A Luminate Data publicou o seu relatório “Luminate Year-End Music Report” que aponta insights sobre o poder e a influência dos superfãs, atrelados ao aumento do consumo de música. Os dados desse relatório também esclarecem o crescimento contínuo de conteúdo (ISRCs) adicionado aos serviços de streaming a cada dia, a partir da observação dos perfis de 50 mercados globais diferentes.
Em 2023, o total de streams de música sob demanda, considerando áudio e vídeo, alcançou a marca recorde de 7,1 trilhões de streams, um crescimento de 33,7% em comparação com o ano anterior, que alcançou 5,3 trilhões de streams. O streaming global de áudio sob demanda cresceu +22,3% em 2023.
De acordo com o relatório, em 2023, 436 mil faixas (ISRCs) foram transmitidas 1 milhão ou mais vezes globalmente, acima dos 373,5 mil em 2022. Em paralelo, no último ano, 45,6 milhões de faixas tiveram zero streams.
O estudo aponta que houve uma média de 103,5 mil novos ISRCs entregues às plataformas de streaming (DSPs) todos os dias em 2023, o que representa um aumento de 10,8% em relação a 2022, quando houve uma média de 93,4 mil entregues por dia.
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Taylor Swift representou 1,7% de todo o mercado de música gravada dos EUA em 2023, de acordo com o relatório de final de ano da Luminate. O relatório estima que 1 em cada 78 fluxos de áudio sob demanda nos EUA era uma música de Swift, mas, esse valor total não inclui vídeo.
Outros resultados do estudo revelam que o Hip-Hop continua a ser o gênero musical mais consumido nos EUA e o Afrobeats e o K-pop foram os géneros de crescimento mais rápido no streaming.
Falando sobre o lançamento do relatório, o CEO da Luminate, Rob Jonas, disse:
“À medida que a tendência do streaming global se expande, evidenciada por um aumento de +34% em 2023, de acordo com nossos dados, a Luminate está comprometida em melhorar o escopo internacional dos dados e insights. Temos o prazer de apresentar este relatório, alimentado predominantemente pelos nossos novos dados de streaming a nível de país e ampliado pelos insights da nossa pesquisa de audiência. Nosso objetivo é capturar as tendências que definiram a indústria musical no ano passado em 50 mercados diversos. Também reflete as estratégias inovadoras que nossa equipe aplicou na gestão de dados em 2023, incluindo novas parcerias com empresas como Deezer, Melon, Flo e Anghami. Esperamos continuar essa abordagem colaborativa em 2024.”
Alguns dados em destaque do Relatório da Indústria Musical em 2023 feito pela Luminate
Métricas gerais de 2023:
- Total global de streaming sob demanda (áudio + vídeo) cresceu +33,7% em 2023
- O streaming global de áudio sob demanda cresceu +22,3% em 2023
- O streaming de áudio sob demanda nos EUA cresceu +12,7% em 2023
- Streaming de áudio nos EUA registra aceleração no crescimento do volume pelo segundo ano consecutivo
- O consumo total de música do Catálogo (Álbum + TEA – termo usado para descrever a venda de downloads de música ou singles – + SEA – streaming de álbuns equivalentes – On-Demand) continuou a crescer, com um aumento de 0,4% na participação total do Catálogo vs. Música Atual nos EUA.
- Isso é muito menor do que os 2,38% em pontos de compartilhamento que o Catálogo cresceu em 2022
- Taylor Swift representou 1,79% do mercado dos EUA (total de álbuns com TEA com áudio sob demanda SEA) e 1 em cada 78 transmissões de áudio sob demanda nos EUA
Tendência 1: Fazendo movimentos – Tendências de gênero em 2023
- Os três gêneros a seguir tiveram o maior crescimento nos EUA na atividade de streaming de áudio sob demanda em termos de variação percentual: Mundial, que inclui K-Pop e Afrobeats (+26,2%); Latino (24,1%); Country (+23,7%)
Compreender o ouvinte da Geração Z Country:
- Os ouvintes country da Geração Z nos EUA têm 48% mais probabilidade de descobrir novas músicas por meio de serviços de streaming de vídeo e/ou áudio do que o ouvinte médio de música dos EUA e +16% mais do que os ouvintes de música da Geração Z
- Os ouvintes country da Geração Z nos EUA têm 64% mais probabilidade de ouvir playlists compartilhadas por familiares e amigos do que a média dos ouvintes de música dos EUA e +16% mais probabilidade do que os ouvintes de música da Geração Z.
A música regional mexicana cresceu +60% em transmissões de áudio sob demanda nos EUA:
- A audiência regional mexicana dos EUA observa concentrações mais altas ao longo da costa oeste e no sudoeste em estados como o Texas. Esta audiência está alinhada com as tendências demográficas do Censo que ilustram os padrões da população hispânica nos EUA. Com 47% dos fãs latinos descobrindo novas músicas através de Amigos e Parentes, a ligação com a cultura é evidente.
Consumo de hip-hop nos EUA em 2023:
- Em um ano em que o Hip-Hop comemorou seu 50º aniversário, o gênero continua liderando todos os outros no consumo nos EUA (Álbuns com TEA com áudio sob demanda SEA)
- No entanto, o streaming de áudio sob demanda atual vs catálogo dos EUA revela que o streaming atual de R&B/Hip-Hop caiu 7,1% em volume desde 2022, enquanto o catálogo cresceu 11,3%.
Tendência 2: Idiomas, Ouvintes e Locais
- Seis artistas de música latina alcançaram mais de 1 bilhão de streams de áudio sob demanda nos EUA (Bad Bunny, Peso Pluma, Eslabon Armado, Karol G, Junior H, Fuerza Regida) com cada um desses artistas no Top 125 dos EUA em streaming de áudio de 2023
- A participação de streaming de conteúdo em inglês entre as 10 mil faixas de streaming mais populares nos EUA (streams sob demanda, incluindo áudio e vídeo) diminuiu 3,8% desde 2021, enquanto o conteúdo em espanhol cresceu +3,8% no mesmo período.
- A participação do conteúdo em inglês nas 10 mil principais faixas globais (total de transmissões sob demanda, incluindo áudio e vídeo) também continuou a diminuir, enquanto o conteúdo em hindi cresceu junto com o mercado de streaming da Índia.
- 63% da Geração Z e 65% dos Millennials concordam que “ouvem novas músicas para experimentar novas culturas e perspectivas”.
- Os ouvintes de música multilíngues têm maior probabilidade de descobrir músicas por meio de trilhas sonoras de filmes (+34%), programas de TV exclusivos de plataformas de streaming (+36%) e videogames (+50%)
- Os ouvintes de música multilíngues têm 42% mais probabilidade do que o ouvinte médio de música de dizer que “ter acesso à música de artistas globais” é importante ao escolher um serviço de streaming.
Tendência 3: aumento nos streams
- A representação de artistas femininas no volume de streaming de áudio entre os 500 artistas mais transmitidos nos EUA cresceu +4,2 pontos percentuais de participação entre 2022 e 2023.
- Houve uma média de 103,5 mil novos ISRCs entregues a DSPs todos os dias em 2023, o que representa um aumento de 10,8% em relação a 2022, quando houve uma média de 93,4 mil entregues por dia.
- 436 mil faixas (ISRCs) foram transmitidas 1 milhão ou mais vezes globalmente em 2023, acima das 373,5 mil faixas em 2022
- O gasto médio com streaming de música nos EUA aumentou em 2023, mas os ouvintes da Geração Z relataram gastar 11% menos em serviços de streaming de música por mês em comparação com 2022.
- As faixas lançadas nos últimos 5 anos (2019-2023) representam 48,3% do streaming de áudio dos EUA quando se analisa as 500 mil faixas principais
Tendência 4: Negócios além dos streams
- Vendas D2C (direta ao consumidor) nos EUA aumentaram 38,6% em 2023, para 11,8 milhões no total; As vendas de vinil D2C aumentaram 39,8% ano a ano e os CDs aumentaram 12,9%. Além disso, mais de 60% de todas as vendas D2C dos EUA foram títulos atuais
- 18% dos ouvintes de música nos EUA são Super Fãs.
- Os superfãs gastam +76% mais em música por mês do que o ouvinte médio de música nos EUA.
- Os superfãs gastam +126% mais em produtos de artistas do que o ouvinte médio de música.
- O fã médio de K-Pop tem 50% mais probabilidade de comprar produtos para um evento musical ao qual não compareceu e relatou o valor de US$ 30,20 como o preço ideal para produtos de camisetas.