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Música Clássica teve aumento de 90% no conteúdo do YouTube em 2022

O dado é do Epidemic Sound, que descreve o crescimento do gênero como um movimento liderado por criadores
Universal Music lança STAGE+, streaming de música clássica por assinatura
Foto: Unsplash

A música clássica está ganhando popularidade entre os criadores de conteúdo no YouTube. O seu uso teve um aumento de 90% em todo o mundo no ano passado. O dado é do Epidemic Sound, provedor de trilhas sonoras sem royalties com sede na Suécia. As informações são do Music Business Worldwide. 

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A Epidemic descreve o crescimento do gênero como um movimento liderado por criadores. A música clássica teve um aumento mais rápido na Europa, América Latina, Oriente Médio, África e Estados Unidos.

A empresa diz que analisou os dados e conteúdos gerados pelo usuário de vídeos do YouTube que incluíam músicas de seu catálogo de mais de 35 mil faixas musicais.

A Epidemic aponta que o uso crescente de música clássica para o conteúdo do YouTube também ficou evidente em sua própria plataforma, com downloads de faixas clássicas da Epidemics aumentaram 64% ano a ano. Ainda foi mostrado que seus títulos clássicos foram reproduzidos mais de 200 milhões de vezes em plataformas de streaming de música.

Outro gênero que ganhou destaque foi a música clássica. O Epidemic identificou cinco das estrelas da música clássica que mais cresceram este ano, incluindo Christoffer Moe Ditlevsen, Trevor Kowalski, Hampus Naeselius, Megan Wofford e Franz Gordon.

De acordo com o CEO da Epidemic Sound, Oscar Höglund, a música clássica é atemporal e a pesquisa mostra que esse gênero é relevante no momento.

“Talvez seja essa sensação de conforto e escapismo que as pessoas procuram, mas sabemos que o gênero tem essa capacidade única de comover as pessoas em um nível emocional – e os contadores de histórias estão percebendo isso. Espero que haja um movimento ainda maior de contadores de histórias usando música clássica em seu conteúdo, o que também cria uma oportunidade para os artistas da música clássica continuarem a modernizar o gênero e atrair novos públicos”, declara Oscar Höglund, CEO da Epidemic Sound.

Oscar Höglund, CEO da Epidemic Sound. Foto: Divulgação

Notícias sobre a crescente popularidade da música clássica entre os criadores do YouTube seguem o lançamento do Deutsche Grammophon, do Universal Music Group, de seu próprio serviço de streaming do gênero chamado ‘STAGE+’ há menos de um mês. A gravadora o descreve como o último marco no desenvolvimento digital da música clássica.

“Existe um enorme apetite por conteúdo de música clássica online”, disse Frank Briegmann, presidente e CEO da Universal Music Central Europe e Deutsche Grammophon, na ocasião.

e Frank Briegmann, presidente e CEO da Universal Music Central Europe e Deutsche Grammophon. Foto: Divulgação

O potencial do gênero também atraiu o interesse da Apple, que comprou o serviço de streaming de música clássica da Holanda, Primephonic, no ano passado.

De acordo com o relatório inaugural Sound of the Internet, da Epidemic, publicado em 14 de dezembro, a empresa diz que sua própria música foi usada em mais de 14 milhões de vídeos e ouvida 1,5 bilhão de vezes por dia no YouTube em 2022.

A Epidemic também diz que suas 100 faixas mais populares deste ano acumularam mais de 20 bilhões de visualizações de vídeo em mais de 2,5 milhões de vídeos feitos por criadores. No TikTok, a Epidemic Sound diz que suas faixas foram ouvidas 11,5 bilhões de vezes por mês .

 

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