Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Meta e Universal Music Group firmam novo acordo com foco em IA, monetização e mais

Parceria promete ampliar oportunidades para artistas da UMG e UMPG no Facebook, Instagram, Messenger, Horizon, Threads e WhatsApp
Meta e Universal Music Group firmam novo acordo com foco em IA, monetização e mais
Meta e Universal Music Group firmam novo acordo com foco em IA, monetização e mais. Foto: Divulgação

A Meta e o Universal Music Group (UMG) anunciaram nessa semana (12) um acordo global expandido e plurianual que promete ampliar as oportunidades criativas e comerciais para artistas da Universal Music e compositores do Universal Music Publishing Group (UMPG) na rede global de plataformas da Meta, incluindo Facebook, Instagram, Messenger, Horizon, Threads e, pela primeira vez, o WhatsApp.

Leia Mais:

De acordo com o comunicado, o novo acordo “reflete o compromisso compartilhado das duas empresas em proteger criadores e a arte humana, incluindo garantir que artistas e compositores sejam compensados ​​de forma justa”. Como parte de sua parceria multifacetada, a Meta e o UMG continuarão trabalhando juntas para abordar, entre outras coisas, conteúdo não autorizado gerado por IA que pode afetar artistas e compositores.

A nova parceria se baseia na estrutura estratégica estabelecida com o histórico acordo de 2017 entre as duas empresas, que inaugurou uma nova era de colaboração entre a indústria musical e a empresa, então conhecida como Facebook.

Redes Sociais- MiDiA Research analisa a fragmentação no consumo e os impactos na música

Foto: Unsplash

Sob o acordo de 2017, o UMG se tornou a primeira grande empresa musical a licenciar seus catálogos de fonogramas e obras musicais nas plataformas do Facebook. Por sua vez, o Facebook assumiu um papel pioneiro como o primeiro parceiro totalmente licenciado da música entre as principais plataformas de mídia social.

As plataformas da Meta há muito tempo são um destino para artistas e compositores se conectarem diretamente com os fãs para expandir o público e a profundidade da conexão. Desde 2017, as empresas trabalham juntas para explorar novos canais emergentes e maneiras criativas para a música licenciada prosperar em todo o ecossistema Meta, incluindo Facebook, Instagram, experiências de realidade virtual no Meta Quest e Horizon, Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC), transmissão ao vivo e outros produtos Meta.

O novo acordo promete expandir as oportunidades de monetização para o UMG e seus artistas e compositores, ainda mais com vídeos de curta duração, aproveitando o histórico conjunto de inovação e colaboração da Meta e do UMG. Além disso, o UMG fez uma parceria com a Meta para licenciar música para o WhatsApp, desbloqueando novos valores para artistas e compositores do UMG no futuro.

Tamara Hrivnak, vice-presidente de desenvolvimento de negócios de música e conteúdo da Meta, disse:

“Estamos entusiasmados em anunciar nossa renovação com a Universal Music Group e a Universal Music Publishing Group, ambas inovadoras para música nas mídias sociais, especialmente no que diz respeito à família de aplicativos da Meta. Esta parceria se baseia no reconhecimento de que a música pode nos ajudar a conectar e aproximar fãs, artistas e compositores, não apenas em plataformas estabelecidas como Instagram e Facebook, mas também de novas maneiras no WhatsApp e muito mais. Somos extremamente gratos à equipe da Universal e esperamos aumentar nossa parceria no futuro.”

Tamara Hrivnak, Vice President, Content Strategy & Acquisitions - Meta

Tamara Hrivnak, Vice President, Content Strategy & Acquisitions da Meta. Foto: Reprodução/LinkedIn

Michael Nash, Chief Digital Officer e EVP, Universal Music Group disse:

“Desde nosso acordo histórico de 2017, a Meta tem demonstrado consistentemente seu comprometimento com artistas e compositores, ajudando a amplificar a importância que a música tem em sua rede global de comunidades e plataformas engajadas, criando novas oportunidades e aplicações onde a música amplifica e lidera o engajamento e as conversas. Estamos muito satisfeitos que a Meta compartilhe nossa visão centrada no artista para respeitar a criatividade humana e compensar artistas e compositores de forma justa.”

Michael Nash, EVP do Universal Music Group.

Michael Nash, EVP do Universal Music Group. Foto: Reprodução/LinkedIn

O executivo finaliza: “estamos ansiosos para continuar trabalhando juntos para lidar com conteúdo não autorizado gerado por IA que pode afetar artistas e compositores, para que a UMG possa continuar a proteger seus direitos agora e no futuro.”

Destaques

#Noticias

O Coachella 2025 está marcado para os finais de semana dos dias 11 a 13 e 18 a 20 de abril e, aparentemente, os...

#Noticias

Em celebração ao dia da Consciência Negra e à força do movimento do Hip Hop no Brasil, o Museu da Cultura Hip Hop RS...

#Noticias

Ano em que contou com a maior delegação brasileira da história, o Latin GRAMMY celebra sua 25ª edição nesta quinta-feira (14). Direto do Kaseya...