Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

‘O modelo econômico do streaming precisa evoluir’, diz Grainge, da UMG para o Music Week

Em entrevista para o Music Week, o presidente do Universal Music Group deu a sua visão para um modelo de streaming ‘centrado no artista’
Lucian Grainge, presidente do Universal Music Group. Foto: Divulgação

O Music Week revelou em uma reportagem que a  intervenção de Sir Lucian Grainge no debate de streaming de longa duração veio como parte de sua tradicional mensagem de Ano Novo para a equipe global do Universal Music Group.

Leia Mais:

Segundo o site, o e-mail registra as muitas conquistas da UMG e de seus artistas, além de refletir sobre o IPO bem-sucedido do major no final de 2021.

“Foi um divisor de águas em nossa história”, escreveu Sir Lucian. “E ainda, de certa forma, quando se trata do que fazemos todos os dias, continuamos fazendo o que sempre fizemos: trazer grandes artistas e suas músicas para o mundo; quebrar recordes de desempenho de todos os tipos em todos os lugares; e impulsionar a indústria por meio de criatividade, investimentos estratégicos e inovação”, completa.

O líder do UMG destacou as conquistas de artistas como Taylor Swift , Olivia Rodrigo, The Weeknd, The Beatles, Kendrick Lamar, Drake, BTS, Karol G, Luciano, Angèle, Glass Animals, Imagine Dragons, Rammstein, Helene Fischer, ABBA, Ado, Elton John, Eminem, Justin Bieber, King & Prince, Lil Baby e Billie Eilish, entre muitos outros.

Além disso, Lucian também destacou que, em 2022, incluiu quatro dos cinco principais artistas globalmente no Spotify. A UMPG tinha interesses em nove das 10 músicas mais transmitidas no Apple Music. Já a gravadora teve sete das 10 melhores músicas dos Estados Unidos no YouTube. No geral, o major teve sete dos 10 melhores álbuns nos Estados Unidos e a música nº 1 Glass Animals, ‘Heat Waves’.

“Alcançar um sucesso tão surpreendente para artistas em desenvolvimento e estabelecidos, e fazê-lo ano após ano, em todos os gêneros concebíveis, muitas vezes em regiões além de seus países de origem, não é por acaso”, escreveu Sir Lucian. “A cultura centrada no artista única da UMG é responsável por esse sucesso repetido e está no centro da missão dupla de nossa empresa.”

“Sistema musical saudável, sustentável e emocionante”

Sir Lucian também identificou sua missão de criar um “sistema musical saudável, sustentável e emocionante”. Nessa frente, ele observou o desenvolvimento do áudio imersivo ou espacial: quase metade do consumo de streaming da UMG agora está nesse formato e 80% dos 50 principais artistas. Ele segue uma iniciativa de áudio imersiva dedicada no Abbey Road Studios e no Capitol Studios.

“Graças aos nossos esforços, toda a indústria tem lançado cada vez mais música em áudio imersivo”, escreveu Sir Lucian. “E muitas plataformas – incluindo Apple Music, Tidal e Amazon Music – estão oferecendo essa experiência muito superior aos outros beneficiários do áudio imersivo: os fãs de música.” 

Ao lembrar os colegas da UMG da abordagem ‘pioneira’ do major para abraçar o streaming há mais de uma década, Sir Lucian observou que ‘todo desenvolvimento tecnológico incrivelmente transformador inevitavelmente cria novos desafios para enfrentarmos’. 

“Hoje, algumas plataformas estão adicionando 100 mil faixas por dia”, escreveu Lucian Grainge. “E com um número tão vasto e inavegável de faixas inundando as plataformas, os consumidores estão sendo cada vez mais guiados por algoritmos para conteúdo funcional de qualidade inferior que, em alguns casos, mal pode passar por ‘música’.”

Segundo Sir Lucian, a fonte desse conteúdo flagrante são breves arquivos de som projetados para desviar os royalties da música real.

“O que ficou claro para nós e para tantos artistas e compositores – tanto os em desenvolvimento quanto os estabelecidos é que o modelo econômico do streaming precisa evoluir”, acrescentou Sir Lucian. “À medida que a tecnologia avança e as plataformas evoluem, não é de surpreender que haja também uma necessidade de inovação do modelo de negócios para acompanhar as mudanças. Há uma crescente desconexão entre, por um lado, a devoção aos artistas que os fãs valorizam e buscam apoiar e, por outro, a forma como as assinaturas são pagas pelas plataformas. Sob o modelo atual, as contribuições críticas de muitos artistas, bem como o engajamento de muitos fãs, são subestimadas”, completa.

“Portanto, para corrigir esse desequilíbrio, precisamos de um modelo atualizado. Não é aquele que coloca artistas de um gênero contra artistas de outro ou artistas de grandes gravadoras contra artistas indie ou DIY. Precisamos de um modelo que apoie todos os artistas DIY, indie e major. Um modelo inovador e ‘centrado no artista’ que valoriza todos os assinantes e recompensa a música que eles amam. Um modelo que será uma vitória para artistas, fãs e gravadoras e, ao mesmo tempo, também aprimora a proposta de valor das próprias plataformas, acelerando o crescimento de assinantes e monetizando melhor o fandom”.

Embora Sir Lucian Grainge não tenha endossado totalmente uma mudança para um sistema de pagamento centrado no usuário preferindo o conceito de um modelo ‘centrado no artista’ , ele confirmou seu apoio a uma nova abordagem aos royalties de streaming. O que combina com a visão do CEO e presidente da Universal Music UK, David Joseph, que falou sobre diferentes maneiras de dividir o bolo do streaming durante o inquérito do Comitê DCMS sobre o streaming.

O SoundCloud começou a trazer as principais empresas para seu sistema centrado no usuário, enquanto o Deezer também experimentou essa abordagem. Mas a ideia também encontrou alguma resistência das gravadoras  e a UMG parece estar olhando para ideias completamente novas.

As empresas de streaming não pagam royalties aos artistas remuneram as gravadoras que compartilham esses royalties com os artistas. Portanto, os DSPs precisam que as grandes gravadoras participem de qualquer mudança no sistema de remuneração que possa ser diferente do atual modelo pro-rata (que divide a receita com base em todos os fluxos), para algo que também reflita o que cada usuário está realmente ouvindo e divide seus pagamentos mensais de assinatura de acordo; ou alguma outra proposta para dividir a parte dos criadores dos bilhões de dólares que fluem para os DSPs.

Mudanças estão por vir

Sir Lucian Grainge talvez tenha sinalizado que algum tipo de mudança está chegando.

“Juntamente com muitos outros no mundo da música, compartilhamos princípios profundamente arraigados sobre o valor da arte e a relação artista-fã”, afirma Sir Lucian Grainge. “Neste ano, trabalharemos na inovação que é absolutamente essencial para promover um ecossistema musical mais saudável e competitivo, no qual boa música, não importa de onde seja, é fácil e claramente acessível para os fãs descobrirem e desfrutarem. Um ambiente onde a boa música não se afoga num oceano de barulho. E aquele em que os criadores de todo o conteúdo musical, seja na forma de áudio ou vídeo curto, são compensados ​​​​de forma justa”, completa.

“Alcançar uma mudança tão profunda apresentará desafios, bem como oportunidades”, disse Grainge. “Estou confiante, no entanto, que nosso longo e profundo envolvimento com música e artistas nos permitirá navegar com segurança e lucratividade em nosso caminho através da próxima grande mudança da indústria”, conclui. 

Destaques

#Geek

Chad Michael Murray faz ensaio sensual engraçadinho para divulgar o filme "No Ritmo de Natal" da Netflix. Confira!

#Geek

Após faturar US$ 1,3 bilhão de bilheteria, "Deadpool & Wolverine" repete sucesso de público no streaming.

#Geek

"Operação Natal" levanta questionamentos se deveria mesmo ter estreado nos cinemas ou ido direto para o streaming.