#BIZ

Merlin fecha acordo com SoundCloud e adotará modelo de pagamento ‘Fan-Powered Royalties’

Foto: Divulgação

Merlin anuncia acordo com o SoundCloud de licenciamento global sobre royalties de streaming, que permitirá que seus membros e artistas participem do modelo Fan-Powered Royalties da plataforma. As informações são do Music Week.

Leia Mais:

Por meio do modelo de pagamento centrado no usuário do SoundCloud, uma parte da assinatura de cada ouvinte ou receita de publicidade é alocada para as faixas que eles ouvem, em vez de suas reproduções serem agrupadas e distribuídas por meio do modelo proporcional tradicional. 

Esse modelo permite que detentores de direitos e artistas ganhem dinheiro com o comportamento de escuta de seus fãs, além de obter informações sobre quem são esses fãs e se conectar diretamente com eles no SoundCloud

O Music Week aponta que o acordo chega em um momento em que a indústria musical reconhece a necessidade de explorar novas abordagens para a remuneração do streaming.

“No SoundCloud, estamos comprometidos em ser o artista em primeiro lugar”, disse Eliah Seton, CEO do SoundCloud. “O modelo FPR torna os royalties de streaming mais equitativos, ajuda os artistas a se beneficiarem diretamente de seus fãs e abre as portas para uma conexão mais significativa entre fãs e artistas. Estou emocionado que a extraordinária comunidade de selos e distribuidores independentes de Merlin e, por extensão, seus artistas, agora se beneficiem.”

Eliah Seton, CEO do SoundCloud. Foto: Divulgação

“A Merlin tem orgulho de fazer parceria com o SoundCloud e trazer seu inovador modelo de pagamento de royalties movidos por fãs para nossa associação global”, disse Jeremy Sirota, CEO da Merlin. “Esta parceria oferece aos nossos membros e seus artistas novas oportunidades de receita, além de capacitar fãs para apoiar diretamente seus artistas favoritos de todos os membros globais da Merlin. Essa colaboração fortalecerá a comunidade de detentores de direitos autorais independentes da Merlin e fornecerá a eles e a seus artistas as ferramentas para construir relacionamentos mais próximos com os fãs.”

Jeremy Sirota, CEO da Merlin. Foto: Divulgação

“A Mad Decent ficou encantada por ser uma das primeiras a adotar a plataforma SoundCloud”, disse Jasper Goggins, presidente da Mad Decent, membro da Merlin. “Estamos entusiasmados com o fato de o SoundCloud estar assumindo a liderança na experimentação de um modelo de receita que intriga muitas gravadoras independentes há anos. Estamos felizes em fazer parte do teste deste novo modelo por meio da Merlin e estamos ansiosos para ver os resultados”, completa.

Jasper Goggins, presidente da Mad Decent, membro da Merlin. Foto: Divulgação

Destaques

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...

#BIZ

Enquanto se prepara para a sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio 2024, Jão foi alvo de rumores que viralizam nas redes...

#Noticias

“Para vários artistas nacionais, o Rock in Rio é o principal show do ano. É o Super Bowl do Brasil!” – essa frase ecoa...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile