Depois da polêmica com a HYBE, agora chegou a vez da SM Entertainment enfrentar um imbróglio. Baekhyun, Chen e Xiumin, integrantes do EXO, alegam que a agência está agindo de “forma injusta” por violar um acordo que envolve taxas sobre a distribuição dos ganhos sobre música e projetos derivados. Uma coletiva foi realizada às pressas nesta segunda-feira (10) para atualizar a imprensa sobre o assunto.
LEIA MAIS:
- K-Pop: SM Entertainment nega escândalo sexual com integrantes do NCT
- K-Pop: Vídeos mostram multidão para receber EunWoo, do ASTRO, em SP!
- K-Pop: Kep1er anuncia saída de duas integrantes ao mesmo tempo
Baekhyun, Chen e Xiumin são representados pelo selo INB100 e o advogado da empresa revelou que a SM pede 10% da renda das atividades individuais, como vendas de álbuns solo, shows solo, solo ADS, etc. Embora a agência não seja mais responsável pela carreira dos artistas.
Acontece que, inicialmente, os executivos e o conselho jurídico da INB100 concordaram com uma taxa de 5,5%, mas a SM “mudou de posição” e não cumpriu com o combinado.
“As negociações com a SM Entertainment, feitas em nome do CBX no primeiro semestre do ano passado, foram interrompidas. Estamos tomando medidas legais, incluindo a rescisão do contrato exclusivo do CBX, desde junho [2023]”, disse o advogado Lee Jae-hak.
“Estamos reivindicando essa ação injusta. Portanto, estamos pedindo à SM que pare de exigir 10% das vendas dos artistas porque ela voltou atrás nos termos do acordo prometido no ano passado. […] A INB100 enviou uma objeção formal descrevendo a injustiça dessa exigência, mas a SM Entertainment não respondeu por mais de dois meses”, completou.
Em 2023, Baekhyun, Chen e Xiumin escreveram uma carta para os fãs do EXO para falar sobre as desavenças com a SM
“Pedimos desculpas aos fãs por causar preocupação, lamentamos profundamente.
Embora estejamos atualmente em uma disputa legal com a SM, escolheremos um caminho gracioso para resolver nossas diferenças, de modo a não criar preocupações para os fãs.
Estamos, neste momento, muito assustados e com medo, mas decidimos levantar nossas pequenas vozes sobre os maus-tratos que recebemos.
Esperamos que vocês se interessem por nossa história e por nossa coragem de lutar. Gostaríamos de agradecer sinceramente aos nossos fãs que nos apoiaram por tanto tempo. Muito obrigado a vocês”.