O guitarrista Gary Rossington, último integrante original remanescente do grupo de rock americano Lynyrd Skynyrd, morreu no último domingo (05), aos 71 anos. Rossington foi um dos fundadores do grupo do sul dos Estados Unidos, famoso pelas canções “Sweet Home Alabama” e “Free Bird”. O anúncio veio por meio da própria banda, via Facebook.
LEIA MAIS:
- De volta! Rainha do Rock, Rita Lee, recebe alta do hospital: “home”
- Surpresa! Avril Lavigne faz participação em show de YUNGBLUD em Paris
- Sucesso na música e nas telonas! James Hetfield é escalado para elenco de “The Ticket”
Em livre tradução a postagem diz o seguinte:
É com a nossa mais profunda simpatia e tristeza que temos que anunciar que perdemos nosso irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista, Gary Rossington, hoje. Gary está agora com seus irmãos Skynyrd e família no céu e interpretando-o bonito, como sempre o faz. Por favor, mantenha Dale, Mary, Annie e toda a família Rossington em suas orações e respeitem a privacidade da família neste momento difícil.
O Lynyrd Skynyrd, no entanto, não revelou a causa da morte. O que se sabe é que Rossington chegou a sofrer diversos problemas cardíacos nos últimos anos e, em 2021, passou por uma cirurgia de emergência.
LEIA MAIS:
- Roger Waters revela trecho de versão reimaginada do álbum “The Dark Side Of The Moon”
- Arctic Monkeys, Guns N’ Roses e Elton John serão os headliners do festival de Glastonbury 2023
Nascido na Flórida em 1951, Rossington fundou o Lynyrd Skynyrd em 1964 com o baterista Bob Burns e o baixista Larry Junstrom. O solo de guitarra de Rossington em “Free Bird”, uma canção de 10 minutos, é considerado pelos fãs como um dos mais importantes da história do rock.
O guitarrista sobreviveu a vários incidentes brutais na década de 1970, incluindo um acidente de carro em 1976, além de um outro de avião em 1977, que matou três membros da banda.
Após a tragédia aérea, a banda se separou, mas retornou em 1987 com novos integrantes, incluindo o irmão mais novo de Van Zant, Johnny, como vocalista. Com a morte de Rossington, não está claro se o Lynyrd Skynyrd continuará. O grupo tem programada uma série de 22 shows com o ZZ Top este ano.