O girlgroup de K-Pop MAMAMOO pode chegar ao fim nesta semana. O contrato das integrantes com a produtora RBW termina nesta semana, e nem o grupo nem a produtora fizeram quaisquer pronunciamentos até o momento. Os fãs de dividem entre os que torcem pela renovação e os que desejam o “disband”.
A verdade é que os fãs do grupo nunca aprovaram o trabalho da RBW. O fandom sempre reclamou de pouca divulgação, agenda fraca, e falta de foco na expansão internacional. Além disso, as quatro integrantes já possuem carreiras solo.
Hwasa, inclusive, se tornou uma das artistas solo mais bem sucedidas de sua geração, ao alcançar o 2º lugar na parada Gaon na Coreia do Sul, com o single “María”.
E se elas renovarem?
Por outro lado, a RBW dá muita liberdade para as integrantes, o que pode pesar na decisão da renovação. O site Koreaboo faz um balanço da situação:
“Muitas vezes, quando os artistas começam a florescer em seus caminhos individuais, há menos motivos para que eles permanecerem juntos como um grupo. Dito isso, o recente consenso geral dos fãs online indica que a maioria das pessoas espera que o MAMAMOO renove seus contratos – mas por quê? Por um lado, MooMoos concordam que os membros do MAMAMOO desfrutam de um nível de liberdade sem precedentes sob a RBW. O co-CEO da agência, Kim Do Hoon, revelou certa vez que permite que os membros decidam quando querem tirar férias, quando querem trabalhar em música solo e muito mais”
GOT7 e Red Velvet estão na mesma situação
O site especializado AllKPop noticiou, no fim de 2020, que os contratos do GOT7 e do Red Velvet chegam ao fim em 2021, assim como o do MAMAMOO. Ao todo, são dez grupos de K-Pop que perigam chegar ao fim neste ano novo, por questões contratuais.