(Foto: Reprodução / YouTube)
in ,

K-pop no Grammy 2021: BTS recebe sua primeira indicação, mas BLACKPINK é ignorado

Armys podem comemorar: o BTS está indicado ao Grammy Award 2021, a premiação de maior prestígio da indústria fonográfica internacional. O grupo conseguiu incluir o hit #1 “Dynamite” na lista de nominados a Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo. Confira os nomes que concorrem ao lado de BTS:

MELHOR PERFORMANCE POP DE DUO OU GRUPO 

Un Dia (One Day) – J Balvin, Dua Lipa, Bad Bunny & Tainy

Intentions – Justin Bieber Featuring Quavo

Dynamite – BTS

Rain On Me – Lady Gaga with Ariana Grande

Exile – Taylor Swift Featuring Bon Iver

A nominação é muito representativa, não só para o grupo, mas para toda a cultura K-Pop e demonstra um reconhecimento da indústria ocidental para com a oriental. Embora a indicação seja motivo de comemoração entre os fãs e os integrantes do BTS, a condecoração ainda é tímida visto que o hit foi um dos mais tocados nos Estados Unidos e no mundol, chegando ao topo da Billboard.

Outras indicações para grupos de K-pop eram esperadas, mas foram ignoradas pela Recording Academy, como é o caso de BLACKPINK. Críticos e sites especializados apontavam o grupo como um dos nomes favoritos a uma vaga na categoria de artistas novos, mas não foi desta vez.

Expectativa do BTS estava alta

O grupo nunca escondeu o sonho de ganhar um troféu do Grammy. Em uma recente entrevista de promoção do álbum “BE”, Jin compartilhou que, após conquistarem o primeiro lugar na Billboard com ‘Dynamite’, o prêmio é o próximo passo. O membro falou da expectativa do BTS pela indicação:

“Seria uma mentira dizer que não estou nem um pouco nervoso. Cada vez que somos questionados sobre nosso próximo objetivo, respondemos que seria ganhar um Grammy. Estamos ansiosos e entusiasmados esperando por 25 de novembro. Será ótimo se formos nomeados, mas também penso comigo mesmo, ‘E se não formos nomeados?’ Ouvi dizer que os nomeados serão anunciados ao amanhecer. Acho que vamos ficar acordados. ”

J-Hole também se mostrou animado: “Acho que vou chorar se ganharmos um”, acrescentou.

BLACKPINK era uma aposta dos especialistas

Desde toda a controvérsia envolvendo a indicação de Lizzo como Artista Revelação no Grammy Awards 2020, a organização da premiação resolveu mudar as regras da categoria. Agora, com oito indicados, nomes do K-Pop, como o BLACKPINK ganharam mais chances de concorrer.

K-Pop começa a influenciar o pop brasileiro
(Foto: Divulgação)

A revista Forbes apostou que colocou o nome do quarteto sul-coreano seria o principal concorrente a uma indicação na categoria de Artista Revelação no Grammy 2021.

“Já um dos nomes mais bem sucedidos da Coreia do Sul, 2020 está se formando para ser o maior ano para o quarteto. As quatro mulheres que formam o BLACKPINK recentemente conquistaram seu primeiro sucesso no Top 40 da Hot 100 ao lado de Lady Gaga em ‘Sour Candy’ e elas acabaram de lançar sua faixa de retorno ‘How You Like That’. Até o momento que os votantes começarem a selecionar quem vai lutar pelo troféu, o grupo terá lançado mais uma faixa, e possivelmente seu álbum de estreia, o que significa que elas serão com quase certeza consideradas para a honrável posição”, afirmou a Forbes.

Críticos da Billboard também colocaram suas fichas nas meninas. Para a publicação, o BLACKPINK chega com a missão de se tornar o primeiro ato de K-Pop a receber uma indicação nesta categoria. O primeiro álbum de estúdio, “The Album”, entrou na Billboard 200 na segunda posição. “Ice Cream”, sua saborosa colaboração com Selena Gomez, alcançou a 13ª posição na Billboard Hot 100.

 

Escrito por Douglas Françoza

Grammy 2021: veja a reação de Dua Lipa, Megan Thee Stallion e BTS ao serem indicados!

The Weeknd, Selena Gomez, Halsey, Jair Bolsonaro e Felipe Neto estão na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo

Grammy 2021: The Weeknd e outros artistas ignorados – ZERO indicações