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Made on YouTube: plataforma vai dar apoio à próxima leva de empreendimentos criativos

O site ainda está reelaborando a forma como a indústria musical e os YouTubers podem trabalhar em conjunto

Made on YouTube: plataforma vai dar apoio à próxima leva de empreendimentos criativos
Foto: Divulgação

O YouTube anuncia mais opções para os criadores de conteúdo se tornarem parceiros e gerarem receita com os Shorts. A plataforma ainda está reelaborando a forma como a indústria musical e os YouTubers podem trabalhar em conjunto.

Com o lançamento do Programa de Parcerias do YouTube (YPP), em 2007, os criadores de conteúdo puderam, pela primeira vez, ter uma participação na receita e ganhar dinheiro com os vídeos que produziram. Esse modelo de negócio exclusivo significa que a plataforma só pode alcançar o sucesso se o mesmo acontecer com os YouTubers. Nos últimos três anos, a plataforma pagou mais de US$ 50 bilhões a criadores de conteúdo, artistas e empresas de mídia.

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YouTube vai dar mais opções para os criadores de conteúdo gerarem receita

Quando o YPP foi lançado, o YouTube só tinha um formato criativo, o vídeo padrão na horizontal, e uma fonte de receita principal: os anúncios. Atualmente, os criadores de conteúdo estão testando os limites da comunicação, fazendo vídeos na vertical, de 15 segundos, 15 minutos e até transmissões ao vivo de 15 horas. Esses YouTubers estão desenvolvendo o próprio negócio com base em fontes de receita diversificadas, que vão desde o financiamento por fãs até patrocínios de marcas.

Por isso, o YouTube oferece 10 opções para mais de 2 milhões de parceiros gerarem receita. A expansão do Programa de Parcerias possibilita para que mais criadores de conteúdo e artistas possam ganhar dinheiro na plataforma com diversos formatos de vídeo.

A partir do início de 2023, os criadores de Shorts vão poder se inscrever no YPP quando alcançarem 1.000 inscrições e 10 milhões de visualizações em 90 dias. Essas pessoas terão acesso a todos os benefícios do programa, incluindo as várias opções de monetização, como anúncios em vídeos mais longos e o financiamento por fãs.

A plataforma ainda pretende apoiar os YouTubers que estão começando. Esse novo nível do YPP com requisitos menos rigorosos possibilita o acesso antecipado a recursos de financiamento por fãs, como o Valeu demais, o Super Chat, os Super Stickers e os Clubes dos canais. Para garantir recompensas igualitárias, serão oferecidas opções para criadores de vídeos longos, Shorts e transmissões ao vivo.

No entanto, os critérios atuais da plataforma não vão mudar. Os criadores de conteúdo ainda poderão se inscrever no YPP quando alcançarem 1 mil inscrições e 4 mil horas de exibição. As mudanças refletem a diversidade da comunidade de YouTubers, que não para de crescer. Mais informações aqui.

Novas opções para criadores de Shorts gerarem receita no YouTube

Com mais de 30 bilhões de visualizações diárias e 1,5 bilhões de pessoas que fazem login para usar os Shorts mensalmente. Isso gerou uma explosão de criatividade em todos os tópicos, setores e regiões do mundo. Para recompensar essa nova categoria de YouTubers será lançado um Fundo temporário de recompensas do Shorts. Para implementar esse modelo de negócios exclusivo para esse tipo de conteúdo a plataforma apresenta a participação na receita no Shorts.

Confira como isso vai funcionar:

  • No início de 2023, todos os participantes do YPP vão começar a ter participação na receita de Shorts.
  • Os anúncios de Shorts não aparecem nos vídeos em si, mas sim entre um vídeo e outro no Feed. Todos os meses, a receita desses anúncios vai ser acumulada e usada para compensar os criadores de Shorts e para ajudar a cobrir os custos relacionados ao licenciamento de músicas.
  • Os criadores vão receber 45% dessa quantia geral, com base na contribuição de cada um para o total das visualizações de Shorts. A participação na receita vai continuar igual, mesmo se elas não usarem músicas nos vídeos.

A plataforma espera que com a nova abordagem, recompense os participantes do YPP que compõem a experiência do Shorts, e não apenas as pessoas que tiverem anúncios antes ou depois dos vídeos. Além disso, como as músicas são indispensáveis para os Shorts, agora será mais fácil licenciar algumas faixas. Assim, os criadores de conteúdo não precisam se preocupar caso queiram colocar uma trilha sonora no vídeo.

A participação na receita de anúncios dos Shorts é mais uma opção de monetização na plataforma. Ela é uma adição ao pacote completo de produtos que possibilitou o pagamento de mais de US$ 50 bilhões a criadores de conteúdo, artistas e empresas de mídia nos últimos três anos.

Além disso, estima-se que no ano que vem será lançada a versão Beta do Valeu demais para milhares de criadores de Shorts. Esse recurso permite que os espectadores mostrem o quanto gostaram dos vídeos com comentários pagos que aparecem em destaque e facilitam a interação com os YouTubers. Por fim, a plataforma vai unir as marcas e os criadores de Shorts com o YouTube BrandConnect.

Creator Music: A evolução na trilha sonora do YouTube

A música é essencial para os Shorts e o YouTube em geral. Ao longo dos anos, criadores de conteúdo deram nova vida aos clássicos ou deram destaque internacional a artistas locais. No entanto, como o licenciamento das faixas é complexo, a maioria dos vídeos mais longos que incluíam músicas não geram receita. Percebemos, então, uma oportunidade para unir a indústria musical e os criadores de conteúdo da nossa plataforma. Por isso, o YouTube decidiu redefinir a forma de adicionar músicas aos vídeos.

O Creator Music, uma nova página do YouTube Studio, surgiu para facilitar o acesso dos criadores de conteúdo a um catálogo cada vez maior de músicas que podem ser usadas em vídeos mais longos. Eles podem comprar licenças de músicas em alta qualidade e com ótimo custo-benefício sem riscos para a monetização. Isso significa que a participação na receita vai ser igual à dos vídeos que não têm trilha sonora.

Os YouTubers que não quiserem comprar uma licença com antecedência vão poder usar músicas e compartilhar a receita com os artistas e detentores de direitos da faixa. O Creator Music está em fase Beta nos EUA e será lançado em outros países em 2023. Esse recurso oferece um processo simples para os criadores de conteúdo consultarem instantaneamente os termos de uso da faixa selecionada.