O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton ganhou o título de cidadão honorário brasileiro na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira (7). O inglês, que está no Brasil para disputar o Grande Prêmio de Interlagos, recebeu a honraria após ter homenageado Ayrton Senna no GP de São Paulo, que aconteceu em 2021.
> Lewis Hamilton quase participou de “Top Gun: Maverick”
LEIA MAIS:
- Lewis Hamilton responde fala racista de Nelson Piquet em português
- Anitta recebe apoio de Lewis Hamilton durante recuperação do pai
- Lewis Hamilton inova e leva jovens designers negros ao MET Gala 2021
Hamilton foi homenageado pelos deputados durante sua passagem pelo Brasil. O Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), afirmou que o piloto se tornou, com o tempo, um dos ídolos dos brasileiros que acompanham a Fórmula 1. “O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração“, disse ele.
Melanie Hopkin, embaixadora do Reino Unido no Brasil, afirmou que ficou feliz com o título dado para Hamilton. “Ele ama o Brasil, e os brasileiros o admiram não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, escreveu.
O piloto também aproveitou a oportunidade para expor o seu carinho pelos brasileiros. “É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil“, agradeceu.
“Como um homem negro no esporte, ainda há muitos progressos a alcançar, mas estou muito comprometido com a mudança, com a diversidade. Sinto-me inspirado ao vir para o Brasil, onde vejo tanta gente lutando pela mesma causa, (onde) vejo um público tão diverso”, acrescentou.
Além disso, Lewis Hamilton reforçou seu respeito pela história de Ayrton Senna. “Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói”, comentou o heptacampeão mundial de Fórmula 1.
“Eu tinha cinco anos quando vi Ayrton correndo pela primeira vez, e foi naquele momento que eu soube que eu queria ser campeão mundial. Foi quando aprendi a saber mais sobre o Brasil; depois, comecei a jogar Fifa escolhendo o Brasil”, disse ele.
“EU QUERO DEDICAR ESSE MOMENTO A AYRTON SENNA. QUANDO EU, COM 5 ANOS VIA ELE CORRER, SOUBE QUE QUERIA SER UM CAMPEÃO MUNDIAL IGUAL A ELE”
LEWIS HAMILTON pic.twitter.com/wYok9m5w7L
— Jahmilton (@Jahmilton44) November 7, 2022