Quem poderia imaginar que a serenidade de uma monja budista daria match com o frenético e pulsante universo da música eletrônica? A inusitada parceria entre Monja Coen e o DJ brasileiro Benbek chama-se “Consciência” e convida o ouvinte a uma reflexão profunda sobre os propósitos da vida.
Brincadeiras à parte, a iniciativa de Benbek surgiu após o DJ precisar lidar com alguns problemas, como depressão e ansiedade, causados no início da pandemia. Apesar das coisas ainda estarem complicadas no país, no início foi muito difícil de lidar porque ninguém sabia o que vinha pela frente.
“No início da pandemia percebi as pessoas perdidas. Eu tive depressão em meio a crises de ansiedade. Foi quando assisti uma palestra da Monja Coen no YouTube, a qual me ajudou muito. Senti que precisava passar aquela mensagem adiante através do que amo e sei fazer melhor, música, para ajudar a mudar a realidade de outras pessoas também. Essa é uma das minhas missões aqui na terra”, afirma Daniel Charleaux Xavier, o nome por trás do Benbek.
Depois de passar cerca de um ano trabalhando na produção da música e construindo arranjos para os ensinamentos da budista, o artista de música eletrônica entrou em contato com a própria Monja, que não só autorizou o uso da sua voz, como adorou a música e embarcou junto na construção de um projeto solidário.
“Eu estou muito honrada e feliz que o Benbek usou palavras minhas para fazer uma música maravilhosa. Estamos juntos nessa campanha da consciência solidária para que a vida seja melhor e mais leve para todos nós”, declarou Monja Coen.
É importante ressaltar que metade da renda arrecadada com a música será doada para a ONG VER (Voluntariado Emílio Ribas), o maior instituto de infectologia da América Latina. O lançamento da canção acontecerá nesta quinta (10), às 19h, em uma live com Monja Coen, Dra. Gloria Brunetti (presidenta do VER) e Bebenk, transmitida no Instagram do DJ.
Ouça “Consciência” aqui: