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‘Let’s Go 4’: o ‘set’ de 10 minutos que está no top 1 do Spotify Brasil

Para o POPline.Biz é Mundo da Música, Yuri Dinalli ‘Dentinho’, A&R da GR6, falou sobre os bastidores e o sucesso da faixa que conta com mais de 48 milhões de ouvintes na plataforma 

Foto: Divulgação.

Top 1 no charts do Spotify Brasil, ‘Let’s Go 4’, música de MC Ryan SP, DJ GBR, MC Davi, MC Don Juan, MC GH do 7, MC GP, MC IG, MC Kadu, MC Luki, MC PH e TrapLaudo, viralizou antes mesmo de ser lançada. Semanas antes de ser disponibilizada oficialmente nas plataformas de streaming, uma guia da faixa foi vazada e alcançou o Top 60 do Spotify, como conta Yuri Dinalli, A&R da GR6, mais conhecido como ‘Dentinho’.

A guia de ‘Let’s Go 4’, que vazou nas plataformas de streaming antes da data prevista foi derrubada e, em 13 de setembro deste ano, a versão final totalmente pronta foi lançada para o público.  No debut oficial, a música alcançou o Top 50 do Spotify Brasil e há algumas semanas está posicionada em primeiro lugar.

“Antes da gente lançar, essa música foi vazada, a gente derrubou, obviamente. Mas a faixa não oficial, vazada, antes do lançamento bateu Top 60. A gente derrubou para disponibilizar dentro dos padrões e ela estreou no Top 50″, conta Yuri Dinalli ‘Dentinho’.

Yuri Dinalli ‘Dentinho’, A&R da GR6. Foto: Reprodução/LinkedIn.

“Sempre tem uma troca entre o primeiro e segundo colocado, sobretudo, nos finais de semana, quando as músicas do segmento Urban têm uma quedinha e as músicas do segmento Sertanejo sobem. Mas fica um dia no Top 2 e volta para o Top 1”, completa.

O projeto ‘Let’s Go’ é encabeçado por DJ GBR, MC IG e MC Ryan SP. Os três, desde a primeira edição, são responsáveis por toda a parte criativa e, também, pelos nomes que vão se juntar a eles no ‘set’.

Para começo de conversa, Yuri Dinalli ‘Dentinho’ explica a diferença entre ‘set’ e ‘cypher’. Segundo o A&R da GR6, o primeiro, o beat não tem variações. Já o segundo, há alterações na batida.  

“Pontualmente, no que diz respeito à sua estrutura não existe tanta diferença entre cypher e ‘set’.  Na cypher, geralmente, a gente tem uma variação do beat, não costuma ser um para todos os artistas versarem. O DJ vai virando o beat e os artistas vão rimando em cima. Diferente do que a gente faz com o  ‘set’, que não tem variações e os artistas montam toda estrutura musical dentro de uma mesma produção”, destaca Yuri ‘Dentinho’.

Yuri Dinalli ‘Dentinho’, A&R da GR6. Foto: Reprodução/Instagram.

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O projeto ‘Let’s Go’

A primeira edição de ‘Let’s Go’ foi feita durante a pandemia da covid-19 e veio junto com um fenômeno dos ‘sets’. O momento era de reclusão, devido às exigências sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), e, por isso, os artistas estavam isolados em casa. Nesse contexto, Yuri ‘Dentinho’ conta que eles começaram a mandar áudios um para outro e foi assim que os primeiros ‘sets’ foram feitos.

“A gente começou a fazer ‘sets’ com bastante artistas para fazer com que os lançamentos tivessem bastante peso. O ‘Let’s Go’ surgiu dessa leva de ‘sets’ que a gente fez na pandemia. Se eu não me engano, a primeira é de 2020, começou como uma brincadeira, só que a marca começou a ficar forte e até virou festa depois. Hoje, é uma marca muito robusta no mercado”.

A primeira ‘Let’s Go’ é assinada por DJ GBR, MC IG, MC RYAN SP, Makalo, MC Cabezinho, MC GP, MC Kadu, MC Luki e MC Marks. Yuri ‘Dentinho’ toca o projeto desde o início, porque é Artístico e Repertório (A&R) direto de MC IG.

“É um projeto para os meninos que tem muito valor e eles se sentem confiantes em tocar essa primeira parte criativa, eu costumo fazer o acompanhamento e eles entregam a música praticamente pronta. Vez ou outra, trocamos, obviamente, ali, mas nesse projeto específico, ele foi encabeçado e concebido pelos três. Eles tocam e convidam. É um projeto que eles colocam muito carinho”, revela. 

Yuri Dinalli ‘Dentinho’, A&R da GR6. Foto: Reprodução/Instagram.

Ainda de acordo com Yuri ‘Dentinho’, lançar uma faixa com mais de três artistas foi  um movimento pensado, mas, ao mesmo tempo, orgânico. 

“A gente sabia que precisava unir mais artistas em uma faixa para ganhar mais peso para a gente lançar mais músicas que as pessoas ouviriam mesmo sem ter a presença do artista na rua, fazendo shows e divulgando a música. Perpassa entre o inconsciente e o consciente, uma coisa que a gente estudou para montar, mas ao mesmo tempo foi muito no ‘feeling’”, disse o A&R da GR6.

‘Let’s Go 4’ e seus 10 minutos cabem nos charts

No Brasil, embora o público esteja acostumado com músicas com uma duração longa, como com clássicos da música nacional como ‘Capítulo 4, Versículo 3’, do Racionais MC, nos últimos anos elas têm tido uma minutagem cada vez mais reduzida. Yuri ‘Dentinho’ vê a qualidade e o desempenho dos artistas em se dedicarem nos versos de ‘Let’s Go 4’ o motivo para o sucesso da faixa no topo do Spotify Brasil.

“Eu vejo o projeto ‘Let’s Go’ como um acontecimento, é como um cometa, que não é todo dia que a gente vê e não é toda hora que acontece. É um projeto que todos os artistas querem fazer um trabalho impecável, porque é uma marca muito forte, que os artistas novos têm a oportunidade de mostrar o seu talento. Então, eles querem versar muito bem, querem continuar falando dos temas do cotidiano muito bem e usarem métricas e rimas que agradem o público”, comenta.

O projeto ‘Let’s Go’ não tem uma periodicidade de lançamento. Yuri ‘Dentinho’ brinca: “É aquela história é um alinhamento dos planetas, é quando os planetas se alinham e os meninos se juntam e, principalmente, quando o GBR fala que o beat está pronto”.

O A&R da GR6 ainda revela que a ‘Let’s Go 4’, inclusive, foi lançada em um período entre dois lançamentos muito aguardados: o ‘Meu nome não é Igor’, de MC IG, disponibilizado em 31 de agosto, e ‘Um Toque de Malandragem’, de MC Ryan SP, que foi ao ar dia 12 de setembro. Segundo ele, que trabalha diretamente com MC IG, a estratégia para o artista era segurar novas músicas para que o álbum ganhasse “mais fôlego”.

“A ‘Let’s Go 4’ foi lançada uma entressafras de álbuns, que os artistas quiseram disponibilizar naquela hora. Esse projeto tem muito disso, os artistas trazem da rua o que estão sentindo e a gente vai nesse fluxo de troca entre a base, os A&Rs e eles. Quando eles acham que está na hora de lançar a próxima, a gente sempre está à disposição para servi-los com as melhores práticas do mercado”, conclui.