Nesta semana, um estudo da Ipsos chamado Most Influential Celebrities (MIC) revelou os nomes mais influentes do Brasil em 2024. A pesquisa, realizada há sete anos, avalia o impacto das figuras públicas na atualidade considerando aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia. Entre os destaques, estão Liniker e IZA como as únicas cantoras no Top 5!
LEIA MAIS:
- Liniker libera tracklist do novo disco, “CAJU”; conheça as parcerias!
- Exclusivo: Liniker assina contrato com a editora BOA Música
- Liniker é eleita imortal pela Academia Brasileira de Cultura nesta terça
A ipsos ressalta que Liniker utiliza sua música para celebrar a diversidade cultural do Brasil e promover uma transformação social. IZA, por sua vez, se destaca na cena musical e usa sua visibilidade para fortalecer a comunidade negra.
As representantes da música dividem o topo com Gisele Bündchen, que além de ser um ícone da moda, também abrange um estilo de vida saudável. Rebeca Andrade, atleta brasileira com mais medalhas olímpicas na história do país. E Jout Jout, que apesar de não lançar novos conteúdos, ainda é uma referência significativa para muitos jovens, graças aos seus vídeos sobre feminismo, relacionamentos e autoconhecimento.
LEIA MAIS:
- Estrela da Casa: MC Mayarah faz versão funk de “Meu Talismã”, da IZA
- IZA dá relato emocionante após ser homenageada em turnê de Caetano e Bethânia
- Relembre 5 vezes que a IZA não escondeu seu amor pelo reggae
No estudo deste ano, foram realizadas 2000 entrevistas on-line, avaliando 200 celebridades, em 40 atributos, como imagem e seus respectivos alinhamentos como porta-vozes de marcas. Veja o Top 5:
- Gisele Bündchen
- Rebeca Andrade
- Liniker
- Jout Jout
- IZA
O resultado mostra que a diversidade, poder feminino e representatividade negra são fatores que inspiram o brasileiro. Desde 2021, mulheres dominam o cenário da influência, representando cerca de 80% dos Top 30 nomes. Além das cinco primeiras, por exemplo, Rayssa Leal e a jogadora de futebol Marta Silva são outras duas atletas que aparecem muito bem colocadas no ranking geral da pesquisa.
Ademais, a pesquisa define que Anitta também teve um crescimento notável. Ela passou da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar neste ano. A melhora na posição no ranking geral da cantora é especialmente impulsionada por atributos ligados aos drivers de modernidade e forte conexão com o público jovem.
Ainda segundo a Ipsos, o conceito de influência no Brasil passou por uma transformação significativa, com a autenticidade e confiança substituindo a valorização da beleza, que predominava no ano passado.