#Noticias

Patricinhas com Lula: Influencers estouram suas próprias bolhas e se posicionam

Influencers estouram as próprias bolhas e se manifestam politicamente (Foto: Instagram/@giovannaferrarezi/@bianca/@ricademarre)

O simples ato de se posicionar politicamente nas redes sociais se tornou uma questão para os influenciadores. Afinal, muitos temem perder seguidores caso declarem em quem votarão para presidente. É comum encontrar resistência em produtores de conteúdos que lucram milhões com a internet ou já vinham de realidade abastada. Mesmo assim, há muita gente que faz questão de estourar a própria bolha e se posicionar.

Boca Rosa perde seguidores após eleições (Foto: Instagram/@bianca)

LEIA MAIS:

O movimento “patricinhas com Lula” surgiu a partir de um tweet viralizar nas redes sociais. A mensagem trazia uma resposta de Giovanna Ferrarezi sobre, apesar de ser patricinha, ter consciência política. A blogueira, neste período de eleições, se posicionou a favor de Lula, candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Hoje eu voto pra quem realmente precisa do governo. Tirando a raiva imensa que sinto do presidente todos os dias e dos preços que aumentaram pra cacete, pouca coisa muda na minha vida, independente de quem esteja no poder“, declarou Giovanna. “Eu vou sempre conseguir me virar e tenho total consciência disso“, completou.

É pelas pessoas que não têm essa possibilidade nesse momento que eu voto. Patricinhas gostosas com Lula no 2º turno“, finalizou a influencer. A resposta, claro, surpreendeu muita gente. Afinal, não é sempre que uma pessoa com privilégios assume o seus próprios privilégios.

Quem também fez questão de se posicionar foi a eterna Boca Rosa. Quem acompanha Bianca Andrade desde o começo sabe que a carioca nasceu e foi criada na Maré, o maior complexo de favelas da cidade do Rio de Janeiro. A influenciadora ganhou bastante dinheiro por conta da internet e mesmo vivendo outra realidade atualmente, entende o poder seu voto.

LEIA MAIS:

Pra você que conhece a minha história, sabe de onde eu vim, vai entender o meu posicionamento. Vai ver que não faz o menor sentido, hoje, votar num cara que não defende nada daquilo que eu acredito“, declarou Bianca em seus Stories, ainda na época do 1º turno. Aliás, neste semana a blogueira confirmou a perda de 100 mil seguidores, mas percebeu que ficará melhor sem eles.

(Foto: Instagram/@bianca)

A alagoana Gabriela Sales, mais conhecida como Rica de Marré, foi outra que perdeu seguidores após se posicionar politicamente. A jovem conquistou aos poucos o seu lugar na internet e atualmente é bastante requisitada pelas marcas. Sempre bem-humorada, a influenciadora utilizou o deboche para declarar o seu voto em Lula e também ignorou a queda de seguidores.

Felizmente, elas não são as únicas que tem aderido ao “movimento”. Muitos influenciadores que já conquistaram a estabilidade na profissão têm se posicionado sem medo, como Foquinha, Nah Cardoso, Erick Mafra e muito mais! Veja:

@reistainara Respondendo a @cassiasinhoreli1 ♬ som original – Tainara Reis –

@notrabalho Respondendo a @cookingisgivinglove vamos de top 13 corretivos siiiim! #corretivo #darkcircles #olheiras ♬ som original – carla notrabalho

@foquinha Que emoção! Apresentamos juntos a live no tapete vermelho do grande último ato da campanha do @@luladasilvaoficial É o vira voto pro Brasil voltar a sorrir ❤️ #BrasilDaEsperança ♬ som original – Foquinha

@leosemfiltro o voto é secreto e o look é discreto. #grwm #arrumesecomigo #eleicoes2022 ♬ som original – Luladasilvaoficial

Por que é importante se posicionar?

Ninguém é obrigado a revelar o seu voto. Aliás, é um direito de todo cidadão manter isso em segredo. Mas, ser sincero e realista com os seus seguidores é algo que só traz vantagens para o produtor de conteúdo. Estamos acostumados a seguir pessoas com mais de 30 milhões de seguidores, que fazem viagens internacionais quando querem, grandes festas e estão sempre com roupas novas. Mas, essa não é nem de longe a realidade do brasileiro.

LEIA MAIS:

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil voltou para o Mapa da Fome em 2022. Atualmente cerca de 4,1% da população não sabe quando fará a sua próxima refeição. São 61 milhões de brasileiros enfrentando dificuldade para comer, desde 2019. Vale lembrar que entre 2014 e 2016 eram menos de 4 milhões.

Um estudo chamado “Mapa da Nova Pobreza“, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), confirma que a pobreza no Brasil aumentou durante a pandemia. Em 2021, quase 70 milhões de brasileiros viviam com uma renda domiciliar per capita de até R$ 497 mensais. Bem diferente da realidade de muitas blogueiras, né?

Virginia ganha presente no valor de R$ 151 mil (Foto: Instagram/@virginia)

A vida de milhões de brasileiros só mudará quando houver um líder político preocupado com essas causas, em criar políticas públicas, investir em educação e olhar para quem tem fome. É muito fácil não se preocupar com isso quando essa é uma realidade distante. Aliás, muitos influenciadores não tocam no assunto porque é algo que não faz parte de suas bolhas e por isso eles não se importam.

O Brasil é um país desigual, o que significa que a concentração de riqueza pertence a um grupo muito pequeno de pessoas. Vender uma vida luxuosa enquanto o restante do país luta para sobreviver pode soar bem injusto, né? Por isso é importante que pessoas desse outro lado se posicionem e utilizem sua visibilidade para tentar melhorar a vida de quem os segue.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Destaques

#Noticias

Um mulher húngara chamada Gabriella Gaspar está tentando comprovar a paternidade de sua filha, que supostamente seria fruto de uma relação dela com Neymar...

#Noticias

Xamã e Sophie Charlotte não fazem mais questão de esconder o romance e, neste domingo (24), curtiram juntinhos o segundo dia do Mainstreet Festival,...

#Noticias

Transmitida ao vivo, a final mundial do jogo “Free Fire” foi realizada neste domingo (24) aqui no Brasil, precisamente na Arena Carioca 1, no...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile