marca, o teu nome, é uma empresa.Então, o que você precisa fazer para que a sua empresa cresça 10x mais?

Quais atitudes você precisa adotar? Quais são as parcerias que você precisa fechar? Qual a visão e mindset que você precisa ter? Quais as ações que você precisa tomar?

Quais as decisões que você precisa tomar? Tudo isso vai ser colocar no palco do Nitro10x com grandes treinadores do Brasil e do Mundo Inteiro, os maiores, para te dar ferramentas práticas pra você utilizar no seu dia-a-dia pra fazer sua empresa crescer até 10x mais. 

 

 
 

Sobre o Nitro 10X

 

O Nitro 10X vai reunir no Expo Center Norte, em São Paulo, as principais autoridades do mercado de empreendedorismo, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, propor novas práticas e soluções inovadoras de negócios e, ainda, promover crescimento pessoal.

A 1a edição será realizada entre os dias 01 e 03 de novembro deste ano. Entre os participantes, estará presente o americano Grant Cardone, palestrante internacional, considerado o maior influenciador de mídias sociais, treinador de vendas número 1 do mundo e o criador do movimento 10X, que irá transformar e promover o crescimento exponencial dos empresários presentes.

Nos Estados Unidos ele chegou a colocar 35 mil pessoas em um estádio, em Miami, para transmitir a eles seus conhecimentos em estratégia de vendas. Houve depoimentos de participantes no encontro que aderiram ao movimento 10X.

Um deles declarou que sua empresa teve um aumento de faturamento de US$ 250 mil dólares em um ano. Serão três dias, com 10 horas ininterruptas de conteúdo por dia, com grandes nomes do empreendedorismo mundial, entre eles: Grant Cardone; Paulo Vieira, considerado um dos maiores coaches do Brasil e presidente da Febracis, maior instituição de coaching do mundo ; Thiago Nigro, idealizador do projeto “O Primo Rico”, canal do YouTube, sobre educação financeira e gestão de dinheiro; Jorge Coutinho, Aaron Ross, Luiza Helena Trajano, Carlos Wizard, Roberto Shinyashiki, Bruno Nardon, Rodrigo Cardoso, Pyero Tavolazzi, Rafael Donatiello, Rafael Albertoni, entre outros. 

Com a expectativa de receber um público de 7 mil pessoas, o ambiente projetado para o evento prevê um espaço de 17 mil m², organizado em um espaço e plenária, inspirado nos modelos americanos de eventos, que permite ao público presente acompanhar 100% do conteúdo das palestras.

Nitro 10X
Data: 01 a 03 de novembro de 2019
Horário: 9h às 20h
Local: Expo Center Norte (Pavilhão Branco) Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo – SP
Mais Informações: https://nitro10x.com.br/