in ,

Do “ABC” a Elis Regina, relembre momentos musicais de Pelé

O astro de futebol, que morreu aos 82 anos, nesta quinta-feira (29), já investiu na música e até emplacou canções

Do "ABC" a Elis Regina, relembre a carreira musical de Pelé
Pelé cantou uma canção para as Olimpíadas de 2016. (Foto: YouTube)

Com a bola no pé, Pelé era um astro! Os gols marcados pelo craque, que morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, eram uma verdadeira sinfonia. Mas não foi apenas nos campos de futebol que ele deu um show, o ex-jogador também investiu na carreira musical e até emplacou algumas canções. O POPline preparou uma matéria especial para relembrar a passagem de Pelé pela música. Confira:

Do "ABC" a Elis Regina, relembre a carreira musical de Pelé
Pelé e o Rei Roberto Carlos. (Foto: Acervo Pelé)

LEIA MAIS:

Além da conhecida carreira como jogador de futebol, Pelé também passou pela música e pelo cinema. Em 1969, por exemplo, lançou um compacto, “Tabelinha”, onde gravou algumas de suas composições ao lado de Elis Regina.

O artista também foi conhecido por diversas composições. Em 1977, quando o Rei do Futebol aposentou as chuteiras, decidiu lançar um álbum com Sergio Mendes & Brasil ’66. No projeto está a música “Meu Mundo é Um Bola”, uma de suas composições mais conhecidas.

No mesmo ano, a faixa recebeu uma nova versão, dessa vez com a presença de Roberto Carlos ao lado do craque. No disco, Pelé também deu voz à canções como “Nascimento”, “Voltando a Bauru” e “Cidade Grande”.

Durante os anos seguintes, Pelé continuou a fazer muita música, chegando a gravar um dueto com Jair Rodrigues e outro, voltado para o público infantil, com o Trem da Alegria. O ex-jogador também compôs algumas letras sobre o futebol, como “Acredita no Véio” e “Em Busca do Penta”.

Quem cresceu nos anos 1990 deve lembrar do comercial da Campanha Brasil em Ação para o Ministério da Educação, de 1998, em que Pelé canta a divertida música “ABC, toda criança tem que ler e escrever”.

LEIA MAIS:

Em 2006, Pelé também lançou o álbum “Peléginga”, com músicas focado para o mercado internacional. O projeto teve 12 composições do ex-jogador e vendeu mais de 100 mil cópias.

Dez anos depois, em 2016, Pelé lançou uma música para as Olimpíadas de 2016, que foi produzida pela Universal Music França e MCA. “Esperança” é uma mensagem para os jovens que veem no esporte um caminho para mudar a sua realidade e realizar sonhos. O craque já foi um desses jovens, e, felizmente, não desistiu e deixou seu nome gravado na nossa história.

Em seu perfil no Instagram, onde é possível encontrar um verdadeiro acervo do ex-atleta, uma foto chama a atenção: Pelé aparece segurando um violão no centro de uma rodinha de amigos. A legenda retrata perfeitamente a paixão do Rei do Futebol pela arte. “A música sempre fez parte da minha vida. Não há nada como uma rodinha de violão para alegrar o dia”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

Pelé faleceu vítima de complicações de um câncer no cólon, o qual enfrentava desde 2021. No dia 29 de novembro, ele precisou ser internado após realizar alguns exames que não estavam agendados. Na época, o Hospital Albert Einstein afirmou que a internação foi para a “reavaliação do tratamento quimioterápico”. Ele deixa sua esposa, Márcia Aoki, além de sete filhos.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!