“The Idol”, minissérie da HBO criada por The Weeknd em parceria com Sam Levinson (“Euphoria“) e Reza Fahim, ganhou seu primeiro trailer e os fãs de BLACKPINK vibraram com a aparição de Jennie. Um detalhezinho no vídeo, porém, causou controvérsias e uma polêmica envolvendo apropriação cultural tomou forma.
LEIA MAIS:
- “The Idol”: série criada por The Weeknd passa por mudanças na HBO
- Jennie, do BLACKPINK, está em série de The Weeknd na HBO
- BTS: Silêncio da HYBE sobre ‘namoro’ de V e Jennie intriga fãs
Jennie está fazendo sua estreia como atriz. “The Idol” terá seis episódios, mas sua data de estreia ainda não foi divulgada. A série retrata uma popstar em ascensão, vivida por Lily Rose Depp, em momentos intensos — envolvendo drogas, sexo, fama, luxuria e os bastidores de Hollywood.
Só que não foram as cenas mais ‘pesadas’ que chamaram a atenção, mas o visual da cantora sul-coreana em um trecho de poucos segundos. No vídeo, Jennie e outros personagens estão reproduzindo uma coreografia e ela está com o cabelo trançado. Não fica claro o estilo do penteado que a produção da HBO realizou, mas foi o bastante iniciar uma discussão intensa no Twitter.
jnkloops deleted, here is the video of #JENNIE wearing cornrows in the trailer of #THEIDOL pic.twitter.com/Zy9ALWIa2W
— 🍽 (@irdgafu) July 17, 2022
O termo “Jennie cornrows” está entre os assuntos mais comentados e se refere ao estilo de trança que ela supostamente está usando no trailer. Para quem não sabe, cornrow braids são tranças que nasceram no continente africano e carregam uma simbologia de resistência. No Brasil, elas são conhecidas como ‘tranças enraizadas’.
Pois bem, a possibilidade da cantora, de fato, estar usando esse penteado levou a um bate-boca na internet, com pessoas de um lado criticando e outras do outro defendendo. Muitos alegaram que não faz sentido Jennie estar com cornrows sendo que “The Idol” tem The Weeknd como um de seus criadores.
Segundo, ele sabe que The Idol seria extremamente cancelado se isso acontecesse, acordem! Vocês só querem atrair hate para as meninas em época de comeback
— AUGUST IS FOR BLACKPINK (@augustisforbp) July 18, 2022
LEIA MAIS:
- Produtor Ryan Tedder dá novos detalhes sobre comeback do BLACKPINK
- BLACKPINK: Rolling Stone Korea se desculpa por “desrespeitar” Jisoo e Lisa em um artigo recente
- BLACKPINK anuncia show ‘THE VIRTUAL’ no jogo PUBG Mobile
E ainda reforçaram a possibilidade do estilo de trança ser boxeadora, que é bastante usada. Mas teve gente que não concordou. Veja a repercussão:
essas tranças são esportistas não “culturais”, ha diferença trança Nagô e trança boxeadora, geralmente a trança boxeadora é usado pros atletas que tem cabelo grande, no caso a maioria das mulheres e a Cris Cyborg, por exemplo, nunca foi cancelada pic.twitter.com/KcmKgV3Dvn
— bruh (@selenaflowr) July 18, 2022
nao tenho problema nenhum em reconhecer que a jennie ta errada e que precisa pedir desculpas mas a realidade eh que ngm liga pra oq realmente as tranças significam nem a importancia delas e sim querem militar em cima de um assunto importante pra sairem como espertos e bonzinhos
— chris in the box (@acervojennie) July 18, 2022
meu deus, já começaram a falar das SUPOSTAS tranças da Jennie… Sinceramente, se informem antes.
— . (@evi_kkjj) July 18, 2022
Outra integrante do BLACKPINK já foi alvo da mesma polêmica
Depois do lançamento de “LALISA“, Lisa liberou um MV para a B-Side “MONEY“. O vídeo, no entanto, teve reações negativas e preocupou os fãs porque a cantora do BLACKPINK passou a ser acusada de apropriação cultural por usar tranças no estilo box braids como penteado.
Tanto que o assunto foi trazido à tona durante um evento online depois que uma fã explicou para própria Lisa o ocorrido. A cantora deixou claro que não sabia do problema e fez questão de pedir desculpas:
“Eu não sabia… tipo, eu não tinha más intenções. Eu achei que o penteado era muito legal. Mas eu me sinto tão mal e lamento se alguém ficou magoado por causa disso“.