Após um hiato de dois anos sem Carnaval, devido à pandemia da covid-19, as marcas viram a festa popular deste ano como uma forma de divulgação e considalização dos seus produtos. Com as cervejas do Grupo Petrópolis, Petra e Itaipava, não foi diferente, elas marcaram presença em ativações, patrocínios e iniciativas no Carnaval de Salvador 2023 e, também, em outros estados brasileiros.
Já a Ambev, segundo o Valor Econômico, patrocinou o Carnaval de rua de quatro cidades, com investimentos que somam pouco mais de R$ 131,3 milhões. Em Salvador, os investimentos da cervejaria somarão 63 milhões. No Rio de Janeiro, R$ 38,9 milhões foram destinados, seguido por R$ 25,6 milhões em São Paulo e R$ 3,8 milhões no Recife.
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A Petra teve como slogan ‘A Folia com gostinho de Malte’, com o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada em seus espaços, que contavam com o Camarote Salvador e Boa Viagem, na capital baiana, e o Quem O Globo, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Já a Itaipava teve ativações no Camarote Villa, Carnavalito e OBA Festival, em Salvador.
“O Carnaval é uma ocasião de consumo para cerveja e provavelmente é a maior do ano. O Carnaval de Salvador é muito importante para o Grupo Petrópolis. Nele, a gente está presente no Camarote Salvador com ativações da Petra e no Camarote Villa com a marca Itaipava, que também está presente no Carnavalito”, destacaDanielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis.
Petra no Camarote Salvador
Entre as novidades da marca durante o período, foi criada a Petra Bag, que foi distribuída no Camarote Salvador, que a marca é parceira oficial até 2026. O item foi idealizado em parceria com a estilista Isaac Silva, reconhecida pelo seu estilo que reforça toda a brasilidade. No espaço, o Rooftop Petra, que utilizou energia limpa e renovável, contou com atrações como Jorge & Mateus, Léo Santana, Alok, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Thiaguinho, Pedro Sampaio, Banda Eva e Dennis DJ.
Com o conceito ‘Carnaval Petra. A folia com gostinho de Petra Malte’, a marca se uniu a convidados no Camarote Salvador, como Mari Gonzales, Flávia Viana, Fernanda Keulla, Henri Castelli, Nicolas Prattes e outros influenciadores.
“Petra é uma cerveja com alta aceitação e apreciada em todo Brasil. Nosso objetivo é tornar esse carnaval inesquecível, patrocinando as festas mais bacanas e proporcionando uma experiência diferenciada para os nossos consumidores”, destaca Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis.
Além disso, a marca também foi parceiro oficial do hotel exclusivo do evento com ativações e experiências diferenciadas para os hóspedes como bares personalizados e ambientes instagramáveis.
Itaipava no Camarote Villa
A Itaipava, por sua vez, marca que pertence ao Grupo Petrópolis, patrocinou o Camarote Villa. Nela, a cerveja promoveu um Game pelo qual os convidados tiveram a oportunidade de jogar e ganhar prêmios, tais como óculos da Chilli Beans exclusivos Itaipava, doleiras, chinelos e entre outros.
Já no Carnavalito, pelo terceiro ano consecutivo de parceria, a marca fez um espaço instagramável e um escorregador que leva as iniciais da marca. Além de um tapete de dança, que deu acesso ao mirante do evento a quem pontuasse mais. O folião ainda experimentou uma cápsula do tempo, com registro 360° para garantir um banho de glitter e registrar o momento para compartilhar nas redes sociais. Na arena, Itaipava também patrocinou o ensaio do cantor baiano Xanddy Harmonia, com participação de Bell Marques e Timbalada.
“A Itaipava é a cerveja do Brasil real, de gente de verdade, aquele que escreve Brasil com ‘S’, e que gosta de cerveja leve e refrescante”, conta Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis. “Temos muito orgulho de patrocinar o Carnaval que é uma das maiores festas populares do País, e por isso preparamos um plano completo com ativações de Norte a Sul”.
Em comemoração à retomada do Carnaval, a cerveja lançou uma versão exclusiva de Itaipava 100% Malte, três versões especiais colecionáveis, que já estão disponíveis em todas as praças e pontos de venda no país. O design das novas embalagens foi desenvolvido pela WMcCann, com a proposta de homenagear as pessoas que fazem o Carnaval acontecer, personagens da cultura carnavalesca, como a passista, o folião e o ambulante. As ilustrações das latas mudam de cor e ficam azuis quando geladas.
Para o carnaval, a Itaipava se uniu à Chilli Beans para o lançamento de uma edição limitada e exclusiva de óculos, com diversos modelos, que contam com um abridor de garrafas nas hastes com o objetivo de proporcionar ao público uma experiência melhor de consumo.
Entre as ativações com influenciadores, a marca preparou uma ação de um spray de espuma de cerveja, feito a base de Itaipava zero álcool, que será distribuído para os criadores de conteúdo.
Nomes como Lexa, Ítalo Sena, Tokinho, Gabô Pantaleão, Negrete, Gabi Loran, Lucas Maciel, Laura Brito e Cristian Belk são algumas das atrações presentes nos eventos e ativações da Itaipava.
Grupo Petrópolis nos festivais de música
De acordo com Danielle Bibas, os festivais são eventos associados à categoria cerveja em ocasião de consumo e cada marca presente no Grupo Petrópolis tem o seu estilo de música. Assim como em 2019, a Itaipava vai patrocinar neste ano a turnê ‘Tardezinha’ do cantor Thiaguinho.
“A gente está mapeando uma série de festivais de música diferentes ou cantores diferentes. O que a gente já anunciou foi a turnê da Tardezinha, com Thiaguinho, com a Itaipava, que começa em abril e vai até o final do ano. Mas tem São João, no meio do ano, que tem sempre ocasião de consumo de cerveja”, disse Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis.
Ambev no Carnaval 2023
A cerveja da Ambev, Brahma foi também a patrocinadora oficial da festa de rua em Florianópolis, além de camarotes espalhados em todo o país. Além de presença no camarote Brahma nº 1, na Sapucaí do Rio de Janeiro, no Bar Brahma do Anhembi, em São Paulo, além do Camarote Brahma de Salvador. Já nas avenidas, a Brahma patrocina blocos em Belo Horizonte, Rio e São Paulo, além do Galo da Madrugada, em Recife.
A cervejaria ainda convidou a modelo Gisele Bündchen para marcar presença neste Carnaval e Zeca Pagodinho foi estampado em uma lata vermelha de edição limitada.
Outras marcas da Ambev foram divulgadas na folia, como a Beats que participou dos mesmo eventos que a Brahma estava inserida. Entre as ações, a ‘On My Beats’ foi destinada ao consumo responsável de álcool, que consistia em uma barrinha que ‘substituía’ uma refeição dos foliões e, assim, permitia mais tempo nas festas. Além disso, a empresa também promoveu a CaipiBeats, uma bebida pronta com cachaça.