Lady Gaga sempre foi uma cantora muito engajada em causas sociais, inegavelmente, e não poderia ser de outra maneira com movimento Black Lives Matter. Nos últimos dias, primordialmente, houve um forte alerta contra o racismo depois da morte de George Floyd, homem preto que foi assassinado por um policial branco nos Estados Unidos. Além de protestar com palavras, ela também fez doações para instituições que cuidam da comunidade negra.
Buscando usar sua grande visibilidade para dar voz à causa, Lady Gaga tomou uma decisão solidária nesta quinta-feira (04). Ela vai abrir seu Instagram para quem precisa de espaço.
“A partir de amanhã, entregarei minha conta do Instagram a cada uma das organizações para as quais doei recentemente, em um esforço para ampliar suas importantes vozes”, escreveu ela.
A cantora continua: “E depois que juro que regularmente, pela perpetuidade, todas as minhas plataformas de mídia social, posts, conteúdo e desse modo erguer as vozes dos inúmeros membros e grupos inspiradores da comunidade negra”.
Carta Aberta
Em seu texto, além de agradecer a prisão dos envolvidos no assassinato de George Floyd e pedir a ação da justiça sobre todo policial racista, Lady Gaga também agradeceu a ação do povo dos Estados Unidos nos últimos dias, que falou em alto e bom som sobre as injustiças sofridas pela comunidade preta do país.
Além disso, Gaga compartilhou as organizações ligadas ao movimento Black Lives Matter que ela própria está ajudando com doações, incentivando outros a também ajudar.
Confira o texto completo
“Por causa das vozes do povo, um princípio em que esse país foi fundado. Agora, todos os quatro policiais foram presos pelo assassinato racista e brutal de George Floyd. Eu espero que todos os policiais que participaram ou estão participando em atividades racistas encontrem a mais alta forma da lei e da ordem, apesar de sabermos que a lei e a ordem neste país é pressuposta no racismo e é em si corrupta. Nós estamos mais uma vez testemunhando a evidência devastadora e chocante da brutalidade policial e respostas preconceituosas de procuradores e oficiais locais. Eu também espero que todas as famílias de todas as vidas pretas que foram tiradas de nós encontrem justiça e cura, apesar de que muitos de nós sabemos que nós infelizmente não podemos prometer isso.
Aplaudo os bravos cidadãos desta nação que estão falando, e eu apoio as vozes desamparadas da comunidade preta. Eu desejo que suas vozes sejam ouvidas em alto e bom som e que eles se sintam amados e amplificados pelos aliados. Sei que vocês sabem o quanto eu acredito na bondade. O espírito desse movimento está intrinsecamente enraizado em um sonho de bondade e é precisamente essa mesma bondade que eu estou desejando para aqueles que estão sofrendo hoje. Eu tenho compaixão sem fim em meu coração enquanto sofremos como uma nação para achar soluções fortes e efetivas para um problema sistêmico e pérfido que atormentou nosso país desde seu nascimento.
Aqui estão algumas importantes organizações que eu estou doando em apoio a esta contínua luta por justiça racial e social. Eu os encorajo a conhecer o importante trabalho que eles fazem e como você pode se envolver. Vidas Negras Importam.”