O BPI divulgou os números do consumo de músicas gravadas (AES) no Reino Unido. Em 2022, 4,3% em relação ao período homólogo para 166,1 milhões de álbuns. Os números anuais de streaming de áudio ultrapassaram 150 bilhões — o total de 159,3 bilhões é mais que o dobro do valor de cinco anos atrás. As informações são do site Music Week.
O crescimento anual de 8,2% para álbuns equivalentes a streaming (SEA) no ano passado superou o aumento de 5,7% em 2021. No geral, os álbuns equivalentes ao streaming representaram um recorde de 86,1% do mercado. No entanto, as vendas físicas de música caíram 13,1% — uma queda maior do que em 2021 (5%). Há um ano, havia esperança de que o declínio físico estivesse diminuindo.
Leia Mais:
- Harry Styles: “Harry’s House” é o álbum com mais semanas em #1 da década no UK
- Showman! Ed Sheeran é o artista que mais vendeu ingressos em 2022
- Kate Bush quebra três recordes no Guinness com ‘Running Up That Hill’
A limpeza dos singles de artistas do Reino Unido
O streaming levou os artistas do Reino Unido a um resultado histórico no Top 10 de singles do ano. Com base na atividade combinada de fluxo e vendas, todo o ranking geral do ano foi de ou apresentou artistas domésticos — a primeira vez que isso aconteceu desde que a indústria da música começou a publicar gráficos de vendas de final de ano, há mais de 50 anos.
Essa limpeza foi liderada por ‘As It Was’, de Harry Styles, com 1.573.672 vendas, e também inclui vários sucessos de Ed Sheeran, bem como singles de Glass Animals, Kate Bush, LF System e Sam Fender.
Cat Burns, por sua vez, terminou em quarto lugar geral com ‘Go’, alcançando 1.109.277 vendas em 2022, que foi o maior sucesso de estreia do ano. Foi lançado pela primeira vez em julho de 2020 e alcançou a segunda posição em junho do ano passado.
Os artistas do Reino Unido também ficaram atrás de 15 dos 20 melhores singles do ano e 58% do Top 100 do final do ano. Em 2008, um ano antes do lançamento do Spotify no Reino Unido, os artistas britânicos conquistaram quatro dos 10 melhores singles do ano e pouco mais de 40% do Top 100.
Mais de três bilhões de streams de áudio foram gerados em média todas as semanas em 2022, em comparação com cerca de 1,3 bilhão por semana cinco anos antes.
Atualmente, são necessários, em média, 1,3 milhão de streams de áudio para entrar no Top 40 e sete milhões de streams de áudio e vídeo combinados para chegar ao primeiro lugar no Reino Unido.
“É maravilhoso ver tantos novos artistas empolgantes surgindo para prosperar ao lado de artistas britânicos mais estabelecidos – graças à mistura atraente de sua criatividade e arte, oportunidades cada vez maiores oferecidas pelo streaming e pelo suporte de suas gravadoras. Parabenizo os artistas britânicos e suas equipes por mais um ano de brilhante sucesso”, disse YolanDa Brown, presidente do BPI ao Music Week.
O cantor Harry Styles também estava por trás do álbum top de 2022 com ‘Harry’s House’, que obteve 460.432 de vendas. Assim, tornando-se o primeiro artista desde Lewis Capaldi, em 2019, a ter o melhor single e álbum do ano.
Além disso, ‘Harry’s House’ liderou ‘=’, de Ed Sheeran, que alcançou o segundo lugar pelo segundo ano consecutivo, enquanto ‘Midnights’, de Taylor Swift, foi o terceiro maior álbum do ano. ‘Midnights’ foi o único álbum em 2022 a atingir mais de 200 mil vendas elegíveis para as paradas em uma única semana.
Ainda segundo o Music Week, os artistas do Reino Unido já forneceram o melhor álbum do ano em 21 dos 23 anos deste século.
O avanço do vinil e a queda do CD
O Music Week aponta que foram 11,6 milhões de CDs e 5,5 milhões de LPs de vinil adquiridos ao longo do ano, além de 195 mil fitas cassete e 3,7 milhões de downloads de álbuns. As vendas de CD caíram 19,3% e a diferença entre o formato e o vinil está diminuindo.
Os LPs de vinil representaram 31,7% de todas as compras físicas, já que as vendas cresceram pelo 15º ano consecutivo e atingiram seu nível mais alto em mais de 30 anos. Mas o quarto trimestre não apresentou um desempenho semanal consistente para o vinil, e o formato conseguiu apenas um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior em unidades, em comparação com 10,6% no ano anterior.
Oito dos 10 títulos mais vendidos do ano foram lançados em 2022, liderados por ‘Midnights’, de Taylor Swift, ‘House de Harry’, de Harry Styles, e ‘The Car’, do Arctic Monkeys, que ao longo do ano alcançou as três maiores vendas de LPs de vinil em uma semana neste século.
Segundo o Music Week, as vendas de cassetes, embora ainda representem uma parte muito pequena do mercado geral, continuaram crescendo em 2022, um aumento de 5,2% em relação ao ano anterior, para 195 mil unidades. Os mais vendidos do ano incluíram ‘Dance Fever’, de Florence + The Machine, ‘Will Of The People’, de Muse, e ‘23’, de Central Cee.
As vendas de álbuns para download digital caíram ainda mais, caindo 18,9% em relação ao ano anterior, para 3,7 milhões de unidades.
Em uma nova mudança de formato, Muse se tornou o primeiro a chegar ao topo das paradas com um álbum lançado como NFT. ‘Will Of The People’ foi lançado em uma edição limitada NFT, além de CD, digital, vinil, cassete e em serviços de streaming.
Os formatos físicos novamente dominaram o topo da parada de álbuns, respondendo pela maioria das vendas elegíveis do título nº 1, em 2022. Enquanto em 33 semanas o físico representou mais de 70% das vendas elegíveis para as paradas do álbum top da semana.
Catálogo se conecta com novos fãs
Impulsionados pelo streaming, uma gama diversificada de talentos se destacou entre os maiores sucessos do ano. Isso incluiu artistas como Adele, Dua Lipa, Elton John e Sam Smith.
“Numa época em que o streaming criou uma competição sem precedentes vinda de todos os cantos do globo, é surpreendente que em 2022 artistas britânicos estivessem envolvidos em todos os 10 maiores sucessos do ano civil no Reino Unido. Essa conquista notável é uma prova do rico talento musical que continua a surgir em todas as nações e regiões do Reino Unido, alimentado pela paixão, investimento e habilidades das gravadoras do país”, aponta Leon Neville, diretor de pesquisa e insight do BPI.
Entre os 10 melhores de singles pela primeira vez com ‘Running Up That Hill’, Kate Bush alcançou o 6º lugar no geral, após a música ter entrado na trilha sonora da quarta temporada da série ‘Stranger Things’, da Netflix. Lançada pela primeira vez em 1985, quando alcançou o terceiro lugar, a faixa liderou a parada de singles por três semanas em 2022 e foi transmitida 124 milhões de vezes no ano passado.
A música ‘Running Up That Hill’ está entre os 40 melhores singles do ano com o single de estreia de Tom Odell, com ‘Another Love’, que, uma década após seu primeiro lançamento, voltou ao Top 20 depois de conquistar um novo público via TikTok. Ambas as faixas destacam como o streaming, combinado com o suporte da gravadora, está gerando novos públicos e receita para as faixas do catálogo.
O catálogo dominou o Top 10 de álbuns como repertório clássico e os lançamentos com mais de 18 meses causaram impacto no streaming. Além de ‘Sour’, de Olivia Rodrigo, tiveram coleções de The Weeknd, Eminem, Elton John, Fleetwood Mac, Little Mix e ABBA no Top 10 geral.
A subida da música independente
A participação das gravadoras independentes no mercado musical do Reino Unido aumentou pelo quinto ano consecutivo em 2022 para 28,6% (AES). Isso aumentou de 26,9% em 2021, enquanto a participação independente cresceu quase um terço desde 2017, quando ficou em 22,1%. Nove LPs lançados independentemente lideraram a parada de álbuns durante o ano por 5 Seconds of Summer, The 1975, Central Cee, Don Broco, Fontaines DC, Louis Tomlinson , Stereophonics, Wet Leg e The Wombats, enquanto mais de 60 álbuns independentes alcançaram o Top 10.
Entre os lançamentos indie mais notáveis de 2022 estava o álbum autointitulado de Wet Leg. Ele foi selecionado para o Mercury Prize e indicado ao Grammy nos Estados Unidos.
Embora não tenha alcançado o primeiro lugar, o sétimo conjunto de estúdio do Arctic Monkeys, The Car, alcançou quase 120 mil vendas elegíveis para as paradas em sua primeira semana de lançamento em outubro e se tornou o maior novo álbum independente de 2022.