Morreu aos 82 anos, o grande diretor musical Bruce Gowers, que em 1975 mudou para sempre o mercado da indústria fonográfica mundial ao realizar um dos videoclipes mais famosos de todos os tempos: “Bohemian Rhapsody”, do Queen. Segundo o site da Hollywood Reporter, a família anunciou que a causa do falecimento se deu devido a uma infecção respiratória aguda.
LEIA MAIS:
Especialista em eventos ao vivo e especiais de TV, Gowers dirigiu e/ou produziu inúmeras premiações, como: Emmys, Billboard Music Awards, MTV’s Music Video and Movie Awards, People’s Choice Awards, entre outras.
O britânico também dirigiu videoclipes para grandes estrelas do mercado fonográfico, tais como Rod Stewart (“Hot Legs”), Michael Jackson (“Rock With You”), Prince (“1999”), The Rolling Stones (“Fool to Cry”), Rush (“Limelight” e“Tom Sawyer”), entre outros.
“Bohemian Rhapsody”
Em 10 de novembro de 1975, o Queen escrevia uma das páginas mais importantes da história da música mundial. Em apenas quatro horas, a banda de Freddie Mercury tocou o que é considerado, em termos de estilo e capacidade de comunicação, uma nova forma de apreciar a música – destinada a mudar o mercado para sempre.
LEIA MAIS:
O vídeo de seis minutos foi concebido e filmado por Bruce Gowers, que disse durante uma entrevista ao Daily Mail: “Mudou a forma como a música era percebida; todo mundo estava fazendo vídeos e as bandas estavam vendo suas vendas e posições nas paradas subirem se seus vídeos fossem bons”.
Durante sua carreira, Gowers colaborou com o Queen também nos clipes de “You’re My Best Friend” e “Somebody to Love”.
O britânico deixa, além de sua esposa, Charlene; a filha, Katharine; o filho Sean; e mais quatro netos.