Não é de hoje que os fãs da Marvel, e de cultura geek em geral, têm reclamado dos efeitos visuais das recentes produções do estúdio. Desde julho do ano passado, quando “Viúva Negra” estreou nos cinemas e no Disney+, o público nota uma constante queda na qualidade do CGI dos filmes e séries. Alguns defensores mais fervorosos até tentam argumentar nas redes sociais, alegando que tais reclamações são exageradas; contudo, não é bem assim. Em fóruns online, artistas das empresas responsáveis pela pós-produção denunciam as más condições de trabalho exigidas pela casa dos Vingadores.
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“A Marvel provavelmente tem a pior metodologia de produção e gerenciamento de efeitos visuais que existe“, afirma o usuário Independent-Ad419.
Em seguida, ele continua: “Eles nunca conseguem consertar o visual do show antes de mais da metade do tempo alocado para o programa terminar. Os artistas que trabalham nos programas da Marvel definitivamente não são pagos equivalente à quantidade de trabalho que eles são submetidos“.
Numa matéria publicada no último fim de semana pelo site TheGamer, outros relatos foram reunidos. “No Thor eles pedem uma mini-sequência completa 2 ou 3 semanas antes do prazo“, declara samvfx2015. Já o usuário Mickeym00m00 revela que pede para não trabalhar mais com projetos da Marvel. “Infelizmente, eles estão se tornando nosso maior cliente. Eles esperam uma miscelânea de opções para que possam mudar de ideia mais três vezes“, pontua.
Estresse e colapso: quando nem os heróis da Marvel podem ajudar
Apesar das reclamações do público terem ganhado força nos últimos meses, parece que o problema é mais antigo. “Estou em quase três anos seguidos da Marvel. Bem-vindo ao sétimo nível do inferno“, declara um artista.
Já outro, chamado RANDVR, compartilha o estresse com a rotina pesada e exigente do estúdio. “Estou no meu terceiro projeto da Marvel consecutivo e, literalmente, acordei às 5h30 de um sábado com estresse dizendo ‘não quero mais fazer isso‘. São 6 da manhã agora e estou fazendo um reels para me inscrever em algum lugar que tenha outros projetos além da Marvel, porque não posso mais fazer isso.” Pelo visto, nem os heróis podem ajudar nessa situação!
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Tais depoimentos chocantes correspondem a apenas uma parcela dos artistas afetados. Muitos nem compartilham suas experiências traumatizantes. “A Marvel viu homens adultos socando paredes e arremessando monitores de estresse. Eu entrei em colapso algumas vezes e vi a tensão que isso pode colocar nos casamentos. Mas HEY, o dinheiro foi fantástico. Foda-se a Marvel como cliente, o nome em crédito não vale a pena“, avalia Mickeym00m00.
Por fim, a repercussão das denúncias e da matéria nas redes sociais alcançou o ex-artista de efeitos visuais Dhruv Govil. Em seu Twitter, ele desabafou:
“Trabalhar em programas da #Marvel foi o que me levou a deixar a indústria de efeitos visuais. Eles são um cliente horrível, e eu vi muitos colegas colapsarem depois de trabalharem demais, enquanto a Marvel aperta os cordões da bolsa.“
Working on #Marvel shows is what pushed me to leave the VFX industry. They’re a horrible client, and I’ve seen way too many colleagues break down after being overworked, while Marvel tightens the purse strings. https://t.co/FacGBfnYmG
— Dhruv Govil (@DhruvGovil) July 10, 2022
É notável que, a grande quantidade de projetos desenvolvidos simultaneamente, com intervalos de estreia cada vez menores, têm afetado – e muito – a qualidade final dos produtos. Seria então hora da Marvel desacelerar?