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Kevin O Chris: a evolução estratégica do principal nome do Funk carioca da atualidade

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Kevin O Chris: um dos principais nomes do Funk Carioca

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O Funk Carioca vive um novo momento de popularidade na cena nacional sob o ritmo ‘150 BPM’ e um dos principais nomes desse segmento é Kevin o Chris.

Nascido em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense (RJ), o artista começou na cena musical aos 14 anos, após ir à uma disputa de Funk automotivo com diversos DJ’s e se apaixonou pelo ritmo.

Hoje com 22 anos o cantor também assume as funções de produtor musical, DJ e compositor e o mercado tem visto a sua carreira evoluir progressivamente nos últimos meses, com o ápice da participação no Lolapalooza ao lado de Post Malone, um dos artistas mais expressivos do Hip Hop mundial.

O Mundo da Música analisou o seu Case estratégico que corresponde à criação de posicionaciomento imagético atrelado ao investimento no Digital do artista.

O MM também conversou com Daniela Faria, Diretora Artística da K2L Empreendimentos Artísticos, empresa responsável pela gestão da sua carreira.

Kevin o Chris é um artista independente e presente no casting da ADPar Produções e Eventos e da K2L Empreendimentos Artísticos. Eles realizam o lançamento digital do cantor pela ONERpm.

 

Estratégia de Imagem e YouTube

 

Um dos aspectos que fez a carreira de Kevin o Chris evoluir – literalmente – além do bom desempenho das suas faixas, foi a estratégia de imagem para que ele fosse reconhecido como um dos novos rostos do Funk Carioca.

“O grande ponto estratégico nosso foi associar o rosto às músicas que todo mundo já escutava.  E com isso, trabalhamos de maneira progressiva para a valorização do seu cachê.

“Quando ele chegou na K2L, já estava bem com ‘Medley da Gaiola’, ‘Tu Tá na Gaiola’ e ‘Dentro do Carro’ mas, estava sem canal no YouTube. Criamos o canal em fevereiro de 2019 e ele já possui mais de 1 milhão de inscritos’, diz Daniela Faria, Diretora Artística da K2L.

Veja o gráfico abaixo que aponta o crescimento contínuo no número de seguidores do canal oficial do YouTube de Kevin:

 

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“O primeiro clipe dele que subimos no canal foi o clipe de Vamos pra Gaiola, que foi gravado na Penha. Em seguida, foi um sucesso atrás do outro. Começamos a direcionar o conteúdo para as músicas e organizar o que seria publicado no YouTube”, afirma Daniela.

 

 
 
Atualmente, o canal do Kevin o Chris no YouTube possui mais de 183.932.193 milhões de visualizações:
 
 
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Planejamento Mídias Sociais e Streaming

Para que o mercado musical, entre fãs, artistas e contratantes reconhecessem a imagem de Kevin o Chris, uma das estratégias utilizadas pela K2L, de acordo com Faria, foi publicar anúncios pagos nas plataformas digitais sempre associados à imagem do artista.

“Começamos a colocar mídia paga para que os fãs reconhecessem rosto e música. Fizemos isso com ‘Vamos pra Gaiola’ e suas músicas antigas que já eram conhecidas. Esse planejamento seguiu até o lançamento de ‘Ela é do Tipo’.

 

 

Uma das estratégias adotadas foi trabalhar o pré-lançamento do single incessantemente nas Redes Sociais para que os fãs movimentassem as buscas antes mesmo do single ser lançado.

“Para esse lançamento, demos ‘spoiler’ nas Redes Sociais e o público já começa a se engajar naturalmente. As músicas ficam conhecidas primeiro nas Redes Sociais e os fãs já começam a procurar essa música antes mesmo do lançamento”, diz Faria.

Um dos elementos que apontam o crescimento nas buscas é também o aumento no número de seguidores e nas buscas das músicas. Como apontam os gráficos do Instagram e Shazam abaixo:

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Faria também destaca que um dos aspectos estratégicos utilizados com o artista foi aproveitar a popularidade de uma música para lançar outro single no tempo certo.

“Quando sentimos que Ela é do Tipo estava crescendo muito, Kevin nos trouxe ‘Evoluiu’. Nos preocupamos em lançar no timing certo para a música andar na mesma velocidade que ‘Ela É do Tipo’ estava puxando.

Depois que Ela é do Tipo explodiu, entrou no Spotify Viral de Portugal, Paraguai, Brasil e outros países, Evoluiu entrou no Viral Mundial e já havia mídia paga em todos os lugares com ótimos resultados”, afirma.

O Mundo da Música analisou o aspecto global atual do desempenho de Kevin O Chris no Spotify, destacando os singles, países, principais posições nos rankings, total de streams e o número recorde de streams por dia com um single.

Kevin com o single entre os dez mais tocados de Portugal e esteve duas vezes em primeiro lugar no ranking TOP 200 do Spotify.

Confira abaixo:

 

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Para ‘Evoluiu’ foram publicados três vídeos no seu canal oficial do YouTube: single, lyric e o clipe. 

Samando esses três vídeos, são mais de 111.231.364 milhões de visualizações.

 

 

Estratégia Comercial e Parcerias

Kevin o Chris possui uma estratégia com foco no comercial, com músicas para ficarem bem posicionadas no mainstream.

Um dos planejamentos para alcançar esse objetivo são as parcerias, entre as mais recentes estão ‘Resenha Lá Em Casa’ com Pocah, o projeto da Pineapple ‘Poesia Acústica’ #7 e com Dennis que participou do hit ‘Medley da Gaiola’ e de outros lançamentos do artista, incluindo uma trilogia de singles.

 

 

 

Lolapalooza Brasil

Com a popularidade de Kevin, ele fez uma participação especial no show do Post Malone no Lolapalooza Brasil 2019.

“O convite chegou para a gente do próprio empresário do Post e à princípio, era apenas para ele assistir o show.

Conseguimos reverter em apresentação e ele cantou duas músicas “Vamos Pra Gaiola” e “Ela É Do Tipo” e ‘explodiu tudo’. Todos os artistas de Funk comentaram e destacaram o fato do Funk estar em um evento tão grande quanto o Lolapalooza e foi incrível”, diz Daniela Faria.

 

 
 
Após essa participação no festival, a cantora Cardi B postou vídeos duas vezes ouvindo as músicas de Kevin:
 
 

 

Um dos principais nomes do Funk da atualidade, Kevin também segue em crescimento nas plataformas de Streaming.

São mais de 5.733.563 milhões de seguidores no Spotify entre destaques em playlists e a especial “This Is”: 

 

 

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Já na Deezer, são mais de 162.397 mil seguidores também em constante crescimento.
 
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A estratégia de imagem associada ao bom desempenho dos singles, fez com que Kevin O Chris estabelecesse um patamar de evolução em sua trajetória.
 
Como exemplo desse case de sucesso, seu resultados nas Rádios é totalmente orgânico. O artista participou de eventos grandes promovidos pelas rádios e em troca, suas músicas foram executadas na programação.
A permanência delas nos ranking foi um processo natural. 
 
Abaixo, o ranking da Crowley na categoria ‘Top Funk/Black Music’ e o artista aparece na 8ª colocação com ‘Evoluiu’:
 
 
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Dessa forma, Kevin o Chris se estabelece como um dos principais nomes do Funk brasileiro na atualidade.