in ,

Eleições 2022: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) vão se enfrentar no segundo turno

Fotos: AgNews

O Brasil acompanhou, nas últimas horas, a apuração da urnas eletrônicas, após o fim do primeiro turno das eleições para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. O resultado definiu que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão um segundo turno das eleições. Com 90,26% das urnas apuradas, o petista tinha 47,12% dos votos válidos, enquanto o candidato à reeleição estava com 44,32%.

Foto: @ricardostuckert | @jairmessiasbolsonaro (Instagram)

LEIA MAIS: 

Apesar do resultado favorável a Lula, o atual presidente aparece à frente em todas as regiões do país, com exceção no Nordeste – berço eleitoral do petista.

Bolsonaro venceu no Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Lula teve mais votos do que o candidato do PL no Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Simone Tebet (MDB) recebeu 4,21% e ficou com a terceira colocação, Ciro Gomes (PDT) teve 3,05% dos votos. A eleição registrou 20% de abstenções. A votação do segundo turno das eleições acontece no dia 30 de outubro.

Apoio de artistas durante a campanha

A campanha de Lula (PT) recebeu uma amplo apoio da classe artística, fazendo com que grandes estrelas da música, da televisão e internet. Na cultura pop, o petista dominou: Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla, Luísa Sonza, Duda Beat, Marina Sena, Manu Gavassi e Juliette foram apenas alguns nomes que declararam voto no ex-presidente.

Anitta critica governo e ganha curtida de Lula
(Foto: Reprodução / Instagram @anitta e @lulaoficial)

Veteranos também fizeram coro a campanha de Lula – Caetano Veloso, por exemplo, deixou de apoiar Ciro Gomes, para ajudar o petista. Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia e Djavan se manifestaram diversas vezes ao longo do período eleitoral. Entre os influenciadores digitais, Gkay, Bianca Andrade e, até mesmo, Carlinhos Maia ficaram ao lado do ex-presidente.

Foto: @anittacrave

Nomes do entretenimento internacional também se empenharam na campanha petista. Os atores Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Mark Hamil enviaram mensagens aos fãs brasileiros pedindo votos em Lula. Os músicos Roger Waters e Tom Morello fizeram o mesmo.

LEIA MAIS: 

O tradicional apoio de sertanejos ao presidente Jair Bolsonaro foi mais tímido desta vez. Zé Neto, dupla de Cristiano, e Gusttavo Lima foram os mais expressivos neste primeiro turno da campanha. Enquanto João Guilherme votou em Lula, Zé Felipe e Leonardo ficaram ao lado do atual presidente. A declaração de voto do jogador de futebol Neymar a favor do candidato à reeleição também chamou a atenção.