O projeto do YouTube Music em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU chega ao fim da primeira etapa com a gravação da primeira live da artista Juliette. O evento irá apoiar mulheres refugiadas atendidas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil. A iniciativa Lives Solidárias, lançada no ano passado, tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos da pandemia e a Agenda 2030 da ONU em quatro esferas – Igualdade de Gênero, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-estar, e Educação de Qualidade – alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Leia Mais:
- YouTube Music e ONU: lives solidárias com Racionais, Dilsinho e Jota Quest
- Juliette estreia a “Turnê Caminho”, com show lotado no Rio de Janeiro
- ”Envolver” é o 8º videoclipe mais visto globalmente no YouTube e ultrapassa 70 milhões de views
- YouTube divulga lista dos Artistas para Ficar de Olho em 2022
- YouTube VIBES: games arrecadaram mais que música e cinema juntos
Depois dos shows de Racionais, Jota Quest e Dilsinho, as Lives Solidárias se encerram com a gravação do show de estreia da Juliette nos palcos, durante a turnê Caminho, que aconteceu ontem, dia 26 de março, no Rio de Janeiro. O vídeo da performance na íntegra será transmitido no canal da Juliette no YouTube, em uma data ainda a ser definida.
A performance da Juliette apoiará o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 das Nações Unidas, de Igualdade de Gênero. O projeto beneficiado é o Empoderando Refugiadas, iniciativa conjunta da Agência da ONU para Refugiados, Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres voltada à capacitação de empregabilidade de mulheres em situação de refúgio no Brasil, com o objetivo de proteger e oferecer assistência às mulheres deslocadas e apátridas que chegam no país.
A previsão é de que a iniciativa dê suporte a mais de mil famílias recém-chegadas ao país com acesso à documentação, alimento, moradia, transporte, roupas e mais. O Empoderando impacta não apenas o ODS 5, mas é transversal ao acesso à educação de qualidade (ODS 4), erradicação da pobreza (ODS 1), redução das desigualdades (ODS 10). Encerrar as Lives Solidária com Juliette e o Empoderando Refugiadas é a concretização de uma jornada de impacto.
“É muito especial levar meu primeiro show para todas as pessoas por meio do YouTube e fomentar uma iniciativa que constrói um mundo com menos desigualdade de gênero. A turnê Caminho já começa fazendo muito sentido pra mim e espero que pra todo mundo que me acompanha. Muito obrigado Lives Solidárias! Uma honra fazer parte disso.”, diz Juliette.
“É uma satisfação oferecer para a audiência do YouTube o primeiro show ao vivo da Juliette, tão aguardado pelos seus milhões de fãs, e concluir um projeto tão especial com o Lives Solidárias, trazendo esperança após os períodos mais agudos da pandemia, e buscando uma retomada do setor em 2022”, diz Walter Venicio, Gerente de Parcerias Musicais do YouTube no Brasil.
Para alcançar os ODS é preciso união e engajamento. “Apoiar a capacitação e empregabilidade de mulheres refugiadas faz parte do propósito das Nações Unidas de não deixar ninguém para trás na aceleração da Agenda 2030. Trazer visibilidade para o ODS 5, por meio de um projeto como Empoderando Refugiadas, é uma forma potente de fomentar a igualdade de gênero em toda a sua pluralidade, visto que a iniciativa atende mulheres LGBTQIAP+, com deficiência, doenças crônicas e maiores de 50 anos. Esperamos ter mais ações com essa parceria que é motivo de orgulho enorme para o Pacto Global”, diz Otavio Toledo, Head de Comunicação, Marketing e Eventos da Rede Brasil do Pacto Global.
“A independência financeira é um dos principais passos para a plena integração de pessoas refugiadas em um novo país. Por isso, iniciativas como o Empoderando Refugiadas são tão importantes, por capacitar e permitir que as mulheres refugiadas sejam protagonistas de suas próprias histórias. As doações ao ACNUR são fundamentais para que consigamos apoiar pessoas refugiadas em suas novas jornadas, desde as emergências humanitárias à plena integração ao país de acolhida”, destaca Samantha Federici, chefe do Escritório de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR Brasil.
Além do oferecimento do projeto, que se estenderá para outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis em 2022, com a participação de ainda mais artistas e ONGs apoiadas, o YouTube Music doou R$ 1,4 milhão para as causas selecionadas pela ação, quantia que será dividida entre as iniciativas e visa apoiar a sociedade, ajudando a minimizar os impactos causados pela pandemia.