Um assunto muito temido quando falamos sobre festivais de música são os cancelamentos, principalmente quando se trata dos headliners, ou seja, das atrações principais. Falta menos de um mês para o Lollpalooza 2024 acontecer e, até agora, quatro nomes de seu line-up deram para trás. A esperança é que esse número não aumente, até porque, pagar ingresso nos dias de hoje não está nada fácil…
LEIA MAIS:
- Lolla Double: Com novidades no line-up, festival anuncia nova modalidade de ingressos
- Lolla 2024: Dove Cameron e Rina Sawayama justificam cancelamentos, mas fãs não perdoam
- Lollapalooza 2024: 6 dicas para quem vai curtir o seu primeiro festival
O primeiro — e mais impactante — foi o cancelamento do Paramore, que se apresentaria no sábado, 23 de março. O anúncio foi feito no dia 18 de janeiro pela organização do evento, que confirmou o Kings of Leon no lugar do trio liderado por Hayley Williams.
No fim de 2023, o contrato da banda com a gravadora Atlantic Records chegou ao fim após 20 anos e acredita-se que isso influenciou diretamente na decisão, tanto que outros shows também foram revogados. Ademais, existe o rumor que o Paramore pretende regravar toda sua discografia, assim como fez Taylor Swift.
Já nesta semana, o Lollapalooza 2024 revelou que Dove Cameron, Rina Sawayama e Jaden não fariam suas apresentações no evento em São Paulo, no mês que vem. Novas atrações foram adicionadas à programação – Greta Van Fleet e Jessie Reyez, respectivamente.
Dona do hit “Boyfriend”, Dove Cameron se apresentaria no Autódromo de Interlagos no dia 24 de março, mas avisou aos fãs que seu novo show ainda não está pronto já que ela tem se dedicado inteiramente ao novo álbum nos últimos tempos. Através de um comunicado nas redes sociais, a ex-act do Disney Channel pediu desculpas aos fãs sul-americanos e prometeu voltar em breve com um show à altura do que eles merecem.
LEIA MAIS:
- Sem Paramore no Lolla 2024, relembre grandes shows cancelados no Brasil
- Paramore: saiba como ter reembolso após cancelamento no Lollapalooza Brasil
- Kings of Leon no lugar do Paramore no Lollapalooza Brasil 2024
Já Rina Sawayama, que havia sido escalada para o dia 23 de março, no Lollapalooza, não deu maiores detalhes do por que não virá ao país, alegando “motivos imprevistos”. A artista, que já gravou com Pabllo Vittar, também declinou sua participação nas edições argentina e chilena do festival, bem como no Estereo Picnic. Ela prometeu que vem assim que puder, também recebendo críticas por grande parte de seu público.
Jaden, por sua vez, não se manifestou até a publicação desta matéria.
Não existe uma “cláusula de cancelamento” nos contratos
Em entrevista ao Splash, Marcelo Beraldo, curador artístico do Lolla, afirmou que cancelamentos são um fenômeno em festivais no mundo todo. “Os motivos passam por doença, custos de viagens e o fator saúde mental, do qual não se fala tanto”.
Já Leca Guimarães, diretora mundial do festival, revelou que não existe uma “cláusula de cancelamento” nos contratos. “Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro”.
O Lollapalooza 2024 acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de março.