in ,

Mais uma baixa no grunge: Mark Lanegan, do Screaming Trees, morre aos 57 anos

A causa da morte não foi informada, embora o músico estivesse lutando contra uma doença renal

Foto: Stefan M. Prager/Redferns via Getty Images

Morreu nesta terça-feira (22) Mark Lanegan, ex-vocalista do grupo Screaming Trees. A informação foi confirmada pelo perfil oficial do músico de 57 anos no Twitter. A causa da morte não foi informada. Mas vale ressaltar que em 2021, o cantor e compositor enfrentou a Covid-19 e revelou publicamente ter lutado contra uma doença renal.

Foto: Stefan M. Prager/Redferns via Getty Images

LEIA MAIS:

Nosso querido amigo Mark Lanegan faleceu esta manhã na sua casa localizada em Killarney, Irlanda. Um cantor, compositor, autor e músico amado. Ele tinha 57 anos e deixa sua esposa Shelley. Nenhuma outra informação está disponível no momento. Pedimos Por favor, respeite a privacidade da família“, diz o comunicado.

No fim dos anos 1980, chegou a gravar com Kurt Cobain e Krist Novoselic numa banda chamada The Jury, que durou duas sessões de gravação e rendeu quatro músicas. Cinco anos depois, ele se juntou a Layne Staley, vocalista do Alice in Chains, e Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam, para formar o Mad Season, que chegou a lançar um álbum em 1995.

Apesar do Screaming Trees não ter obtido o mesmo sucesso comercial que o Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains alcançaram, Mark Lanegan era muito respeitado dentro do universo grunge por sua versatilidade. Transitou no psych-rock, hard rock, blues e até folk.

Entre as obras-primas da discografia do Screaming Trees, destacam-se “Sweet Oblivion” (1992) e “Dusk” (1996). Além de liderar a banda entre 1985 e 2000, teve participações marcantes em outros grupos como Queens of the Stone Age, Gutter Twins e The Twilight Singer.