in , ,

Lovezinho x Say It Right: Nelly Furtado cobrou os direitos autorais da música?

A faixa que virou um sucesso no carnaval foi envolvida em uma polêmica com a cantora canadense

Lovezinho x Say It Right: Nelly Furtado cobrou os direitos autorais da música?
Treyce e Nelly Furtado. (Foto: Instagram/@eutreyce e Mathew Tsang/Getty Images - Uso autorizado POPline)

Um dos sucessos do Carnaval em 2023 foi “Lovezinho”, música cantada por Treyce, de apenas 17 anos. A canção, que conquistou o público depois dos vídeos feitos pelo influenciador Xurrasco, possui interpolação de um hit que marcou os anos 2000, “Say It Right”, da Nelly Furtado. Mesmo depois de gravar um vídeo onde se divertia com a coreografia, a cantora estaria atrás dos direitos autorais da canção. Entenda essa situação!

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

 LEIA MAIS:

“Lovezinho” tem WK como compositor principal que já trabalhou com vários artistas, como IZA, Léo Santana, Mirella e Ana Castela. Em suas redes sociais, o artista comentou que a canção não trata-se de um plágio de “Say It Right”. Na verdade, segundo ele, a música gravada por Trayce é uma versão da original, lançada nos anos 2000 por Nelly Furtado.

A música foi construída em cima de uma interpolação da canção original. Diferentemente do sample, que é a adição da parte de uma música em outra, “Lovezinho” recriou a melodia conhecida no sucesso da cantora canadense para se adaptar à faixa de Treyce.

Vale lembrar que essa prática é bem comum no mercado e já foi utilizado por grandes nomes como por exemplo Anitta, em “Biquini Vermelhinho”, Ludmilla, em “Sou Má”, Mari Fernandez, em “Teu Amigo Cuidou”, Taylor Swift, em “Look What You Made Me Do”, ou Olivia Rodrigo, em “good 4 u”.

Ou seja, músicas com interpolações são comuns e não devem ser caracterizadas como plágios. No entanto, é fundamental que tenha-se a autorização dos artistas envolvidos na obra original que serviu de base para a produção do novo produto, mesmo que sejam de países diferentes.

Nelly Furtado foi atrás dos direitos autorais de “Lovezinho”? Entenda!

A produção original foi lançada em 2006, como parte do “Loose”, terceiro álbum da Nelly Furtado. A faixa foi criada por Timbaland, que já trabalhou ao lado de Beyoncé, Jay-Z, Justin Timberlake, Madonna e Sam Smith, e Danja, que já colaborou com SZA, Britney Spears, DJ Khaled, Pink, Gucci Mane e Mariah Carey.

Na época, “Say It Right” foi um sucesso que dominou as paradas musicais e chegou ao primeiro lugar da Billboard Hot 100. A canção chegou a receber duas indicações no Grammy. No ano seguinte ao seu lançamento, ficou como a segunda música mais vendida do mundo, atrás apenas de “Umbrella”, da Rihanna.

De acordo com WK, ninguém da equipe da Nelly Furtado ou sua gravadora vieram atrás dos responsáveis por “Lovezinho”. Na verdade, ele afirmou que a solicitação de versão foi feita e que atualmente os artistas estão negociando os direitos da música.

“A solicitação de versão já foi feita, já existe negociação em andamento. Agora, o tempo de resposta foi um pouco demorado… mas como todo hit internacional, depende de uma série de ajustes contratuais”, comentou pelas redes sociais.

No caso de “Say It Right”, essa negociação pode ser mais demorada, já que Nelly Furtado, Timbaland e Danja possuem direitos sobre a música. Dessa forma, WK Treyce dependem de autorização de todos os nomes envolvidos com a faixa original para que “Lovezinho” continue embalando diversos vídeos pela internet.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!