in ,

Joaquin Phoenix tem chance de quebrar recorde no Oscar com “Coringa 2”

Já premiado por “Coringa” (2019), Joaquin Phoenix é cotado para Oscar 2025 antes mesmo da estreia de “Coringa: Delírio a Dois”.

Joaquin Phoenix tem chance de quebrar recorde no Oscar com "Coringa 2"
(Foto: Divulgação)

Ignorado pelo Oscar por sua performance em “Napoleão” (2023), o ator Joaquin Phoenix tem a chance de quebrar um recorde na cerimônia de 2025. Mal foi divulgado o teaser de “Coringa: Delírio a Dois” e começaram as apostas em seu nome para o Oscar do ano que vem.

Joaquin Phoenix tem chance de quebrar recorde no Oscar com "Coringa 2"
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Leia mais:

Caso Joaquin Phoenix seja indicado como melhor ator, se juntará a um grupo seleto de artistas que concorreram ao Oscar mais de uma vez com o mesmo personagem. Mas, caso vença, ele será o primeiro ator da história com dois Oscars pelo mesmo personagem. O norte-americano recebeu uma estatueta em 2020 por sua interpretação em “Coringa”, blockbuster da DC que arrecadou mais de US$ 1 bilhão de bilheteria.

Atores indicados duas vezes pelo mesmo personagem

Paul Newman também foi indicado ao Oscar duas vezes pelo mesmo personagem, mas só venceu em uma das ocasiões. O filme “Desafio à Corrupção” (1961) lhe rendeu uma indicação, mas o troféu só veio quando ele repetiu o personagem Eddie em “A Cor do Dinheiro” (1986).

Já com Bing Crosby ocorreu o contrário. Ele ganhou o Oscar por sua atuação como o Padre Chuck O’Malley em “O Bom Pastor” (1944), e foi indicado novamente quando repetiu o personagem em “Os Sinos de Santa Maria” (1945), mas neste caso sem levar a estatueta para casa.

Joaquin Phoenix tem chance de quebrar recorde no Oscar com "Coringa 2"
Sylvester Stallone,d duas vezes indicado ao Oscar como Rocky (Foto: Divulgação)

Sylvester Stallone já concorreu duas vezes ao Oscar pelo papel de Rocky (em 1977 e em 2016), mas não venceu nenhuma. A atriz Cate Blanchett também concorreu duas vezes como a Rainha Elizabeth I (em 1999 e em 2008), mas não ganhou em nenhuma das ocasiões.

O mesmo ocorreu com Al Pacino, nomeado duas vezes como Michael de “O Poderoso Chefão” (em 1973 e 1975), e com Peter O’Toole, indicado duas vezes como o Rei Henrique II por “Becket – O Favorito Rei” (1964) e “O Leão do Inverno” (1968).