O ex-ator e agora Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro, Mário Frias, está sendo acusado de racismo após fazer um comentário bastante indelicado no Twitter sobre o ativista Jones Manoel. Ao ver uma foto de rosto do historiador, que é negro, o secretário sugeriu que Jones tomasse um banho.
Jones Manoel já é conhecido na internet pelo ativismo contra o governo Bolsonaro e recentemente comentou, após a notícia de que o presidente do Brasil estava internado, que já havia comprado fogos para comemorar. Dando a entender que esperava que o pior acontecesse com o ex-militar.
O Assessor Especial do presidente Jair Bolsonaro, Tercio Arnaud Tomaz, pegou uma notícia sobre esse comentário feito por Jones e questionou quem era o autor da frase, querendo dizer que ele não tinha importância. Mário Frias respondeu que não o conhecia, mas, se fosse o caso, mandaria Jones tomar um banho. Veja:
Bastou ser acusado de racismo que o senhor @mfriasoficial apagou o post. Mas não adianta me bloquear, senhor. Tá aqui o print. pic.twitter.com/LFIJSCGYDu
— Fernando Oliveira (@fefito) July 15, 2021
Não demorou muito até o comentário causar uma grande revolta no Twitter e o termo racista ficar entre os assuntos mais comentados da rede social. Inclusive, Jones Manoel comentou o ocorrido.
Olha o ex-ator frustrado e atual fascista cometendo um crime de racismo diário. https://t.co/6Jj49oK3JT
— Jones Manoel – Youtube: Jones Manoel (@_makavelijones) July 15, 2021
Como já era de se esperar, Mário Frias não comentou o caso após a repercussão negativa. O ex-ator, que mais parece ter ganhado o cargo de Secretário por ter bajulado Bolsonaro, tem dado RTs em usuários que concordam que o comentário feito por Jones sobre o presidente é mais grave do que o feito por ele.
Mas, muitos influenciadores têm se posicionado contra o ex-Malhação e cobrado atitudes do próprio Twitter:
Mario Frias me bloqueou, mas isso não apaga o crime que ele acaba de cometer. Precisamos responsabilizar o Twitter. Chega, enquanto essas plataformas forem coniventes com o racismo, não poderemos dar trégua!!!
— Evandro Fióti – Nem tiro, nem fome, nem Covid. (@fiotioficial) July 15, 2021
racista e covarde, como qualquer outro. dá sorte de não ser na rua. porque na rua, vagabundo não atravessa. pic.twitter.com/Mu7lOlkdU5
— mateus santana (@alamoju) July 15, 2021
Aqui podemos ver o Ministro da Cultura soltando seu racismo sem pudor!
Minha solidariedade ao irmão @_makavelijones!Como diriam os Racinonais:
"RACISTAS OTÁRIOS NOS DEIXEM EM PAZ!" https://t.co/nEiRQNYyDw
— Davi 🇯🇲 (@davi_leste) July 15, 2021
E aí, será que veremos mais um crime desse tipo passar impune?