O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura, Rolando Boldrin morreu na tarde desta quarta-feira (9), aos 86 anos, em decorrência de insuficiência respiratória e renal. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (10), das 8h às 15h.
Leia Mais:
- Pitty falará sobre o novo EP “Casulo” na TV Cultura
- Elba Ramalho e Chico César abrem nova temporada da Brasil Jazz Sinfônica na TV Cultura
- Roberta Martinelli cria extensão para o programa Som a Pino em podca
Em homenagem a Rolando, a TV Cultura levará ao ar uma programação especial. Serão exibidos grandes momentos de Boldrin no Persona, Ensaio, Roda Viva e especiais gravados em razão de seus 85 anos.
Na quinta-feira (10), às 23h45, será apresentado o Ensaio com a participação de Rolando Boldrin. A edição foi ao ar em julho de 2006, sob o comando de Fernando Faro. Já sexta-feira (11), a partir das 23h, será exibido o Persona em Foco com o artista, gravado em 2015.
E no sábado (12), o público revê o especial Boldrin 85 anos, às 22h30, e o Roda Viva com o ator, compositor e apresentador a partir da 1h. Para completar a programação, o documentário Eu, a Viola e Deus, dirigido por João Batista de Andrade em maio deste ano, será exibido na segunda-feira (14), às 23h45.
Rolando Boldrin na TV Cultura
Rolando Boldrin teve enorme contribuição na história da TV Cultura. Com o ‘Sr. Brasil’, o qual apresentou por 17 anos, ‘tirou o Brasil da Gaveta’ e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles ‘fora do combinado’, como Rolando costumava dizer.
Boldrin era o sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nascido em 22 de outubro de 1936. Saído do interior de São Paulo, da cidade de São Joaquim da Barra, virou ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas no Brasil inteiro e até no exterior, e tornou-se compositor, cantor, apresentador e contador de causos.
Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os Deuses Estão Mortos”; “Quero Viver”; “Mulheres de Areia”; “Os Inocentes”; “A Viagem”; “O Profeta”; “Roda de Fogo”; “Cara a Cara”; “Cavalo Amarelo” e “Os Imigrantes”.
Na televisão, ainda apresentou os programas “Som Brasil” na Rede Globo, “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, esteve à frente do “Sr. Brasil” desde 2005.