Kendrick Lamar e Baby Keem liberaram mais uma colaboração nas plataformas de áudio nesta terça-feira (30). “The Hillbillies” também ganhou um videoclipe dirigido por Neal Farmer em que Tyler, The Creator aparece. A faixa, produzida por Evil Giane, ainda chamou a atenção por citar Neymar e Messi em um verso.
LEIA MAIS:
- Kendrick Lamar tem a turnê mais lucrativa da história do rap
- New York Times elege Kendrick Lamar como rapper mais importante de sua geração
- Kendrick Lamar aparece em sessão de terapia no videoclipe de “Cont Me Out”
- Kendrick Lamar espera indicação ao Oscar com “We Cry Together”: “Isso me desafiou”
“They gon’ think that you rep me, girl, 5’7”, I’m Messi, girl / I’ma pass you to Neymar, he got time for your bestie, girl” (“Eles vão pensar que você me representa, garota/ 5′7″, eu sou Messi, garota/ Vou passar você para o Neymar, ele tem tempo para sua melhor amiga, garota”, em tradução livre), rima Kendrick.
A colaboração contém um sample da faixa “PDLIF“, lançada por Bon Iver em 2020, durante a pandemia. Além disso, “The Hillbillies” tem referências ao flow de “Sticky“, de Drake.
Primos e parceiros de gravadora, Keem e Lamar trabalharam juntos em “Range Brothers”, “Vent”, “N95”, “Die Hard”, “Savior (Interlude)”, “Savior”, “Nile”, “Redemption Interlude”, e na vencedora do Grammy “Family Ties”. Confira o videoclipe de “The Hillbillies“, em que Tyler The Creator aparece descontraído:
Turnê mais lucrativa da história do rap
Kendrick Lamar teve o álbum de rap mais escutado do Spotify em 2022 – o aclamado “Mr. Morale & the Big Steppers“. Com o mesmo projeto, o rapper norte-americano também teve a turnê mais lucrativa da história do rap, como informou o Touring Data. A liderança neste ranking antes pertencia a Drake com a “Summer Sixteen Tour“.
A “The Big Steppers Tour“, de Kendrick – que ocorreu nos últimos meses de 2022 nos EUA, Europa, Austrália e Nova Zelândia – vendeu um total de 929 mil ingressos dos 73 shows e arrecadou US$ 110,9 milhões de dólares (o equivalente a R$ 553 milhões na cotação atual da moeda). A turnê foi um dos pilares de divulgação do quinto álbum de estúdio do rapper.
A expedição de Lamar supera, portanto, projetos de outros grandes artistas do gênero – como a “Aubrey & the Three“, do Migos, “Summer Sixteen“, do Drake e Future, e a icônica “Watch the Throne”, de Kanye West e Jay-Z.