Atravessando uma fase complicada, após acusações de assédio sexual dentro da equipe, a Activision Blizzard, estúdio responsável por games como “Diablo” e “Overwatch”, deverá ser comprada pela Microsoft, por incríveis 68,7 bilhões de dólares (cerca de 379 bilhões de reais).
Leia mais:
- Xbox Game Pass: Confira os jogos anunciados para janeiro
- Xbox Game Pass terá grandes lançamentos em seu catálogo em 2022
- Power On: Assista ao documentário sobre a história do Xbox
- Lista: Lançamentos de games da semana
O anúncio da compra foi feito pela própria Microsoft nesta terça-feira (18) e, se confirmada, essa será a maior aquisição da história do mercado de games e dará à empresa de Bill Gates o título de terceira maior empresa de games do planeta.
A compra já foi aprovada pelos conselhos da Microsoft e da Activision Blizzard e agora falta apenas a aprovação dos acionistas da Activision Blizzard e da conclusão da revisão regulatória.
Dentro de seu portfólio de games, estão títulos como “Diablo”, “Overwatch”, “Call of Duty”, “Warcraft”, “Candy Crush” e a franquia “Tony Hawk’s Pro Skater”. Ainda não se sabe se esses populares games multiplataforma se tornarão exclusivos do Xbox nos consoles, mas é muito provável que entrem rapidamente no catálogo do Xbox Game Pass, uma vez que a compra for finalizada.
Mercado de games deverá movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023
O mercado de games movimenta bilhões de dólares todos os anos e já superou, inclusive, o mercado do cinema em escala global. Segundo a Forbes, a indústria dos games deverá crescer ainda mais e movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023.
Segundo publicação da Forbes, apoiada em dados da consultoria Newzoo, a indústria de games movimentou 175,8 bilhões de dólares em 2021. O número, apesar de gigante, representa uma pequena queda de -1,1% em comparação a 2020.
Mesmo assim, o prognóstico é promissor, já que os dados da Newzoo apontam que o mercado de games vai voltar a crescer e movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023.