A indústria dos videogames é uma das maiores e mais lucrativas do planeta e o Brasil é um grande mercado de games, figurando como o maior da América Latina e o 13º maior do mundo, segundo dados da NewZoo. Mas o Brasil é também muito mais do que um consumidor de games, é também desenvolvedor.
Apesar dos títulos de videogame produzidos por brasileiros ainda serem uma pequena parcela dentro de toda a indústria de games global, os jogos nacionais possuem bastante qualidade e seguem ganhando destaque no cenário gamer internacional.
Por isso, selecionamos 6 games brasileiros para você conhecer (caso ainda não conheça) e curtir!
Leia mais:
- Game XP 2021 acontece neste fim de semana; Saiba como assistir!
- Com foco na gameplay, Nintendo revela novo trailer de Metroid Dread
Confira a lista:
Horizon Chase Turbo
Um dos mais populares games brasileiros, sem dúvidas, é Horizon Chase Turbo. O título produzido pela desenvolvedora gaúcha Aquiris Game Studio tem inspiração em clássicos games de corrida da era 16-bit, como Top Gear.
Lançado originalmente para dispositivos mobile (iOS e Android), a popularidade do game chamou a atenção da Sony, que fez um convite para a Aquiris desenvolver a versão para PlayStation 4. O jogo, por sua vez, tornou-se o primeiro game brasileiro a ser vendido em versão física pela empresa japonesa.
Hoje, Horizon Chase Turbo está disponível para dispositivos mobile (iOS e Android), PC (Windows, Linux e macOS), PS4, Xbox One e Nintendo Switch.
Dandara
Outro game brasileiro bastante popular é Dandara. Lançado em 2018 pela desenvolvedora mineira Long Hat House, a protagonista que dá o nome ao jogo foi inspirada em uma guerreira negra que viveu no Brasil no século XVII.
O diferencial de Dandara está em sua jogabilidade: a movimentação da personagem acontece apenas por meio de saltos entre as diferentes superfícies do mapa.
Dandara está disponível dispositivos mobile (iOS e Android), PC (Windows), PS4, Xbox One e Nintendo Switch.
Evertried
Uma das grandes novidades de 2021 na indústria brasileira de games é Evertried. Produzida pela Lunic Games, Evertried mistura estratégia de turnos com o estilo rogue-like, tudo em um visual retrô pixel art HD.
Evetried está disponível para PC (Windows), PS4, PS5, Xbox One Xbox Series e Nintendo Switch.
No Place For Bravey
Também com visual pixel art HD, chega No Place For Bravery, da desenvolvedora brasiliense The Glitch Factory. O game coloca o jogador no controle de Thorn, um pai em busca de sua filha perdida. Os combates são intensos, ao melhor estilo Sekiro e Dark Souls. E avisamos: não espere clichês dos clássicos RPGs.
No Place For Bravery está disponível para PC e Nintendo Switch.
Dodgeball Academia
Quem nunca brincou de queimada na vida? Pois bem… É esse espírito de nostalgia que aposta a desenvolvedora Pocket Trap com o game Dodgeball Academia.
Misturando RPG e batalhas de dodgeball (queimada), Dodgeball Academia vem com um visual super animado, quase que saído diretamente de alguma animação da Cartoon Network ou Nickelodeon, e promete algumas boas horas de diversão despretensiosa.
Dodgeball Academia está disponível para PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch e também faz parte do catálogo do serviço Game Pass.
Kaze and the Wild Masks
Com fortes inspirações na franquia Donkey Kong Country, Kaze and the Wild Masks aposta em um belíssimo visual de pixel art, com animações fluídas.
A produção é do estúdio PixelHive, de Porto Alegre, e promete muita ação de plataforma 2D.
Kaze and the Wild Masks está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.