in

Music Box Brazil completa 10 anos e diretor fala sobre desafios

Márcio Mazzeron falou sobre curadoria, programação especial e mudanças no consumo da TV

Márcio Mazzeron, diretor do Music Box Brazil | Foto: Divulgação

O Music Box Brazil completa 10 anos e se consolida como principal canal de música brasileira. Durante a última década, ele veiculou mais de 7.500 conteúdos audiovisuais brasileiros, entre videoclipes, shows, documentários e programas, muitos deles produções originais.

Para comemorar a data, o canal apresenta sua nova identidade visual e anuncia a chegada de diversos conteúdos inéditos à sua grade, além de reprises com as principais atrações de sua história e shows comemorativos exclusivos, com grandes nomes da música brasileira.

O Music Box Brazil é o único canal de tv dedicado exclusivamente à música brasileira, abrindo espaço para todos os segmentos musicais sem distinção. Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Márcio Mazzeron, diretor do canal, falou sobre os principais desafios em sustentar por 10 anos um canal voltado exclusivamente para música brasileira e quais as frentes de negócio e mídia que o Music Box possui atualmente.

“Sem dúvida, ao longo desse processo houveram inúmeros desafios. Não é fácil quando seus concorrentes têm mais budget e estrutura que você. Porém, é justamente com esse compromisso em sermos mais ágeis, criativos e inovadores que fazemos a diferença”, destaca Mazzeron.

O diretor destaca o ano de 2020 como um grandes desafios, por causa da pandemia ocasionada pelo coronavirus. “Foi um baque para todos, a classe artística e a indústria da música foram extremamente afetadas, em contrapartida vários canais de tv (até tv aberta) começaram a reprisar a programação. Ainda tinha a questão da logística e adaptação ao home office. Mas foi um momento de virada para o Music”, destaca

E completa: “Não poderíamos ficar parados esperando a coisa melhorar. Temos um compromisso com a classe artística que ficou desamparada, temos um compromisso com a nossa audiência, em um momento tão difícil, de trazer um pouco de leveza e diversão através da música. Nos mobilizamos e conseguimos triplicar a estreia de novos conteúdos na programação neste período”.

Leia mais:

Curadoria de conteúdo

São 10 anos trazendo luz para diversos conteúdos exclusivos e inéditos, o Music Box Brazil tem uma curadoria especial de conteúdos que vão desde o consagrado, aos novos artistas, de todos os segmentos musicais. “Estamos sempre atentos e abertos para o novo”, destaca.

“A curadoria sem dúvida é um dos pilares do Music Box Brazil! Sempre falo internamente que temos a obrigação de sermos mais ágeis e criativos do que a concorrência, temos que perceber e antecipar as tendências, criar novos modelos e possibilidades de parcerias com o mercado. Nossa missão é muito maior do que sermos apenas um excelente canal de música”, revela o diretor.

Para ele, uma sociedade só amadurece e se reconhece como tal, em sua plenitude, quando conhece a sua história e reconhece os seus grandes heróis e ídolos. “Pelo viés do entretenimento contamos a história dos grandes nomes da nossa música e o contexto histórico em que estavam inseridos. O resgate da nossa história é sem dúvida o resgate da nossa autoestima”.

Mudanças no consumo da TV

A forma de consumo mudou em todas as esferas, sobretudo na TV. Hoje o digital pauta a TV e vice-versa. Questionado sobre quais as estratégias do canal para se manter nessas rodas de conversa, Mazzeron revelou que tem o foco em se manter atualizado e vigilante.

“A reciclagem constante é fundamental! Fomos os pioneiros na migração de conteúdos digitais para o linear. Hoje temos a Box Brazil Play, o maior marketplace de conteúdo 100% Brasileiro, com uma oferta expressiva de conteúdos tanto em canais lineares quanto no VOD. Seguimos alertas e atentos ao mercado”, revela.

Porém, quando falamos de Brasil, existem dificuldades e desafios, no que diz respeito a atingir novos públicos e localidades. Dentre diversas possibilidades, projetos híbridos e que impactem regiões específicas do país podem ser assertivos para a conquista de novos públicos.

Nesse contexto, o diretor é categórico em dizer que a busca do canal por essa ampliação de público é constante e incessante. “Temos orgulho da quantidade e diversidade de segmentos musicais, das mais diversas regiões que apresentamos na nossa programação. Temos música de todos os estados, de todos os gêneros. Somos um país de dimensões continentais e queremos mostrar essa verdade, e não apenas o que está no hype!”, revela.

“No Music, nunca procuramos copiar ninguém, estamos trilhando um caminho próprio buscando nossa identidade nos conectando com a identidade cultural e musical brasileira, isso nos faz diferentes, especiais e únicos como nação! O Music faz diferente porque somos diferentes e acreditamos que somos uma via importante para quem quer mergulhar e entender melhor a música que é feita no país e por que não, através dela, nos compreendermos melhor”, completa.

Celebração de 10 anos na grade

O Music Box Brazil preparou várias estreias e uma seleção de reprises representativas da pluralidade musical do país. São shows, documentários, videoclipes e entrevistas com artistas de todos os ritmos e tribos.

Entre as estreias, tem destaque a série “Acorda, Amor”, que começou a ser exibida no final de agosto. Organizada em 13 episódios, ela traça um panorama de mais de um século de canções contestatórias e de protesto do Brasil e conta com depoimentos e pocket shows com nomes consagrados e novos talentos da música brasileira.

Outros conteúdos inéditos de peso são “Brasil de todos os ritmos”, uma coletânea da música-raiz brasileira e suas derivações, “Sons do Choro”, que se debruça sobre o gênero instrumental típico do país, e o show “Toquinho e Yamandu Costa: Bachianinha”.

Brasil de Todos os Ritmos com Luis Brasil e Gilberto Gil | Foto: Divulgação

Além disso, a história do canal será resgatada em dois programas exclusivos para o período comemorativo. Em “Arquivo Music: 10 anos”, que estreou dia 2 de agosto, o público revisita conteúdos que cativaram a audiência e marcaram a programação do canal, como “Tá em casa”, “Verão no Music com Azzy”, “Rio Som e Cena”, “Road Sessions” e muitos outros.

Já o documentário “Music Box Brazil: 10 anos do palco da música brasileira” traz depoimentos dos artistas que ajudaram a construir o canal, além de registros da equipe, apresentadores e parceiros sobre as dificuldades e conquistas da última década.

Ainda celebrando seu décimo aniversário, o Music Box Brazil também produzirá especiais de fim de ano regionais que valorizam a cena musical de diferentes regiões do país, mostrando que a pluralidade de ritmos brasileiros é o que torna nossa música tão particular e apaixonante.

Disponível nas principais operadoras de TV por assinatura, o Music Box Brazil pode ser acessado também – em formato linear – através da plataforma de streaming Box Brazil Play, dedicada exclusivamente ao conteúdo nacional.