Depois de um longo imbróglio com a ANCINE, o filme “Medida Provisória” finalmente ganhou uma data de estreia nas salas de cinemas: 14 de abril. O longa-metragem é a primeira direção de Lázaro Ramos no cinema.
Sobre o filme, ele diz: “é uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas ‘The Handmaid’s Tale’ e “Black Mirror’. É um texto que veio do teatro, em 2011, pensando um futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá pra cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”.
Veja o trailer:
Leia mais:
- Taís Araújo e Lázaro Ramos causam na web com ensaio nu para a revista
- Mano Brown conversa sobre protagonismo negro com Taís Araújo e Lázaro Ramos
- Lázaro Ramos dirige filme baseado em conto de Babi Dewet
Na história, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a “voltarem para a África”. Os protagonistas da trama, no entanto, decidem resistir, confinados em casa ou no Afrobunker, movimento de luta pelo direito de permanecer no país.
O elenco é encabeçado por Alfred Enoch, da série “How To Get Away With Murder”, Taís Araújo e Seu Jorge. São 77 atores em cena. Os destaques são Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.
Dificuldade para estrear
Exibido no Festival do Rio de 2021, o filme “Medida Provisória” enfrentou situação parecida com “Marighella”, dirigido por Wagner Moura. Em dezembro, a assessoria de imprensa de Lázaro Ramos se pronunciou sobre o caso:
“Ao longo de mais de um ano foram trocados com a agência dezenas de e-mails, checados o recebimento e andamento de protocolos, bem como foram realizadas consultas processuais. Especificamente no dia 21/10/2021, a pouco mais de um mês da previsão de estreia inicial, foi ainda enviada uma carta com questionamento formal à ANCINE, via protocolo e copiando setores envolvidos nesta análise. O recebimento desta comunicação foi confirmado, mas não houve manifestação por partes de outros setores. Logo, mediante a não análise destes pedidos, comunicamos que o filme segue sem previsão de lançamento no Brasil”, diz o comunicado.