#Geek

Leona Lewis e “I See You”, a música esquecida de “Avatar”

Foto: Getty Images

Antes de The Weeknd… Antes de “O Caminho da Água“… Antes de tudo isso, havia um nome. Embora possa soar estranho e desconhecido para algumas pessoas (especialmente as mais novas), ele pertence à uma das vozes mais populares do R&B durante o início dos anos 2000: Leona Lewis. Dona de hits como “Bleeding Love” e “Better in Time“, a cantora e compositora é também a responsável por interpretar “I See You“, canção tema de “Avatar” (2009). Contudo, apesar do filme ter se tornado a maior bilheteria da história do cinema, a faixa não obteve o mesmo sucesso; ficando esquecida por muitos até hoje.

Foto: divulgação

Leia mais:

Lançada oficialmente em 03 de dezembro de 2009, uma semana antes da estreia global do filme, “I See You” foi escrita por Kuk Harrell e James Horner, e tem produção de Simon Franglen e James Horner. Desde o primeiro verso, a letra faz referências à trama de “Avatar“; principalmente ao conceito de ‘eu vejo você’, bastante explorado no longa. Caso você não se lembre, ou não tenha assistido, ele vai além de ver outra pessoa (ou neste caso, um Na’vi) diante de você; significa que você enxerga e respeita aquele indivíduo e sua totalidade.

Foto: Jason Merritt / Getty Images

Como “Avatar” foi o primeiro trabalho escrito, dirigido e produzido por James Cameron após o arrasa-quarteirão “Titanic“, havia muita expectativa em torno de “I See You“; uma vez que “My Heart Will Go On“, canção tema do filme de 1997 eternizada na voz de Céline Dion, se tornou um verdadeiro hit, com mais de 18 milhões de cópias vendidas. Aliás, os produtores Simon e Horner também foram os responsáveis pela faixa vencedora de 4 Grammy Awards e 1 Oscar.

O convite para Leona Lewis participar de “I See You” partiu do próprio Cameron. Um dos motivos que levaram a cantora a aceitar a proposta do cineasta foi o fato de que “Echo“, seu segundo álbum de estúdio, foi fortemente inspirado em diferentes filmes, e ela achou que seria uma ótima oportunidade para estar em uma trilha sonora. O cineasta, aliás, acreditava que a faixa seria capaz de repetir o desempenho de “My Heart Will Go On“, mas não foi o que aconteceu.

Foto: Kevin Winter / Getty Images

Leia mais:

“I See You”: recepção da crítica e desempenho nos charts

Como era de se esperar, “I See You” recebeu muitas comparações com “My Heart Will Go On“; tanto por parte de jornalistas musicais, quanto por parte do público em geral A opinião dos veículos de imprensa foi mista, com alguns elogios e críticas. Já nos charts, a faixa decepcionou.

Os vocais afinados de Leona Lewis não foram capazes de colocar a canção dentro da Billboard HOT 100, a parada de singles mais importante do mundo. “I See You” alcançou apenas o 24º lugar da US Adult Contemporary. Mesmo com algumas performances ao vivo, a faixa não decolou.

Na temporada de premiações, a atuação da música também foi fraca, conquistando somente duas indicações no total: uma na categoria de Melhor Canção Original do Globo de Ouro, e outra na de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual do Grammy Awards, perdendo em ambas.

Agora, 13 anos depois, o cantor The Weeknd tem a missão de não repetir o baixo desempenho de “I See You“. Um dos maiores nomes da música atual, o artista emprestou sua voz para “Nothing Is Lost (You Give Me Strength)“, canção tema de “Avatar: O Caminho da Água“, que já está em cartaz nos cinemas.

Será que ele conseguirá tornar a faixa um hit que ao menos chegue perto do desempenho de “My Heart Will Go On“? Isso só o tempo dirá!

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile