A cantora Marina Sena e a sua empresária Talita Morais deram vida a um equipamento cultural, localizado em uma das primeiras casas modernistas do país, projetada por Gregori Warchavchik, em 1930, no bairro da Consolação, em São Paulo, na última terça-feira (01), que promete movimentar a cena musical da capital paulista. A construção, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atualmente abriga “A Casa da Música Brasileira” – Zuca. O novo espaço nasce com o intuito de promover encontros musicais, unindo artistas, marcas e comunidades, de forma criativa e orgânica.
Além de um escritório colaborativo, a Zuca conta também com estúdios de música, dança e fotografia, e espaços no jardim e terraço, para receber eventos e ações ao longo dos anos. Para o jardim haverá uma programação musical periódica, com a apurada curadoria de Marina Sena. Já o interior da casa, receberá exposições, encontros criativos, lançamentos culturais, entre outras iniciativas artísticas.
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“Sou uma grande entusiasta da música e da arte como um todo e esse empreendimento vem para reavivar e valorizar um dos bens mais preciosos que existem, a nossa cultura. A Zuca nasce com o objetivo de ser um facilitador para artistas de todos os tamanhos e também um ponto de encontros, reuniões, eventos, campings, produções e tudo mais que a criatividade artística permitir. São muitos os desejos para este projeto, mas neste começo o maior deles é que Zuca tenha vida longa, colabore e fomente a cultura brasileira”, celebra Marina Sena, que está gravando e produzindo seu próximo álbum na casa.
Unindo o olhar cultural da artista à visão estratégica de sua empresária, a iniciativa objetiva estabelecer um novo formato de espaço ainda pouco explorado na cidade, assim como no país. Logo, a Zuca deseja proporcionar um ambiente que, além de exaltar a arte, promove encontros e fomenta novos negócios que têm a música como pontos centrais.
“Esse projeto surge da necessidade de criar um espaço de encontro e troca entre profissionais de áreas como música, arte, publicidade e entretenimento. O objetivo é proporcionar conexões mais próximas e intimistas, uma alternativa aos grandes eventos e festivais, fortalecendo laços dentro desse novo mercado. A iniciativa é estruturada em três pilares principais. Espaço de encontro e troca, criando um ambiente colaborativo com estúdio, sala de foto, produção de conteúdo e área de eventos, reunindo profissionais e promovendo encontros mais profundos entre eles”, destaca Talita Morais.
A empresária acrescenta: “oportunidade para novos talentos, oferecendo infraestrutura para novos artistas, especialmente os fora dos grandes centros como Rio e São Paulo, com estúdios e áreas de performance para que possam desenvolver e apresentar seu trabalho. E por fim, conexão entre artistas e marcas, integrando artistas às marcas de forma genuína, sem focar apenas no engajamento ou monetização, mas na conexão verdadeira através da arte, apoiando o artista como comunicador e plataforma. Esses três pilares sustentam a visão de um mercado mais conectado e colaborativo”.
A Petra será a cerveja oficial e uma das primeiras apoiadoras do projeto. A marca que, no início do ano, firmou parceria com a cantora Marina Sena, uma das idealizadoras do projeto, irá assinar o jardim da Zuca, um espaço que reunirá diversos artistas, com palco, bar exclusivo e áreas instagramáveis.
“Estar neste projeto com a Marina é uma oportunidade incrível para reforçarmos o comprometimento da nossa marca com a cultura do país e, também, com a música, que é uma das principais paixões de nossos consumidores. E, se tem música brasileira de qualidade, nós estaremos lá, para enaltecer os talentos que levam alegria e vida para milhares de brasileiros”, diz Murilo Marchi, gerente de marketing de Petra.
“Nossa parceria com a Marina começou no início deste ano, durante o Nômade Festival. A sintonia entre a marca e a artista foi imediata, e apoiar esse projeto reflete nosso compromisso em valorizar a brasilidade e fortalecer o cenário artístico no Brasil”, afirma Ariane Oliveira, gerente de conteúdo e social media de Petra, no Grupo Petrópolis.