A Lagum soma quase três milhões de ouvintes mensais no Spotify e conquistou seu lugar na nova MPB com composições autorais que trazem melodias que misturam o pop, com reggae, com rock de um jeito muito pessoal.
Com foco em entender como funciona a gestão de carreira e planejamento estratégico da banda, o Podcast Cases do POPline.Biz é Mundo da Música, apresentado por Láisa Naiane e Rafa Ventura, bateu um papo com Pedro Calais, vocalista da banda, e Carol de Amar, CEO dA Macaco, que além de empresária dos meninos é também uma das fundadoras do Festival Sarará.
A dupla contou todos os detalhes de como começou a parceria entre eles, sobre o processo criativo das canções, estratégia de feats, investimento no digital e impactos da pandemia do planejamento de carreira da banda.
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Espontaneidade é uma das palavras que impera na trajetória da Lagum, banda nascida em Belo Horizonte (Minas Gerais), em 2014. Quando Pedro Calais, vocalista e compositor do grupo, postou despretensiosamente uma de suas músicas, o resultado foram vários compartilhamentos e, por consequência, um convite que daria início a tudo.
“Um promoter de uma casa de shows em BH me mandou mensagem convidando para fazer uma apresentação lá, numa época em que rolava muito cover, a música autoral de banda não estava rolando. Então, montei a banda com as pessoas que eu conhecia, que moravam perto de mim, que eram meus amigos de infância, e a gente montou a banda para fazer esse primeiro show”, lembra o vocalista.
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Em 2016, o grupo lançou o primeiro disco, “Seja O Que Eu Quiser”, mas foi em 2018 que a energia da Lagum ultrapassou os limites de BH, com o sucesso do single “Deixa”, gravado em parceria com Ana Gabriela. “Com Deixa, conseguimos projeção grande, não só no single, mas com o nome da banda. A gente ficou mais conhecido, mas já tínhamos um trabalho bem sólido”, lembra Pedro.
Desde então, Lagum passou a figurar entre festivais, como Planeta Brasil, Festival Sarará, 3R, Na Praia, entre outros, e atrações televisivas, como Só Toca Top – programa do qual participaram três vezes, e Encontro com Fátima Bernardes, ambos da Rede Globo, maior emissora de TV aberta do país.
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Em “Coisas da Geração” a banda também não deixou o ritmo cair, especialmente na estrada. A turnê do disco, além de contar com parada internacional, em Portugal, lotou as casas das principais capitais do Brasil por onde a banda passou como atração principal.
Com a pandemia, muitos planos foram interrompidos, como a turnê pela Europa e o lançamento do terceiro disco do grupo. No entanto, foi nesse período que a banda imergiu no faroeste com o single de “Será”, em parceria com a cantora IZA e lançou um clipe feito totalmente em casa, com a versão acústica de “Hoje Eu Quero Me Perder”.
Após o falecimento do baterista Tio Wilson, a banda decidiu dar um novo conceito para o disco, previsto para o segundo semestre de 2021. A nova fase teve o pontapé inicial com o lançamento de “Ninguém Me Ensinou”, faixa que conta com um registro audiovisual em tributo ao baterista, Tio Wilson. O clipe da música já ultrapassa os 6,6 milhões de plays no YouTube, confira:
Desde então, a Lagum vem lançando singles, como “Musa do Inverno”, “Eu e Minhas Paranoias” e “Eita Menina”, em parceria com Mart’nália e L7nnon, que integram o “Universo Lagum” do próximo álbum da discografia da banda.