in ,

Maior ícone do futebol, Pelé também teve carreira no cinema

Ex-atleta explorou lado artístico fazendo participações especiais e até protagonizando produções

(Foto: Eamonn M. McCormack - Getty Images - Uso autorizado POPline)

Um dos jogadores de futebol mais populares de toda a história, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, também teve sua carreira marcada por participações em projetos artísticos. Vitima de um câncer nesta quinta-feira (29), o Rei do Futebol estrelou cerca de 18 filmes.

Pelé participou de filme ao lado de Sylvester Stallone, em 1982 (Foto: Reprodução/YouTube)

LEIA MAIS:

No cinema, uma das produções mais conhecidas com sua participação é “Fuga para a Vitória”, de 1981, no qual contracenou com Sylvester Stallone. O filme mostra uma partida de futebol que foi realizada em meio a Segunda Guerra Mundial entre prisioneiros de guerra aliados e um time alemão.

Mas antes disso ele já havia estrelado outras histórias, como “O Rei Pelé”, de 1962, e “O Barão Otelo no Barato dos Bilhões”, de 1971, no qual vive um banqueiro rico e generoso. No ano seguinte, esteve em “A Marcha”, interpretando o escravo Chico Bondade.

Pelé também foi um dos protagonistas do filme “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, de 1986. A produção foi gravada durante a final da Taça Guanabara, com o estádio do Maracanã lotado. Na época, o público estimado era de 121 mil torcedores.

Pelé também teve sua história retratada em diversos documentários, como “Isto É Pelé” (1974), de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto, “Pelé Eterno” (2004), de Aníbal Massaini Neto, e “Cine Pelé” (2011), de Evaldo Mocarzel.

Em relatos de profissionais da indústria, era unanimidade dizer que o ex-atleta era um homem esforçado e sensível, apesar de nunca ter formação na área. Além disso, o ‘jeitinho brasileiro’ foi um fator importante para ele conseguir conquistar a simpatia de diversos produtores, inclusive internacionais.

LEIA MAIS:

Mas o lado ator de Pelé não se resume ao cinema, ele também se arriscou na televisão ao protagonizar a telenovela “Os Estranhos” (1969), na extinta TV Excelsior. Escrita pela novelista Ivani Ribeiro, o projeto foi inspirado nas missões espaciais da época e falava sobre contato com alienígenas. 

Em entrevista para a revista Placar em 2004, o eterno artilheiro das Copas comentou sobre sua paixão pela arte e confessou que adorava se envolver com esse lado cultural. Todo orgulhoso da carreira que construiu ao longo dos anos, ele disse: “No cinema, se tinha um filme sobre criança e futebol, sempre chamavam o Pelé”.

Pelé faleceu vítima de complicações de um câncer no cólon, o qual enfrentava desde 2021. No dia 29 de novembro, ele precisou ser internado após realizar alguns exames que não estavam agendados. Na época, o Hospital Albert Einstein afirmou que a internação foi para a “reavaliação do tratamento quimioterápico”. Ele deixa sua esposa, Márcia Aoki, além de sete filhos.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!