No dia 18 de março Luísa Sonza lançou o single “BRABA“, que acabou sendo o maior sucesso de sua carreira. O clipe foi gravado antes da quarentena, sendo um dos poucos superproduzidos do ano. O resultado, com isso, foi muito positivo. No dia 02 de abril a música chegou ao primeiro lugar do Spotify Brasil, algo inédita com uma música solo da cantora.
Foto: Divulgação
O sucesso de “BRABA” foi orgânico e impressionante. Para entender melhor como tudo aconteceu, o Mundo da Música MM elaborou uma tabela que demonstra ecossistema da música. De quais formas uma música pode ser consumida? Essa é a questão.
A tabela mostra dados do YouTube. Só o clipe oficial, já ultrapassa 94 milhões de visualizações. Além disso, há vídeos de apoio, como aquele que apresenta a coreografia e a letra. Como um hit costuma fazer, inspirou covers, paródias e remixes, agregando engajamento.
No Spotify, “Braba” já tem mais de 55 mil plays. A tabela deixa claro a importância da presença em playlists. Além daquelas oficiais, também é importante entrar em playlist pessoais dos usuários, representando um engajamento mais orgânico.
O fenômeno do TikTok também deve ser considerado. Muito popular no meio jovem, a música foi impulsionada e usada para vídeos divertidos. Por meio de challenges, a junção dos vídeos com a música nessa plataforma tem mais visualizações do que o próprio clipe oficial.
Com isso, “Braba” prova que possuiu um planejamento muito bem estruturado e executado. Um sucesso memorável!