O digital é um caminho sem volta, sobretudo para o Rádio, que há anos não possui o consumo limitado ao aparelho tradicional. Para aferir o consumo dessa audiência cada vez mais fluida, a Kantar IBOPE Media anuncia o “Extended Radio”, solução que objetiva possibilitar a análise da audiência em emissoras ao vivo no AM/FM e online, facilitando a compressão do comportamento dos ouvintes em diferentes plataformas.
A iniciativa pretende trazer por meio de uma interface simples e online, a análise dos dados de consumo tradicional e digital das emissoras em uma única plataforma, com visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência. Os dados de audiência ao vivo AM/FM são coletados pela Kantar IBOPE Media e os dados de streaming em parceria com Triton Digital e Nextdial, empresas especializadas em aferição de áudio digital.
“O rádio vem acompanhando a evolução do consumo de mídia do brasileiro há décadas. Se a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada em tantas mídias, é preciso entender os pontos fortes do conteúdo de áudio em seus diferentes formatos e aproveitar as oportunidades para valorizar os espaços publicitários do meio. O Extended Radio vai facilitar a compreensão desses dados com a análise integrada de um consumo que já é multimidia”, explica Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.
POPline e FM o Dia impulsionam lançamentos antes do digital
Nova era do rádio: POPline e FM o Dia completaram neste mês de julho o primeiro ano de parceria do projeto multiplataforma que traz, além de conteúdos exclusivos, o resgate da força do áudio para lançamentos musicais antes das plataformas digitais, com o “Primeiro Play”.
O quadro acumula 232 estreias musicais dos mais variados gêneros e, inclusive, com artistas globais como Jessie J, Ava Max, Major Lazer ft. Sia e Labrinth, CNCO e mais. A transmissão acontece na 100,5MHz no Rio de Janeiro, pelo novo aplicativo da emissora ou no site da FM O Dia disponível para todo o Brasil. Saiba mais acessando aqui.
O Rádio continua sendo utilizado por 78% dos respondentes do levantamento “Inside Rádio” realizado pela Kantar IBOPE Media, que analisou 13 regiões metropolitanas do país, no último ano.