O atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, tem sido bastante criticado após falar que crianças portadoras de deficiência atrapalham o desenvolvimento de outras na sala de aula. Marcos Mion, que tem um filho com espectro de autismo, foi um dos que achou absurda a fala de Ribeiro. Em recente entrevista, o novo apresentador do “Caldeirão” desabafou sobre o assunto.
“Esse cara é um irresponsável. No momento em que você se torna uma pessoa que tem que representar os interesses públicos e não tem empatia, você está no lugar errado. Ele não tinha que estar lá”, declarou Marcos Mion durante entrevista ao jornal Extra.
Para quem não sabe, Marcos Mion se tornou um militante da educação inclusiva após o nascimento do seu primeiro filho, Romeo, atualmente com 16 anos. O adolescente possui um espectro de autismo e por conta disso Mion está sempre falando sobre o assunto nas redes sociais. Inclusive, ele até já lançou um livro infantil sobre o assunto.
A verdade é que o engajamento do apresentador sobre esse tema já movimentou bastante a política brasileira e resultou no surgimento de duas leis. A primeira dá o direito aos jovens com deficiência intelectual de terem uma carteirinha de identificação. O projeto, inclusive, recebeu o nome de Romeo.
LEIA MAIS:
- Marcos Mion se emociona em 1º dia de gravação do novo “Caldeirão”
- Marcos Mion revela detalhes do “Caldeirão com Mion”
- Saiba o nome do novo programa de Marcos Mion no Multishow!
A outra lei obrigava o Censo a incluir a contagem de autistas entre a população nacional. No entanto, o Censo também foi algo que ficou prejudicado no governo de Jair Bolsonaro por conta da falta de verba. “Foi uma vitória. Mas o que aconteceu? Cancelaram o Censo. Damos um passo e tomamos duas rasteiras”, declarou Mion.
Apesar de todas as dificuldades em torno do debate sobre uma educação mais inclusiva, é importante termos pessoas com a visibilidade de Marcos Mion falando e lutando por todas essas questões.