in ,

Liberatum Brasil: conheça a programação completa do evento global que chega à Salvador em novembro

O evento acontece dos dias 3 a 6 do próximo mês e contará com nomes como Viola Davis, Alcione, Debbie Harry, Luedji Luna, Angela Bassett, Lazzo Matumbi, o grupo Ilê Aiyê e outros

Veja quem vai cantar no show de encerramento do festival Liberatum! Foto: Divulgação

O festival internacional Liberatum acontecerá dos dias 3 a 6 de novembro, em Salvador, na Bahia. O festival global multidisciplinar de diplomacia cultural contará com nomes ao redor do mundo como Viola Davis, Alcione, Debbie Harry, Luedji Luna, Angela Bassett, Lazzo Matumbi, o grupo Ilê Aiyê e outras mentes criativas para a cultura negra. O line-up completo e a programação artística serão revelados nesta sexta-feira (27)  com a abertura de distribuição de ingressos por meio da plataforma Sympla.

Com investimento de US$ 500 mil, Festival Liberatum estreia no Brasil e celebra cultura negra
Naomi Campbell, Alcione, Taís Araújo e Lázaro Ramos estão entre as atrações confirmadas do evento gratuito que acontecerá em Salvador. Foto: Reprodução/Instagram

Leia Mais: 

 O Liberatum Brasil é uma plataforma internacional para defender igualdade, diversidade e inclusão, de forma multidimensional marcante para fornecer uma fonte vital de inspiração para o público. Expandindo a sua história na construção de programas multidisciplinares significativos em todo o mundo com talentos e visionários, a edição no Brasil será um festival de cultura, consciência e criatividade de classe mundial para inspirar comunidades com foco especial na cultura negra. 

“A chegada do Festival Liberatum ao Brasil acontece em um momento muito importante da historia do nosso país. Com nosso país de volta à agenda global e sediando eventos com relevância internacional tem um grande impacto para fomento cultural, promoção do turismo e geração de legado local”, pontua Flávio Saturnino, Diretor de Comunicação da Liberatum Brasil.

Flávio Saturnino, Diretor de Comunicação da Liberatum Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn.

 A Bahia é o estado mais negro do Brasil, com mais de três quartos de seus mais de 14 milhões de habitantes tendo suas raízes na África. Salvador tem a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano, mais de 80% dos habitantes. Algumas das maiores vozes culturais internacionais colaborarão com seus homólogos brasileiros, e em particular afro-brasileiros, para um programa original, eclético e abrangente a ser realizado em vários locais da capital baiana.

“O Festival Liberatum na Bahia vem em um mês importantíssimo, o de novembro, quando comemoramos a consciência negra no país (…) A diversidade existente na Bahia, vinda de brancos europeus, africanos e dos povos originários. Nós somos um povo que temos uma cultura muito própria no mundo. Por isso, queremos, através do Liberatum, aproveitar toda a mídia espontânea que o evento atrai para poder mostrar mais ainda ao mundo a força cultural da nossa terra, destaca Luís Maurício Bacellar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia.

Luís Maurício Bacellar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia. Foto: Divulgação.

O Secretário de Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, revelou que antes de assumir o cargo público já conversava com Pablo Ganguli, CEO do Liberatum, sobre a possibilidade de trazer o evento para a capital baiana há anos. 

“Esse evento abre, na verdade, o nosso projeto ‘Salvador Capital Afro’ do calendário de novembro, em que a gente tem o Liberatum conectando com o mundo, trazendo pessoas para conhecer a nossa cidade e para estar junto com criadores locais. Depois, nós temos ainda uma série de eventos, como mais à frente, Afropunk, Candyall e Tal, de cinema negro, como o Fianb (Festival Internacional de Audiovisual Negro do Brasil), trazendo atrações nacionais e internacionais. Vamos receber muita gente de fora também, que vamos ter o Desfile do Mundo Negro”, disse Pedro Tourinho, Secretário de Turismo de Salvador.

Pedro Tourinho, Secretário de Turismo de Salvador. Foto: Divulgação.

Pedro Tourinho acredita que o festival vai deixar para a capital baiana, o legado é da conexão com toda a cultura afro-diaspórica do mundo.

“O mundo virá a Salvador e vai se conectar com os nossos criativos, com segmentos da arte, cultura, política e liderança. Essa troca com os nossos talentos promove mudanças grandes, porque nos conecta com o mundo, conecta o mundo com a gente, que pode transformar em termos de referências, aprendizados, inspirações e tudo mais. Todos vamos trabalhar para que todo ano a gente consiga renovar esse legado e eu tenho certeza que todos vão se beneficiar disso, não só Salvador como também o mundo”, disse Pedro Tourinho.  

As edições anteriores do Liberatum

As edições anteriores do Festival Liberatum Global, cúpulas e outros eventos especiais aconteceram em Hong Kong, Estados Unidos, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, Índia, França, entre outros. 

Fundada em 2001, a missão do Liberatum é apresentar ao público mundial programas artísticos notáveis do mais alto calibre, apresentando visionários culturais, pioneiros e agentes de mudança como participantes para promover mudanças sociais, liberdade de expressão e aumentar a conscientização sobre questões importantes que afetam a humanidade.

“Estamos aqui para mostrar que não desistimos, mesmo com desafios, estamos seguindo. Vamos trazer esse festival de grande diversidade, direitos humanos e expressão criativa. Para reforçar, de novo, sem esse apoio muito importante da Prefeitura e, também do Governo do Estado, nada disso seria possível. Espero que vocês valham o seu apoio, a sua presença, porque o festival é sobre vocês. Todo mundo é bem-vindo, mas o festival não é só sobre pessoas importantes e patrocinadores e influencers, é para vocês”, disse Pablo Ganguli, CEO do Liberatum.

Pablo Ganguli, CEO do Liberatum. Foto: Divulgação.

 Os participantes convidados, homenageados e colaboradores de Liberatum, nas edições anteriores, incluíram os vencedores do Prêmio Nobel Wole Soyinka, Tawakkol Karman e Sir VS Naipaul, Pelé, Nicole Kidman, Will Smith, Cher, Gore Vidal, Zaha Hadid, Mark Ruffalo, Susan Sarandon, Hilary Swank, Vivienne Westwood, Tilda Swinton, Pabllo Vittar, Michael Douglas, Frank Gehry, David Hockney, Francis Ford Coppola, Zoe Saldana e Pharrell Williams, para citar apenas alguns.