in ,

Veja a linha do tempo do romance de Rei Charles e Camilla Parker

A história de amor de quase cinco décadas é marcada por polêmicas de traição, divórcio, espetacularização da mídia e até morte

(Foto: Getty Images - Uso autorizado POPline)

Em 2005, o Rei Charles III oficializou de uma vez por todas seu relacionamento de anos com Camilla Parker Bowles. O casamento foi um capítulo marcante na história de quase cinco décadas do casal, que se fortaleceu em meio a polêmicas de traição, divórcio, espetacularização da mídia e até morte. A seguir, veja a linha do tempo do romance dos dois, que neste sábado (6) serão coroados na Abadia de Westminster, em Londres, após morte da Rainha Elizabeth II.

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

(Foto: Getty Images – Uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

A revista gringa Vanity Fair revisitou a trajetória de Charles e Camilla, destacando pontos altos e baixos, além de acontecimentos marcantes — não só para o casal, como para a família real britânica como um todo. Afinal, se tem uma assunto que ainda dá o que falar é o relacionamento dos monarcas.

1970: Príncipe Charles e Camilla se conhecem

No verão de 1970, Camilla, que na época tinha 24 anos e usava o sobrenome de solteira Shand, conheceu o então Príncipe Charles, de 22 anos, em uma partida de polo no Windsor Great Park. Inúmeros relatos indicam que foi amor à primeira vista e que o casal começou uma relação descrita como “alegre, pacífica e mutuamente feliz”. Porém, forças maiores levaram os dois a caminhos separados.

1973: Camilla se casa com Andrew Parker Bowles

Após anos de encontros esporádicos com o príncipe, Camilla se casou com o oficial militar britânico Andrew Parker Bowles. Juntos, eles tiveram dois filhos, Laura e Tom. O monarca, por sua vez, engatou vários namoros e levantou dúvidas sobre quem seria a escolhida para ocupar o trono ao seu lado.

1981: Príncipe Charles se casa com a Lady Diana Spencer

Até que, aos 33 anos de idade, Charles se casou com a jovem de 20 anos Diana Spencer. O casamento foi um marco histórico assistido por mais de 750 milhões de pessoas, mas, de acordo com a princesa, as festividades da época foram “abafadas” quando, dias antes das núpcias, ela descobriu um presente do seu futuro marido para Camilla. Era uma pulseira de ouro, com um amuleto gravado com as letras “F e G”, que significavam “Fred e Gladys”, os apelidos do, então, ex-casal.

(Foto: Divulgação)

1986: O affair entre Charles e Camilla recomeça

Incapazes de se manterem afastados um do outro e infelizes nos seus respectivos casamentos, o Charles e Camilla teriam começado um caso em 1986. Mais tarde, o príncipe admitiu ter traído a Princesa Diana, mas só depois de o seu casamento ter “quebrado irremediavelmente, depois de ambos terem tentado”.

1989: Princesa Diana confronta Camilla

Em 1989, a Princesa Diana confrontou Camilla sobre o caso numa festa de aniversário, no que ela considerou um dos seus momentos mais corajosos. “Eu disse: ‘Eu sei o que se passa entre você e o Charles, e só quero que saiba disso'”, contou ao jornalista Andrew Morton. “Ela me respondeu: ‘Você tem tudo o que sempre quis. Todos os homens do mundo se apaixonam por você e tem dois filhos lindos, o que mais quer?’. Então eu disse: ‘Quero o meu marido'”.

1993: Camillagate

Em 1993, os jornais The Sunday Mirror e People publicaram transcrições de uma chamada telefônica privada entre Charles e Camilla. A conversa incluía gracejos sexuais entre os dois, incluindo uma reflexão do príncipe que ganhou as manchetes: “Oh, Deus. Vou viver dentro das suas calças ou algo assim. Seria muito mais fácil!”. Depois, ele ainda brincou com a possibilidade de se transformar no absorvente dela. Este episódio ficou conhecido com Camillagate.

1995 & 1996: Divórcio duplo

O caso foi exposto ao mundo e Camilla e Andrew Parker Bowles divorciaram-se em 1995. Um ano depois, em 1996, o divórcio entre Charles e Diana foi finalizado. Para Camilla, isso trouxe algum alívio após anos de extremo escrutínio público. “Fui julgada durante tanto tempo que foi preciso encontrar uma forma de viver com isso”, disse Camilla à Vogue. “Ninguém gosta de estar sempre nos holofotes e, sabe, sendo criticado… Mas acho que, no final, acabei ultrapassando tudo isso e segui em frente. Temos que seguir em frente com a vida”.

1999: Nova fase

Após a trágica morte da Princesa Diana em 1997, os planos para apresentar Camilla ao público foram suspensos. Em Janeiro de 1999, os dois foram finalmente fotografados juntos em público na saída de uma festa de aniversário da irmã dela, Annabel Elliot, no Hotel Ritz, em Londres.

2005: Príncipe Charles e Camilla se casam

Em 9 de Abril de 2005, um radiante Príncipe Charles e uma Camilla visivelmente nervosa se casaram numa cerimónia civil em Windsor Guildhall. O casamento foi depois abençoado na Capela de São Jorge. Os filhos dele com Diana, Príncipe Harry e o Príncipe William, estavam presentes. Depois, a nova esposa passou a ser chamada de Duquesa da Cornualha.

(Foto: Getty Images – Uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

2016: Rainha Elizabeth coloca Camilla em seu Conselho Privado

Em 2016, a rainha homenageou a Duquesa da Cornualha com um lugar em seu Conselho Privado. O gesto foi visto como um reconhecimento real do serviço incansável de Camilla à coroa e do seu futuro como esposa do rei da Inglaterra.

2022: Charles se torna rei e Camilla é nomeada rainha consorte

No dia 8 de setembro de 2022, a Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos. Após uma vida inteira de espera, Charles tornou-se rei. No seu primeiro discurso, ele prestou uma homenagem à amada. “Este é também um momento de mudança para a minha família. Conto com a ajuda amorosa da minha querida esposa, Camilla”, declarou. “Em reconhecimento do seu leal serviço público desde o nosso casamento há 17 anos, ela será a minha rainha consorte. Sei que ela trará para as exigências do seu novo papel a inabalável devoção ao dever em que tanto tenho confiado.”

2023: Crise com Harry e o livro “Spare” + coroação

Em janeiro deste ano, o Príncipe Harry lançou o livro “Spare”, que foi um sucesso de bilheteria. Na obra ele não poupa palavras sobre sua madrasta, afirmando que ele e o seu irmão, o Príncipe William, imploraram ao pai para não casar com Camilla. Não é de hoje que a relação dele com a família está abalada, tanto que seu meio-irmão, Tom Parker Bowles, rebateu as críticas durante participação em um podcast chamado “The News Agents”. Sem papas na língua, declarou: “Ela casou com a pessoa que amava e foi isto que aconteceu”.

Apesar da rusga, Harry confirmou sua presença na coroação de Charles e Camilla, mas sem a presença de sua esposa, Meghan Markle. O evento coincide com o quarto aniversário do filho deles, o príncipe Archie.

(Foto: Getty Images – Uso autorizado POPline)

A coroação, inclusive, é mais simbólica do que nunca. Isso porque, no convite oficial emitido pela família real, Camilla é nomeada apenas como “Rainha Camilla” e não como “Rainha Consorte Camilla”. De acordo com uma fonte, “todas as anteriores rainhas consortes foram conhecidas como ‘Rainha’ mais o seu primeiro nome”. Ademais, os netos dela são pajens junto de George, neto de Charles e segundo na linha de sucessão, na cerimônia.

Onde assistir a cerimônia de coração no sábado (6)?

No Brasil, a GloboNews vai transmitir a cerimônia a partir das 6h do sábado com apresentação de Cecília Flesch e comentários do especialista em monarquia Francisco Vieira. O sinal estará aberto no GloboPlay e no site do G1 para quem não for assinante. Ademais, há a opção de acompanhar o evento por meio da transmissão ao vivo no site da emissora americana CBS ou no canal do YouTube da britânica Sky News Channel.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!