A família real britânica anunciou nesta sexta-feira (9) a morte de príncipe Philip, marido de Rainha Elizabeth II do Reino Unido. Ele completaria 100 anos de idade no dia 10 de julho deste ano.
A notícia foi revelada por meio de um comunicado nas redes sociais, mas até o fechamento desta publicação a causa da morte não foi divulgada.
“É com profunda tristeza que, Sua Majestade, a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, sua alteza real, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”.
Em fevereiro, Philip foi internado após passar mal. Na ocasião, a família real britânica informou que ele tinha sido hospitalizado como medida de precaução. Mais tarde, ele passou por uma cirurgia cardíaca e no do dia 16 de março recebeu alta.
Ele era bisneto da rainha Vitória e nasceu em 1921 na Grécia. Ingressou na Marinha britânica e participou da Segunda Guerra Mundial, até que em 1947 oficializou o matrimônio com a rainha Elizabeth.
Seu título como membro da realeza britânica era Duque de Edimburgo e com a esposa teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Ele também era avô de príncipe William e Harry, filhos do herdeiro Charles com a princesa Diana.
Philip se aposentou da vida pública em 2017, quando tinha 96 anos. Ele havia se despedido da vida real e desde então não participou mais de compromissos da realeza.
De acordo com a família real britânica, novas informações serão divulgadas em breve.
The Royal Family join with people around the world in mourning his loss.
Further announcements will be made in due course.
Visit https://t.co/utgjraQQv5 to read the announcement in full.
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 9, 2021