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Marina Mattoso traz dicas sobre conteúdo e estratégia digital

Especialista que promove o curso “Produção de Conteúdo Digital para Artistas”, antecipa dicas sobre planejamento, conteúdo criativo e estratégia digital
Marina Mattoso traz dicas sobre conteúdo e estratégia de marketing digital
Foto: Marina Mattoso/Divulgação

No universo digital, estamos imersos em dinâmica de inúmeras informações, vídeos, imagens, entre outros e entender de quais formas e onde estabelecer uma comunicação clara com o público é um dos principais diferenciais no mercado e, sobretudo, na indústria da música.

Analisar as possibilidades de produção de conteúdo em Redes Sociais, que mudam e surgem com novas o tempo inteiro, requer aprendizado constante sobre planejamento, estratégia, criação de conteúdos criativos e análise.

Diante desse cenário, o POPline.Biz é Mundo da Música, conversou com a Especialista em Marketing Digital e CEO da Jangada Comunicação, Marina Mattoso, que possui clientes como Gilberto Gil, Claudia Leitte, Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan, entre outros; além de também ser Coordenadora do Curso “Produção de Conteúdo Digital para Artistas” em parceria com o Music Rio Academy, que iniciará amanhã (24), saiba mais clicando aqui.

 

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Em um bate-papo descontraído, antecipamos alguns assuntos e tiramos dúvidas recorrentes para profissionais da música que serão abordados com profundidade no curso, que possui no corpo docente: Rodolfo Oliveira, Naila Agostino, Bebel Timotheo, Jacques Figueras, Carol Siqueira, Mila Ventura, Romero Ferro, Nathy Faria e Guilherme Silviano.

“Na era da abundância de conteúdo a gente vai PRECISAR escolher com quem falar e, consequentemente, com quem não falar. A era da comunicação de massa acabou, quem tenta falar com todo mundo hoje, não fala com ninguém. Então, pra você captar atenção do seu público você precisa saber quem é o seu público e criar conteúdo rico, de qualidade, de interesse pra essa audiência”, diz Marina Mattoso.

A especialista antecipa que esse assunto será abordado no primeiro dia de aula, por Mila Ventura, que vai falar da importância de carregar sempre o propósito artístico e objetivo de carreira, por onde passar e em todos os produtos que lançarem, bem como ter clareza do público-alvo.

Alguns perfis no Instagram tem optado por omitir nome de empresas concorrentes ao Instagram, por considerarem que há perda de engajamento, questionada sobre esse tema, Marina checou diretamente com a plataforma, para entender a dinâmica.

“Fui checar na fonte para entender se era ou não real. Não é. O Instagram não derruba o engajamento de quem escreve ‘YouTube’ ou ‘TikTok’. O que ele derruba, e já inclusive anunciou que o faria, é o alcance de vídeos que imprimam marcas d’água de outras plataformas. E também no caso do link da bio, levar pra um site já identificado como enganoso por eles”, revela Marina.

Sobre a quantidade de plataformas que tem surgido nos últimos tempos, a especialista ressalta alguns pontos e faz uma analogia que o artista independente está em um jogo de tabuleiro, como o “WAR”, por ser uma dinâmica longa, com perdas e ganhos; mas, com o tempo, o artista entenderá as melhores estratégias.

“Como artista é importante que você esteja minimamente antenado nas ferramentas existentes no mercado e fazer uma reflexão de como/se elas podem ser exploradas a seu favor e servindo ao seu propósito”, pontua Marina.

A especialista ainda destaca: “Defina os canais que melhor te servem, e nos quais o seu público-alvo está mais presente, e invista em criar relevância nestes canais. É claro que o artista que tá começando, no corre, precisa escolher quais batalhas priorizar. Mas, ele deve ir com tudo em cada batalha. Decidiu abrir perfil no TikTok, então jogue duro! Invista em estratégia, geração de conteúdo criativo e gere relevância pra sua audiência“.

Ao longo da conversa, Marina pontuou a importância do planejamento, produção contínua e análise que envolve “um conteúdo que se comunica com seu propósito e com sua audiência, focando na criação de público, mais do que nos likes”.

“Acho que pro artista independente, no sentido mais literal da palavra, o mais difícil em geral é manter a produção de conteúdo de qualidade e a resiliência mesmo que os números não venham rápido. Muitas vezes há a empolgação para começar, mas depois de um tempo, vai se perdendo”, analisa Marina.

A especialista trouxe três dicas que podem ajudar neste quesito:

  1. Estabelecer Metinhas: metinhas de curto prazo ajudam a cumprir uma meta de prazo maior e também a ter um senso de conquista pro trabalho duro;
  2. Criar Planilhas Mensais de Conteúdo para ter maior clareza do motivo de se estar criando aquele conteúdo;
  3. Não ser tão exigente com você: conteúdo de qualidade é aquele que te representa e que interessa ao seu público.

Para maior aprendizado acerca de planejamento, processos, criação e análise não apenas de conteúdos criativos como também estratégicos e com potencial de conversão nos diversos canais digitais existentes hoje, acesse aqui e saiba mais.

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