O simples ato de se posicionar politicamente nas redes sociais se tornou uma questão para os influenciadores. Afinal, muitos temem perder seguidores caso declarem em quem votarão para presidente. É comum encontrar resistência em produtores de conteúdos que lucram milhões com a internet ou já vinham de realidade abastada. Mesmo assim, há muita gente que faz questão de estourar a própria bolha e se posicionar.
LEIA MAIS:
- Bruna Marquezine expõe ataques na web após declarar apoio a Lula
- Lula ou Bolsonaro? Veja reação dos famosos ao segundo turno das Eleições 2022!
- Eleições 2022: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) vão se enfrentar no segundo turno
O movimento “patricinhas com Lula” surgiu a partir de um tweet viralizar nas redes sociais. A mensagem trazia uma resposta de Giovanna Ferrarezi sobre, apesar de ser patricinha, ter consciência política. A blogueira, neste período de eleições, se posicionou a favor de Lula, candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
“Hoje eu voto pra quem realmente precisa do governo. Tirando a raiva imensa que sinto do presidente todos os dias e dos preços que aumentaram pra cacete, pouca coisa muda na minha vida, independente de quem esteja no poder“, declarou Giovanna. “Eu vou sempre conseguir me virar e tenho total consciência disso“, completou.
“É pelas pessoas que não têm essa possibilidade nesse momento que eu voto. Patricinhas gostosas com Lula no 2º turno“, finalizou a influencer. A resposta, claro, surpreendeu muita gente. Afinal, não é sempre que uma pessoa com privilégios assume o seus próprios privilégios.
morrendo o movimento patricinhas com lula pic.twitter.com/nj0smwICR2
— gui (@guixmas) October 4, 2022
Quem também fez questão de se posicionar foi a eterna Boca Rosa. Quem acompanha Bianca Andrade desde o começo sabe que a carioca nasceu e foi criada na Maré, o maior complexo de favelas da cidade do Rio de Janeiro. A influenciadora ganhou bastante dinheiro por conta da internet e mesmo vivendo outra realidade atualmente, entende o poder seu voto.
LEIA MAIS:
- Memes com Lula viralizam na web em dia de eleição; confira!
- Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars, reitera apoio a Lula
- O voto é secreto? João Guilherme declara apoio a Lula
“Pra você que conhece a minha história, sabe de onde eu vim, vai entender o meu posicionamento. Vai ver que não faz o menor sentido, hoje, votar num cara que não defende nada daquilo que eu acredito“, declarou Bianca em seus Stories, ainda na época do 1º turno. Aliás, neste semana a blogueira confirmou a perda de 100 mil seguidores, mas percebeu que ficará melhor sem eles.
A alagoana Gabriela Sales, mais conhecida como Rica de Marré, foi outra que perdeu seguidores após se posicionar politicamente. A jovem conquistou aos poucos o seu lugar na internet e atualmente é bastante requisitada pelas marcas. Sempre bem-humorada, a influenciadora utilizou o deboche para declarar o seu voto em Lula e também ignorou a queda de seguidores.
Perdi 100 mil seguidores, mas ganhei 13 mil. Coincidência? Acho que não. Sejam bem vindos os poucos e bons pic.twitter.com/uavTjJ9A6l
— Rica de Marré (@ricademarre) October 4, 2022
Felizmente, elas não são as únicas que tem aderido ao “movimento”. Muitos influenciadores que já conquistaram a estabilidade na profissão têm se posicionado sem medo, como Foquinha, Nah Cardoso, Erick Mafra e muito mais! Veja:
@reistainara Respondendo a @cassiasinhoreli1 ♬ som original – Tainara Reis –
@notrabalho Respondendo a @cookingisgivinglove vamos de top 13 corretivos siiiim! #corretivo #darkcircles #olheiras ♬ som original – carla notrabalho
@foquinha Que emoção! Apresentamos juntos a live no tapete vermelho do grande último ato da campanha do @@luladasilvaoficial É o vira voto pro Brasil voltar a sorrir ❤️ #BrasilDaEsperança ♬ som original – Foquinha
@leosemfiltro o voto é secreto e o look é discreto. #grwm #arrumesecomigo #eleicoes2022 ♬ som original – Luladasilvaoficial
Por que é importante se posicionar?
Ninguém é obrigado a revelar o seu voto. Aliás, é um direito de todo cidadão manter isso em segredo. Mas, ser sincero e realista com os seus seguidores é algo que só traz vantagens para o produtor de conteúdo. Estamos acostumados a seguir pessoas com mais de 30 milhões de seguidores, que fazem viagens internacionais quando querem, grandes festas e estão sempre com roupas novas. Mas, essa não é nem de longe a realidade do brasileiro.
LEIA MAIS:
- Fátima Bernardes declara voto em Lula: “Esperei por uma 3ª via que não aconteceu”
- Carlinhos Maia sai de cima de muro e declara voto em Lula
- Toda de vermelho, Maisa declara apoio a Lula e brinca: “O voto é secreto”
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil voltou para o Mapa da Fome em 2022. Atualmente cerca de 4,1% da população não sabe quando fará a sua próxima refeição. São 61 milhões de brasileiros enfrentando dificuldade para comer, desde 2019. Vale lembrar que entre 2014 e 2016 eram menos de 4 milhões.
Um estudo chamado “Mapa da Nova Pobreza“, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), confirma que a pobreza no Brasil aumentou durante a pandemia. Em 2021, quase 70 milhões de brasileiros viviam com uma renda domiciliar per capita de até R$ 497 mensais. Bem diferente da realidade de muitas blogueiras, né?
A vida de milhões de brasileiros só mudará quando houver um líder político preocupado com essas causas, em criar políticas públicas, investir em educação e olhar para quem tem fome. É muito fácil não se preocupar com isso quando essa é uma realidade distante. Aliás, muitos influenciadores não tocam no assunto porque é algo que não faz parte de suas bolhas e por isso eles não se importam.
O Brasil é um país desigual, o que significa que a concentração de riqueza pertence a um grupo muito pequeno de pessoas. Vender uma vida luxuosa enquanto o restante do país luta para sobreviver pode soar bem injusto, né? Por isso é importante que pessoas desse outro lado se posicionem e utilizem sua visibilidade para tentar melhorar a vida de quem os segue.